4 atividades para trabalhar a expressão escrita em casa

Você quer conhecer algumas ideias para trabalhar a expressão escrita em casa de uma forma divertida? Então continue lendo!
4 atividades para trabalhar a expressão escrita em casa

Última atualização: 09 Janeiro, 2021

Escrever é uma das habilidades mais complexas que o ser humano precisa adquirir. Essa capacidade cognitiva implica desenvolver uma certa coordenação visual e motora, além de dispor de recursos de atenção e de planejamento, domínio da gramática e da ortografia de uma língua, entre outras coisas. Para isso, é importante que, desde cedo, as crianças aprendam a trabalhar a expressão escrita, tanto no contexto escolar quanto em casa.

É preciso ter em mente que não é responsabilidade apenas das escolas ensinar aos pequenos determinados conhecimentos básicos, como a escrita. Também é necessário zelar por esses aprendizados em casa para que eles sejam adquiridos de forma adequada.

Contudo, como fazer isso? Nas linhas a seguir, vamos apresentar algumas boas ideias para trabalhar a expressão escrita em casa.

atividades para trabalhar a expressão escrita em casa

4 atividades para trabalhar a expressão escrita em casa

É importante trabalhar a expressão escrita em casa de forma dinâmica e divertida, como se fosse uma brincadeira, pois as crianças devem perceber as atividades propostas como formas de passar o tempo em família de forma lúdica, e não como deveres ou obrigações que devem cumprir.

Para isso, é fundamental que essas atividades sejam divertidas e estimulem a criatividade e a imaginação dos pequenos. Assim, na lista a seguir, vamos descrever alguns exercícios de expressão escrita que atendem a esses requisitos.

“Escrever é a coisa mais divertida que se pode fazer sozinho.

-Terry Pratchett –

1. Continuar uma história para trabalhar a expressão escrita

Uma boa ideia para as crianças praticarem tanto a leitura quanto a escrita é propor um exercício em que elas tenham que continuar uma história e escrever um final para ela.

Para isso, podemos selecionar uma dos livros que tivermos em casa e ler a história apenas até a metade. Então, podemos inventar um final diferente daquele criado pelo autor. Também podemos optar por baixar arquivos da internet criados exclusivamente para esse fim.

2. Escrever uma receita

Outra boa opção para trabalhar a expressão escrita em casa é escrever uma receita para depois prepará-la juntamente com a família, para que as crianças tenham que descrever muito bem todos os passos a serem seguidos, bem como os utensílios e ingredientes a serem usados.

Essa atividade é muito motivadora para os pequenos, já que eles podem ver que o exercício tem uma utilidade prática.

3. Inventar uma história a partir de uma série de palavras ou imagens

A expressão escrita também pode ser trabalhada com um jogo que consiste em dizer em voz alta uma série de palavras ao acaso e inventar uma história a partir delas. Isso permite que os pequenos planejem a introdução, o meio e o final de uma história com liberdade, clareza e precisão.

Outra forma de colocar essa atividade em prática é usar os dados para contar histórias, que podem ser adquiridos em qualquer loja de brinquedos. Eles incluem uma série de desenhos a partir dos quais é possível inventar histórias.

atividades para trabalhar a expressão escrita em casa

4. Escrever uma história a partir de uma imagem

Por fim, outra atividade recomendada para trabalhar a expressão escrita em casa é buscar uma imagem na internet que contenha muitos detalhes ou usar um desenho ou fotografia que tivermos em casa e, a partir da sua observação, escrever uma história totalmente original.

A importância da expressão escrita

Saber escrever e expressar os próprios pensamentos e ideias corretamente é fundamental na sociedade atual. Por isso, é importante que as crianças comecem a desenvolver essa habilidade o mais cedo possível para que, ao longo dos anos, possam aprimorá-la e melhorá-la.

Para facilitar esse processo de aprendizagem para os pequenos, as famílias devem ter o cuidado de estimular a escrita em casa. Isso não se consegue apenas por meio de atividades e jogos como os que descrevemos acima, pois também é importante dar o exemplo e dedicar alguns minutos ao dia para a escrita.

Dessa forma, os pequenos verão como as suas figuras de referência também se empenham para trabalhar esse aspecto. Afinal, assim como dizia Abraham Lincoln“A escrita é a maior invenção do mundo”.

Pode interessar a você...
12 estratégias para motivar as crianças escritoras
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
12 estratégias para motivar as crianças escritoras

As crianças escritoras demonstram, desde os primeiros anos de vida, grande interesse pela leitura. A leitura e a escrita são atividades muito impor...



  • Montealegre, R. y Forero, L. A. (2006). Desarrollo de la lectoescritura: adquisición y dominio. Acta Colombiana de Psicología, 9 (1), 25-40.