Podemos comer maionese durante a gravidez?

Durante a gravidez, o consumo de determinados alimentos deve ser limitado ou evitado devido ao seu risco microbiológico. A maionese caseira é uma delas. Vamos contar por quê.
Podemos comer maionese durante a gravidez?
Saúl Sánchez Arias

Revisado e aprovado por o nutricionista Saúl Sánchez Arias.

Última atualização: 04 fevereiro, 2023

A maionese é um dos molhos mais consumidos em todo o mundo. É elaborado tendo como ingrediente principal o ovo, pelo que em alguns contextos a sua ingestão pode acarretar risco microbiológico. Desta forma, vamos contar se realmente existe a possibilidade de comer maionese durante a gravidez ou se é um alimento que deve ser restringido.

Deve-se levar em conta que durante o período de gestação é necessário limitar a presença de certos produtos na dieta. A intoxicação alimentar pode causar sérios problemas de saúde para o bebê e até aumentar o risco de aborto espontâneo.

O risco microbiológico da maionese

Muitos dos alimentos de origem animal, quando ingeridos crus, possuem em seu interior bactérias que podem causar intoxicação. Por esta razão, os produtos lácteos são sempre submetidos a um processo de pasteurização. No caso dos ovos, a maior parte dos patógenos está concentrada na casca, mas a contaminação pode ocorrer dentro do alimento.

Além disso, práticas inadequadas de conservação do produto podem aumentar os riscos. Por exemplo, não colocar o molho na geladeira e deixá-lo em temperatura ambiente cria um ambiente ideal para o crescimento de bactérias. Ainda mais em climas quentes.

A maionese não deve ser ingerida durante a gravidez por ser uma preparação que pode causar intoxicação. Você só poderia consumir o tipo industrial, que foi pasteurizado, embora não seja um alimento de boa qualidade nutricional.

Principais bactérias presentes na maionese

As bactérias mais frequentemente presentes na maionese são as do gênero Salmonella. Sua ingestão pode causar diarreia, gases, dor abdominal, inchaço, vômito e febre. Embora o seu consumo condicione negativamente a saúde da mãe, também põe em risco a vida do feto que nela se desenvolve. Isso é evidenciado por um estudo publicado em Case Reports in Obstetrics and Gynecology.

Além disso, quando os sintomas se apresentam de forma grave, aumenta o risco de sofrer um episódio de desidratação, que também afeta o bebê de forma alarmante. Nesses casos, há redução do fluxo sanguíneo, o que prejudica o fornecimento de oxigênio aos tecidos fetais.

Por isso, é fundamental evitar o consumo de maionese durante a gravidez, principalmente a caseira. Contudo, existe uma versão desse molho que pode ser consumida durante o período de gestação sem riscos.

A maionese que pode ser consumida durante a gravidez

A indústria alimentícia oferece uma maionese que passou por um processo prévio de pasteurização. Especificamente, é feita de ovos submetidos a esse tratamento térmico, o que elimina o risco microbiológico. O calor consegue reduzir as populações de bactérias, o que torna o alimento totalmente seguro para gestantes. De qualquer forma, você deve checar a verificação de qualidade na embalagem.

Da mesma forma, o consumo de maionese durante a gravidez deve ser limitado, pois é um produto com alta densidade energética. Embora a ingestão de gorduras não seja considerada negativa, sua ingestão excessiva pode condicionar uma situação de excesso de peso. A partir de então, é mais provável que o diabetes gestacional se desenvolva, de acordo com uma pesquisa publicada no International Journal of Molecular Sciences.

O ovo cozido pode ser consumido durante a gravidez, pois possui nutrientes de alta qualidade, como a vitamina D.

Benefícios do consumo de ovos

O fato de que a maionese feita com ovos crus deve ser limitada na dieta não significa que os ovos cozidos não sejam benéficos para mulheres grávidas. Estes têm uma grande quantidade de nutrientes de alta qualidade que ajudarão a garantir o bom desenvolvimento do feto.

Além disso, são um dos poucos alimentos que fornecem vitamina D, nutriente deficiente na população em geral e que modula o estado de saúde. A manutenção de seus níveis adequados previne diversos problemas como doenças autoimunes e outras patologias crônicas.

Tenha cuidado com a maionese durante a gravidez

Como você viu, alguns cuidados devem ser tomados ao introduzir a maionese na dieta durante a gravidez. Mesmo o molho preparado em casa é totalmente proibido devido ao seu risco microbiológico. Por outro lado, pode-se consumir o tipo industrial elaborado com ovos pasteurizados, embora nem sempre estejamos falando de um produto de boa qualidade nutricional.

Não se esqueça de que garantir um bom aporte de nutrientes durante a fase de gestação será decisivo para assegurar a saúde futura do bebê. Por isso, convém evitar déficits que possam condicionar negativamente o seu desenvolvimento.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Guirguis, G. F., Patel, K., Gittens-Williams, L., Apuzzio, J. J., Martimucci, K., & Williams, S. F. (2017). Salmonella enterica Serotype Typhi Bacteremia Complicating Pregnancy in the Third Trimester. Case reports in obstetrics and gynecology2017, 4018096. https://doi.org/10.1155/2017/4018096
  • Plows, J. F., Stanley, J. L., Baker, P. N., Reynolds, C. M., & Vickers, M. H. (2018). The Pathophysiology of Gestational Diabetes Mellitus. International journal of molecular sciences19(11), 3342. https://doi.org/10.3390/ijms19113342

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.