Além de ser mulher: o sacrifício de ser mãe

· 27 de fevereiro de 2017

No artigo de hoje você irá encontrar algumas verdades que vai enfrentar se estiver grávida ou tem planos de ser mãe. Se você já tem filhos vai se identificar com essas mudanças que, com certeza, estão na sua vida desde que  se tornou mãe.

19 mudanças na vida de uma mãe

Esses são somente alguns dos acontecimentos que você verá de um jeito diferente ao tomar a decisão de dar à luz.

1. Você descobrirá uma força interior que jamais havia pensado ter. Encontrará dentro de você uma fortaleza natural para enfrentar a vida.

2. Você verá que esses quilos a mais que mudaram a forma do seu corpo não são nada comparados à recompensa maravilhosa da satisfação de abraçar e ver seus filhos sorrirem.

3. Agora você não precisará de um despertador para poder se levantar. Seu filho se encarregará de controlar seus momentos de sono e a hora que começará seu dia. Essas 8 horas diárias de descanso podem desaparecer.

4. Finalmente você entenderá os discursos de seus pais quando era adolescente ou quando estava na época da sua infância.

5. Os fins de semana de festa serão cada vez mais escassos. Agora, você tem um plano muito mais atrativo rondando pela sua casa. Você não verá problema em ir dormir em uma sexta-feira às 9 da noite.

6. Qualquer dor ou doença que seu filho tiver será muito mais sofrida do que quando você a sente em seu próprio corpo.

7. Você ficará muito mais sensível em relação às coisas que antes olhava com indiferença. Ver notícias sobre crianças será muito mais tocante.

8. Você vai descobrir que, assim que seu bebê nascer, o tema das suas conversas será apenas isso toda hora. A pele irritada, as vacinas, os dentes que nascem, e as dores de estômago serão o centro dos seus diálogos.

mamae-filho

9. Se antes lhe impressionava ver uma fralda suja ou um nariz escorrendo, agora será para você a coisa mais normal do mundo. Pouco a pouco você se acostumará a ver todas essas reações corporais como algo cotidiano, e inclusive começará a vê-las como algo divertido.

10. Todos os sacrifícios, de ficar por meses sem tocar em uma gota de álcool, de suportar mudanças hormonais repentinas, e de chorar sem motivo valerão a pena ao ver esse pequeno sorriso que pode consertar tudo.

11. Cada dia chegará com uma surpresa diferente. Você enxergará os dias e meses de outro jeito. Quando notar que em pouco tempo ele já sabe se sentar, falar suas primeiras palavras ou dar pequenos passinhos, você entenderá como o tempo passa rápido quando se é mãe.

12. Você não poderá ver outra mãe na rua que imediatamente encontrará um motivo para conversar, não importa se nunca viu a pessoa antes na vida. A maternidade facilitará essa comunicação.

13. Você não terá mais todo o tempo do mundo para se maquiar, para tomar um banho e muito menos para ir ao salão de beleza. Seus dias serão dedicados a ser carinhosa e consentidora com uma pequena pessoa que lhe dá toda a alegria.

14. Você experimentará o que realmente é o amor à primeira vista. Não importa que esse bebê seja um completo desconhecido para você ele a fará conhecer o amor mais puro e mais sincero que poderá sentir.

15. Talvez quando for mãe, ou agora que já é, você entenderá melhor esses pais que sofrem com seus filhos fazendo birras em lugares públicos. Todos os pais do mundo já passaram por algum momento assim e alguém que não tem filhos não os entendeu.

mamae-filha

16. Você aprenderá que as amizades verdadeiras perduram, ainda que passem anos sem se ver. Ao se tornarem pais, é muito menos possível que haja espaço na agenda para essa vida social que você tinha antes.

17. Você começará a adquirir o hábito de se levantar cedo, inclusive nos finais de semana. Com um bebê que chora de fome, esses “cinco minutinhos a mais” deixarão de ser uma possibilidade.

18. Você finalmente entenderá que a felicidade da vida não está no bens materiais. Um abraço de seus filhos lhe fará mais feliz que qualquer presente material que eles possam dar.

19. Esses pequenos luxos e presentes que você se dava agora irão para outras mãos. Você irá preferir comprar um brinquedo didático do que os lindos sapatos que viu há um mês na sua loja preferida.