Por que a mãe deve relaxar de vez em quando
Com frequência escutamos frases da vovó, tais como: “descanse quando as crianças dormirem” e, às vezes, acabamos fazendo tudo ao contrário.
Pensamos imediatamente nas múltiplas tarefas que faltam para fazer: a comida que é preciso preparar, lavar a roupa, arrumar os quartos e uma infinidade de tarefas que parecem não acabar nunca.
O fato de ter filhos não deveria nos anular como pessoas. Pois nosso corpo e nossa mente precisam de um espaço para relaxar. Sem dúvida alguma essa é a chave para continuar o trabalho diário sem sofrer as graves consequências do estresse emocional e físico.
Podemos chegar a pensar que dispor de um tempo para nós mesmas é uma atitude egoísta. Podemos até mesmo nos sentir culpadas pelas diversas responsabilidades que temos a realizar e pelas atividades pendentes.
Então, como relaxar sem preocupações?
Devemos planejar e incluir nós mesmas dentro dos planejamentos do dia a dia, sem deixar sempre para depois nossa necessidade de relaxar. Isso é tão simples quanto escolher um espaço e tempo de vez em quando.
Veja a seguir algumas dicas que podemos levar em consideração na hora de buscar esses momentos:
- Realizar exercício físico com frequência. Isso porque prática de exercício ajuda a aumentar a energia e a liberação de endorfina, conhecida como a molécula da felicidade. O aumento da endorfina em nosso organismo quando realizamos atividades físicas gera a sensação de prazer.
- Praticar o relaxamento. Se você não gosta de exercícios físicos, as atividades de relaxamento podem ser uma boa alternativa. Você pode optar por ioga, pilates, meditação, etc.
Proporcionar a si mesma um espaço significa fazer atividades diferentes que tragam bem-estar como: passear, conhecer novos lugares e viver novas experiências.
- Simplesmente dormir. Descansar tentando manter um sono de pelo menos 8 horas diárias é necessário, embora pareça uma missão impossível.
- Passar tempo com amigos ou familiares. Isso ajudará você a encontrar outros temas variados que não sejam a rotina da casa e as obrigações.
- Pedir ajuda nunca é demais. Uma ajuda oportuna alivia a carga de vez em quando. Algum familiar ou uma pessoa de confiança que possa, às vezes, ficar responsável as crianças e pelas tarefas de casa é uma boa solução.
- Desligar-se por completo quando você decidir ficar sozinha. Desligar o celular por pelo menos uma hora e se esquecer do mundo exterior. Você pode ter certeza de que ele não vai acabar por causa de nossa curta ausência.
- Dar de presente algo especial a si mesma. Agende uma sessão de massagem antiestresse, cuide do cabelo, das mãos e dos pés. Embora você não acredite, não se trata apenas de uma mudança física. Quando você se vir bonita, você vai exteriorizar essa beleza.
- Sair para comer sozinha ou com nosso cônjuge também é outra excelente opção para relaxar.
A falta de tempo afeta consideravelmente o estado de ânimo. Assim, ao final do dia você transmitirá isso à família, comprometendo a harmonia do lar.
O que acontece quando não tiramos um tempo de descanso para relaxar?
Se não descansarmos ou não nos desligarmos para um momento de relaxamento:
- Nos isolamos. Muitas vezes nos isolamos de forma inconsciente e rejeitamos qualquer evento social. A desculpa mais comum é a falta de tempo. Assim, as nossas obrigações se tornam prioridade e deixamos nosso espaço para relaxar em segundo plano.
- Deixamos para trás tudo o que gostávamos. Tudo fica comprometido. Desde a nossa comida preferida até os hobbies que adorávamos.
Ser responsável diariamente pelas tarefas domésticas, além do trabalho externo, nos fará entrar em colapso a qualquer momento. Isso pode gerar estresse, raiva, desespero e tristeza. Assim, essas emoções negativas vão afetar nossa saúde a qualquer momento
- Podemos nos sentir irritadiças com frequência e não vamos aproveitar o papel de mães. Dessa forma, acabamos sentindo que a carga é pesada demais e interminável.
- A intolerância e a impaciência ficarão mais agudas com relação aos nossos filhos.
- São criados problemas que afetam a intimidade do casal.
A chave do sucesso como mãe está em conseguir o equilíbrio em cada um dos papéis que exercemos. Se nos sentimos bem, tudo ao nosso redor ficará bem. Relaxe! Sempre é preciso relaxar e todas as pessoas que estão ao nosso redor agradecerão por isso.