Por quê aparecem estrias durante a gravidez?

· 21 de dezembro de 2018
A mulher sofre muitas mudanças quando fica grávida, tanto a nível físico como emocional. Mas, essas mudanças físicas podem prejudicar emocionalmente uma mulher, sobretudo quando são mudanças irreversíveis como as estrias.

As estrias durante a gravidez geralmente aparecem devido ao estiramento da pele e à sua falta de elasticidade. Dessa forma, tendem a aparecer na barriga ou em outras partes do corpo de uma mulher grávida.

São muitas as mudanças que surgem depois que uma mulher dá à luz um bebê. Os horários, a liberdade e, inclusive, o tempo de sono precisam ser programados novamente, e isso acontece porque tudo muda.

Junto com a mudança de horário, o corpo de uma mulher também passa por algumas mudanças sobretudo fisicamente, e entre elas encontram-se as estrias. Muitas mulheres entendem que ter estrias faz parte da maternidade, ainda que outras não lidem muito bem com isso.

estrias durante a gravidez

A pele da mulher se estica muito durante a gravidez. Como resultado, há o aparecimento das estrias, sobretudo na região do abdômen, que é que mais se estica.

Esse estiramento ocorre porque a mulher grávida precisa deixar espaço no ventre crescente para abrigar a vida que está crescendo no seu interior, ou seja, para abrigar seu novo bebê.

“Teu corpo não está danificado pelas estrias, você é um tigresa que ganhou suas listras”

Anônimo –

As estrias começam como listras vermelhas que vão ficando prateadas com o tempo e inclusive em brancas.

O bom é que em alguns casos é possível prevenir e inclusive reduzir o aspecto das estrias se você optar por medidas adequadas durante a gravidez (antes que elas apareçam).

Ter a pele hidratada por dentro e por fora, fazer massagens no ventre e cuidar da sua pele é importante para evitar as estrias. Mas por que elas aparecem?

Por que as estrias aparecem?

As estrias aparecem quando o corpo da mulher grávida começa a crescer em um ritmo mais rápido que a pele.

Isso pode fazer com que a pele não se mantenha em boas condições. Dessa forma, as fibras elásticas que existem debaixo da superfície da pele se rompem e, portanto, dão lugar às temidas estrias que tantas mulheres odeiam.

As duas áreas mais comuns onde aparecem mais as estrias durante a gravidez são os seios e a barriga. Também é possível encontrá-las na parte superior e inferior dos braços, nas nádegas e nos músculos.

As marcas começam como listras de cor púrpura ou marcas avermelhadas que pouco a pouco desaparecem e se tornam cinzas ou brancas. Quando são de cor púrpura ou avermelhadas, é porque possuem sangue no seu interior.

estrias durante a gravidez

Estima-se que aproximadamente 90% das mulheres em todo o mundo possuem estrias depois do sexto ou sétimo mês de gravidez. A genética também tem um papel importante na determinação do aparecimento das estrias no seu abdômen.

Portanto, se a sua mãe teve estrias quando ficou grávida, existe uma grande possibilidade de que você também tenha.

A cor das estrias também depende do tom da pele que você possui. Se você possui uma pele muito clara, é provável que aparecem antes do tempo ou que sejam mais proeminentes.

Por outro lado, se você é uma mulher que tem a pele mais escura, pode ser que não apareçam estrias ou que sejam menos evidentes graças ao seu tom de pele porque, ao ter mais melanina, é possível que também seja mais flexível.

Ainda que existam métodos para tratar e prevenir as estrias, a verdade é que não existe nenhuma forma que determine se realmente haverá alguma estratégia que funcione com você para evitar que elas apareçam.

Não existe nada comprovado que realmente funcione. A única coisa que acontece é que com o passar do tempo do aparecimento das estrias, pode ser que se tornem menos perceptíveis por conta da sua cor mais clara.