Por que a mãe deve relaxar de vez em quando

· 20 de agosto de 2018
Quando somos mães, sentir que o tempo passa rápido é mais comum do que pensamos. No entanto, buscar um momento para relaxar e sair da rotina é importante para conseguir o equilíbrio em nossas vidas.

Com frequência escutamos frases da vovó, tais como: “descanse quando as crianças dormirem” e, às vezes, acabamos fazendo tudo ao contrário.

Pensamos imediatamente nas múltiplas tarefas que faltam para fazer: a comida que é preciso preparar, lavar a roupa, arrumar os quartos e uma infinidade de tarefas que parecem não acabar nunca.

O fato de ter filhos não deveria nos anular como pessoas. Pois nosso corpo e nossa mente precisam de um espaço para relaxar. Sem dúvida alguma essa é a chave para continuar o trabalho diário sem sofrer as graves consequências do estresse emocional e físico.

Podemos chegar a pensar que dispor de um tempo para nós mesmas é uma atitude egoísta. Podemos até mesmo nos sentir culpadas pelas diversas responsabilidades que temos a realizar e pelas atividades pendentes.

Então, como relaxar sem preocupações?

para relaxar

Devemos planejar e incluir nós mesmas dentro dos planejamentos do dia a dia, sem deixar sempre para depois nossa necessidade de relaxar. Isso é tão simples quanto escolher um espaço e tempo de vez em quando.

Veja a seguir algumas dicas que podemos levar em consideração na hora de buscar esses momentos:

  • Realizar exercício físico com frequência. Isso porque prática de exercício ajuda a aumentar a energia e a liberação de endorfina, conhecida como a molécula da felicidade. O aumento da endorfina em nosso organismo quando realizamos atividades físicas gera a sensação de prazer.
  • Praticar o relaxamento. Se você não gosta de exercícios físicos, as atividades de relaxamento podem ser uma boa alternativa. Você pode optar por ioga, pilates, meditação, etc.

Proporcionar a si mesma um espaço significa fazer atividades diferentes que tragam bem-estar como: passear, conhecer novos lugares e viver novas experiências.

  • Simplesmente dormir. Descansar tentando manter um sono de pelo menos 8 horas diárias é necessário, embora pareça uma missão impossível.
  • Passar tempo com amigos ou familiares. Isso ajudará você a encontrar outros temas variados que não sejam a rotina da casa e as obrigações.
  • Pedir ajuda nunca é demais. Uma ajuda oportuna alivia a carga de vez em quando. Algum familiar ou uma pessoa de confiança que possa, às vezes, ficar responsável as crianças e pelas tarefas de casa é uma boa solução.
  • Desligar-se por completo quando você decidir ficar sozinha. Desligar o celular por pelo menos uma hora e se esquecer do mundo exterior. Você pode ter certeza de que ele não vai acabar por causa de nossa curta ausência.
  • Dar de presente algo especial a si mesma. Agende uma sessão de massagem antiestresse, cuide do cabelo, das mãos e dos pés. Embora você não acredite, não se trata apenas de uma mudança física. Quando você se vir bonita, você vai exteriorizar essa beleza.
  • Sair para comer sozinha ou com nosso cônjuge também é outra excelente opção para relaxar.

A falta de tempo afeta consideravelmente o estado de ânimo. Assim, ao final do dia você transmitirá isso à família, comprometendo a harmonia do lar.

O que acontece quando não tiramos um tempo de descanso para relaxar?

para relaxar

Se não descansarmos ou não nos desligarmos para um momento de relaxamento:

  • Nos isolamos. Muitas vezes nos isolamos de forma inconsciente e rejeitamos qualquer evento social. A desculpa mais comum é a falta de tempo. Assim, as nossas obrigações se tornam prioridade e deixamos nosso espaço para relaxar em segundo plano.
  • Deixamos para trás tudo o que gostávamos. Tudo fica comprometido. Desde a nossa comida preferida até os hobbies que adorávamos.

Ser responsável diariamente pelas tarefas domésticas, além do trabalho externo, nos fará entrar em colapso a qualquer momento. Isso pode gerar estresse, raiva, desespero e tristeza. Assim, essas emoções negativas vão afetar nossa saúde a qualquer momento

  • Podemos nos sentir irritadiças com frequência e não vamos aproveitar o papel de mães. Dessa forma, acabamos sentindo que a carga é pesada demais e interminável.
  • A intolerância e a impaciência ficarão mais agudas com relação aos nossos filhos.
  • São criados problemas que afetam a intimidade do casal.

A chave do sucesso como mãe está em conseguir o equilíbrio em cada um dos papéis que exercemos. Se nos sentimos bem, tudo ao nosso redor ficará bem. Relaxe! Sempre é preciso relaxar e todas as pessoas que estão ao nosso redor agradecerão por isso.

Recomendados para você