
“Meu filho responde mal aos professores na aula”, é uma afirmação frequente de muitos pais. Qual é a maneira correta de agir para corrigir essa situação?
Muitas vezes, as crianças imitam tudo o que veem os adultos fazer. Isso, na verdade, constitui um método de ensino muito efetivo: chama-se aprendizagem por modelagem.Muitas vezes, as crianças imitam tudo o que veem os adultos fazer. Isso, na verdade, constitui um método de ensino muito efetivo: chama-se aprendizagem por modelagem.
Já reiteramos várias vezes que o exemplo é a melhor maneira de educar e transmitir valores às crianças. Com essa premissa básica, a aprendizagem por modelagem propõe se basear em um ‘espelho’ no qual a criança observa aquelas atitudes que deve adotar.
A aprendizagem por modelagem também é chamada de aprendizagem vicária ou por observação. Basicamente, consiste em ensinar através do próprio comportamento. Esse aspecto não é próprio dos humanos, mas também pode ser observado em muitas espécies de seres vivos.
É muito efetivo porque, nos primeiros anos de vida, os indivíduos ainda não desenvolveram a ideia do que é certo ou errado. Também não sabem se um comportamento é apropriado ou não em determinado contexto. Então, observar e imitar as pessoas ao redor é a melhor opção para saber como proceder.
Os adultos devem se utilizar dessa circunstância, da aprendizagem por modelagem, para educar como desejam. Como resultado, vão obter a imitação dos seus costumes e hábitos que pode ser idêntica ou similar.
Os passos a seguir para que a criança absorva condutas, valores e atitudes de um modelo são os seguintes:
“Aprendemos através do exemplo e a partir da experiência direta porque a utilidade das instruções faladas tem um limite real”
—Malcolm Gladwell—
Apesar de ser uma boa ideia transmitir condutas positivas conscientemente através dos exemplos, devemos nos lembrar de que as crianças imitam tudo. E com isso nos referimos também às atitudes em situações de conflito, tensão ou nervosismo.
Como sabemos, essas ações nem sempre são ponderadas e corretas. Portanto, os pais devem prestar atenção aos seguintes momentos:
“O exemplo, seja ele bom ou ruim, tem uma poderosa influência”
—George Washington—
Sem dúvidas, a aprendizagem por modelagem se beneficia, e muito, com a repetição. Não é a mesma coisa imitar ações pontuais e ações que vemos serem realizadas todos os dias.
Esse aspecto é mais claramente percebido na infância e, ao mesmo tempo, ganha mais força se o modelo for uma pessoa admirada e respeitada. É claro que os pais, os avós e os irmãos entram nesse grupo.
Portanto, se você quer que seu filho corrija algum comportamento ou adote hábitos saudáveis, o melhor que você pode fazer é aplicar essas mudanças na sua vida primeiro.
O exemplo tem mais força do que qualquer castigo ou recompensa. Apesar de levar tempo e ser preciso muita paciência, cedo ou tarde os frutos vão aparecer.