Para ser uma mãe melhor, cuide de si mesma

· 10 de janeiro de 2018
A melhor forma de ser uma boa mãe é dedicando uma parte do seu tempo a você mesma, para poder estar em plenas faculdades. Se você não começar cuidado de si mesma, será difícil conseguir cuidar dos outros.

Todas as mães do mundo desejam ser cada dia melhores mães. Se você também quer isso, com certeza muitos conselhos chegarão aos seus ouvidos sobre como alcançar seu sonho. Mas existe um conselho que é imprescindível. Se você quer ser uma mãe melhor, cuide de si mesma com muito esmero.

Quando os seres humanos querem alcançar uma meta, eles exigem de si mesmos. E se essa meta é se tornar uma mãe melhor, a exigência se torna maior ainda.

Felizmente e graças a sua natureza intuitiva, você sabe que ser uma boa mãe, ainda que não seja uma tarefa simples, é um trabalho extremamente satisfatório.

Para ser uma mãe melhor, comece cuidando de si mesma

Já não restam dúvidas de que a tarefa de ser mãe é dura. Exige trabalho e dedicação constantes. E, por isso, muitas mulheres – inclusive sem querer – se descuidam de si mesmas quando desempenham o papel de mães.

O pior disso é que descuidar de si mesmas impacta de forma direta e negativa sobre a sua capacidade de cuidar de seus filhos. E além disso, você acaba não aproveitando a maternidade.

Não espere que o seu bebê tenha nascido para começar a se cuidar melhor, você pode começar desde a gravidez. Procure sempre ficar mais tranquila e relaxada, alimente-se bem e descanse o suficiente todos os dias. Todos estes cuidados não vão beneficiar só a você. Mas também vão impactar positivamente sobre o seu bebê, inclusive desde quando ainda estiver na sua barriga.

Amor desde o ventre

Quando o bebê nasce, a maioria das mães se esquece um pouco de si mesmas. Elas voltam toda a atenção ao recém-nascido, cujos cuidados mal deixam tempo para respirar. Porém, cuidar de si mesma vai te ajudar muito a cuidar do bebê. Foque na sua saúde para  ser uma mãe melhor.

Se você não pode cumprir com um plano de exercícios e cuidados porque – definitivamente – sente que o tempo não rende, é conveniente revisar suas rotinas e hábitos.

Não se esqueça de ser sempre a prioridade na sua vida

Uma mãe que mantém uma dieta saudável, pratica exercícios o suficiente, alimenta frequentemente seu relacionamento com seus amigos e pede ajuda quando nota que não pode enfrentar algumas situações dispõe de maior variedade de ferramentas para ser uma mãe melhor.

Se, como mãe, você nota que precisa de alguma atividade física, dormir um pouco mais ou sair com seus amigos ou parceiro a sós, mas também sente que não tem tempo, procure a forma de tentar conciliar suas obrigações com suas necessidades.

Não se sinta culpada por pensar um pouco em você antes dos outros. Dar alguns minutos para si mesma não tem nada de errado.

Fazer exercícios te ajuda a ser uma mãe melhor

Geralmente muitas mães pensam que não têm tempo o suficiente para fazer exercícios e ser uma boa mãe ao mesmo tempo. Este pensamento é muito frequente e, lamentavelmente, muitas mulheres que se apegam a isso cometem o erro de deixar a saúde física em um segundo plano.

Porém, você deve aprender que quando você separa algum tempo para ir à academia, a uma aula de dança ou para sair para correr, está fazendo isso com a finalidade de adquirir a força necessária para poder cuidar de toda a família.

Ainda que você não acredite, fazer exercício pelo menos meia hora por dia vai te ajudar na trabalhosa tarefa de ser uma mãe melhor.

As crianças observam tudo e aprendem com o seu exemplo

Não se esqueça de que seus filhos estão te observando e que esquecem poucas coisas com facilidade. Além disso, tenha em mente que eles estão crescendo e aprendem por meio da imitação.

Assim, você verá que será muito mais complicado explicar a eles o quão importante é fazer exercício ou manter uma dieta saudável se você como mãe não fizer isso. Lembre que ensinar uma coisa e fazer outra pode acabar confundindo seus filhos.

Se, como mãe, você consegue organizar seu tempo de forma eficaz e equilibrada, poderá otimizar sua grande lista de deveres diários.

Tente incluir em sua rotina alguns minutos para seus rituais de beleza e higiene. Você verá que, sem se dar conta, vai ensinando aos seus filhos as virtudes de uma vida organizada. Além da importância de dedicar tempo a si mesma.

Para ser uma mãe melhor você precisa procurar, antes de tudo, evitar se isolar quando tiver seu primeiro bebê; pelo contrário, este é o  momento ideal para ficar rodeada pelos verdadeiros amigos para que te deem a mão cada vez que precise de um pouco de ajuda e – porque não? – de tempo extra para você.