11 planos para fazer com os avós
Momentos memoráveis são passados com os avós, cheios de carinho, abraços e risadas. Eles representam aquela figura que mima as crianças e com quem se pode realizar todo o tipo de aventuras. Além disso, compartilhar momentos com eles é o melhor gesto de gratidão que você pode ter e neste artigo propomos 11 grandes planos para fazer com seus avós.
Os avós costumam ser ótimos companheiros de brincadeiras. Além disso, são uma fonte inesgotável de conhecimento. Aproveite e pergunte a eles sobre a vida, sobre a árvore genealógica ou o que vier à mente: eles sempre terão a resposta certa.
Para passar o tempo juntos, proponha a eles uma série de atividades em casa ou fora e com certeza vocês se divertirão muito! Vamos começar?
Conheça 11 planos para compartilhar com os avós
Não importa quantos anos você tenha, sempre haverá atividades para fazer com seus avós. Para eles, os netos não crescem, então vocês podem sair para passear, jogar jogos de tabuleiro, cozinhar ou olhar o álbum de fotos da família.
Aqui mostramos uma lista de planos para fazer, mas há muitas outras opções. Tudo vai depender da sua imaginação e do desejo que você tem de fazer felizes aqueles seres especiais.
1. Dar um passeio no parque
Contemplar a natureza e respirar ar puro enquanto caminham juntos pelo parque se somam à lista de planos para fazer com os avós. Tanto eles quanto os netos precisam sair de casa e não há lugar melhor do que um parque ou uma praça, seja para observar as árvores e pássaros, seja para conversar confortavelmente ou realizar inúmeras atividades.
2. Assistir a um filme
Curtir um bom filme é um plano perfeito para mudar o ambiente, se divertir e comer uma deliciosa pipoca. Sempre há um novo filme de estilo familiar ou infantil que deixará uma importante lição para adultos e crianças. Veja os filmes que estão atualmente em exibição no cinema e convide seus avós.
3. Jogar jogos de tabuleiro
Jogos de tabuleiro são sempre uma excelente opção. Está comprovado que fortalecem a memória e a percepção, e melhoram a velocidade do pensamento e a capacidade de concentração. Jogar xadrez, damas, Monopoly ou cartas será um plano ideal para compartilhar e se divertir com os avós em casa. Eles podem preparar um delicioso lanche enquanto aproveitam os jogos.
4. Preparar uma receita culinária
Entrar na cozinha e brincar de chef está entre as melhores opções para as crianças compartilharem com os avós. Preparem um bolo, façam biscoitos ou cozinhem um prato que eles gostem. É ótimo porque os avós costumam gostar de um tempero requintado. Vocês também podem fazer um piquenique juntos ao ar livre.
5. Criar figuras de origami
Muitas crianças adoram a ideia de criar pássaros de papel, barcos, dragões ou peixes. Você pode incluir os avós nessa arte de moldar figuras.
Origami virou moda entre adultos e crianças. É uma técnica muito simples e fácil de usar. Além disso, ajuda a concentração, estimula a criatividade, contribui para o desenvolvimento da memória e estimula as habilidades manuais de adultos e crianças.
6. Resolver palavras cruzadas
Jogar palavras cruzadas para crianças e adultos mais velhos não apenas os ajudará a se divertir ou competir, mas também fornecerá vários benefícios.
Certamente, esse é um hobby que melhora a concentração e o QI, estimula a memória, melhora a ortografia e, no caso dos avós, ajuda a prevenir doenças degenerativas como o Alzheimer.
7. Montar quebra-cabeças
Os quebra-cabeças são ótimos porque desafiam a mente e incentivam o trabalho em equipe. Nesse sentido, tanto os avós como os netos poderão passar o dia à procura das peças certas.
Recomenda-se que o quebra-cabeça seja grande e tenha um certo grau de dificuldade para que não tenha uma resolução tão rápida. Assim, vocês poderão compartilhar muito mais tempo de qualidade.
8. Ver álbuns de fotos
Nada como uma antiga história familiar contada pelos avós. Por esse motivo, outro dos planos a fazer com os avós será procurar álbuns de fotos para vê-los juntos. Além disso, vocês podem tirar a poeira dos álbuns dos seus pais de quando eles eram crianças. Você vai adorar saber de seus avós as anedotas e travessuras de seus pais.
9. Plantar uma árvore
Os avós podem nos ensinar o valor da natureza e a importância de cuidar dela. Portanto, será muito bom e gratificante plantar uma árvore juntos. Se você tem uma grande horta em casa, será ótimo plantá-la lá para que, quando ela crescer e der frutos, você possa apreciá-la. Se você não tiver espaço suficiente, pode colocá-la em um vaso como uma planta de interior.
10. Aprenda a costurar
Muitas avós se caracterizam por saber costurar muito bem. Portanto, peça à sua para ensiná-lo a fazer isso e passe um tempo agradável criando um vestido para uma boneca ou bordando o nome em ponto cruz. Além disso, vocês podem começar com tarefas simples, como apertar um botão. Este ensinamento ficará com você por toda a vida e, mais tarde, você poderá costurar aquelas coisas que não são tão complicadas.
11. Gerenciar o celular e o computador
Com a ascensão cada vez mais vertiginosa da tecnologia, os avós se sentem isolados e ignorantes no manuseio de celulares e computadores. Por sua vez, as crianças aprendem a manipulá-los com uma facilidade surpreendente, desde cedo.
Às vezes, os pequenos da casa sabem mais sobre celulares do que os pais, porque seu passatempo favorito é assistir a vídeos ou jogar em plataformas digitais. Você pode aproveitar para ensinar seus avós a usar o celular ou, se tiver um computador, sentar com eles para que aprendam a usá-lo com mais facilidade.
Compartilhe e aproveite o tempo com os avós
Compartilhar momentos felizes e tempo de qualidade aos seus avós é o melhor presente que você pode oferecer a quem deu a vida aos seus pais. Eles até dariam a própria vida para ver você saudável e feliz.
Os planos que você pode organizar com os mais velhos ajudarão a fortalecer os laços afetivos, melhorar a convivência, ter maior cumplicidade e desenvolver a empatia. Em suma, trata-se de fazer com que seus amados avós sintam que são muito importantes em sua vida. Não perca!
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Sánchez J, Blanc S, Sánchez D, Castañeda J. Cómo perciben los nietos adultos las relaciones con sus abuelos. Rev. Anuario de Psicología. 2004; 35 (1): 107-124. Disponible en: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=864607
- Triadó M. El rol de abuelo. Cómo perciben los abuelos las relaciones con sus nietos. Rev. Española de Geriatría y Gerontología. 2000; 35 (2): 30-36. Disponible en: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6649312
- Triadó M, Villar F, Martínez G. El rol y la importancia de los abuelos para sus nietos adolescentes. Rev. Anuario de Psicología. 2000; 31 (2): 107-118. Disponible en: http://diposit.ub.edu/dspace/handle/2445/43200