Como eliminar as varizes da gravidez

10 de setembro de 2017

Nas mulheres grávidas os inconvenientes quanto à circulação são muito frequentes e as razões desse problema são variadas. Os hormônios, o aumentos de peso, e a pressão que o útero exerce em algumas veias são apenas alguns fatores que levam muitas mulheres a começar a sofrer com varizes durante a gravidez, principalmente nas pernas.

As varizes podem chegar a provocar dores e incômodos durante a gestação e até mesmo depois dela. Basicamente, as varizes são veias inflamadas que podem ser vistas através da pele e que são comuns nas mulheres que estão esperando um bebê. Quando você está grávida, o corpo produz uma quantidade maior de sangue que precisa circular pelas veias, por isso elas tendem a ficar inflamadas, acarretando o aparecimento de varizes. Além disso, o peso do abdômen faz com que as veias se comprimam, deixando a passagem do sangue muito mais difícil.

O aparecimento das varizes também pode vir acompanhado de formigamento, sensação de peso nas pernas e, consequentemente, um cansaço maior. Mesmo que seja comum que essa incômoda situação desapareça meses depois de dar à luz, você pode fazer várias coisas para acelerar o processo e eliminar as varizes da gravidez.

O que fazer para eliminar as varizes?

Faça exercícios

Fazer exercícios vai ajudar o sangue a circular muito melhor no seu corpo e evitará que as varizes permaneçam após a gravidez. Por outro lado, os benefícios de fazer exercícios durante a gravidez são muitos, tanto para o bebê quanto para você. Você vai ser uma pessoa muito mais saudável e vai ajudar seu bebê a se desenvolver melhor.

Mantenha um peso ideal

Esse é um dos segredos para dizer adeus às varizes. O peso elevado é um fator determinante para que as veias se inflamem, pois quando se ganha peso, a pressão nas veias fica muito maior e a circulação do sangue fica interrompida em algumas áreas do corpo.

Mude de posição

varizes

Embora não seja bom ficar muito tempo sentada, também não é positivo ficar em pé por muito tempo. À medida que a gravidez avança, seu peso vai ser maior e não será recomendável passar mais de 50 minutos em uma mesma posição. Assim, mantenha-se em movimento!

Manter o corpo com boa saúde é um dever, caso contrário não seremos capazes de manter nosso corpo e nossa mente fortes e definidos

Buda-

Pare de cruzar as pernas

Muitas mulheres gostam de cruzar as pernas quando estão sentadas. Mas se você estiver grávida e  com problemas em relação ao aparecimento de varizes, é melhor não fazer isso, pois pode gerar muito mais pressão no sangue das pernas, favorecendo o aparecimento das varizes.

Tome banho com água fria

Tomar uma ducha com água fria vai aliviar a tensão e a pressão que podem aparecer nas suas pernas. Se você não gostar de água fria pode tomar banho com água morna e ao final do banho deixar correr um pouco de água fria nos lugares em que apareceram varizes. Evite completamente a água quente na hora do banho.

Durma sobre o seu lado esquerdo

Essa é uma regra que todas as mães grávidas podem seguir depois que a barriga começa a ficar mais arredondada. A razão é que a veia cava inferior se encontra no lado direito do corpo. Ao dormir do lado esquerdo, se alivia a pressão no outro lado.

Deixe de lado o cigarro

Talvez seja redundante dizer, mas se você ainda não tiver feito isso, deixe o cigarro de lado. Ele é completamente proibido durante a gravidez por ser um produto extremamente nocivo à sua saúde e à saúde do bebê. Além disso, fumar pode aumentar o risco de aparecimento de varizes ao afetar diretamente a circulação do sangue.

varizes

Diga adeus ao sal

O alto consumo de sal faz com que nosso corpo retenha grande quantidade de líquidos que contribuem com o inchaço das pernas e com a pressão nas veias que estão ao redor delas.

Consuma alimentos ricos em potássio

Consumir muita água e alimentos saudáveis é o mais recomendável para manter um peso ideal. No entanto, os alimentos com alto teor de potássio são os melhores para eliminar o líquido e o sal do corpo.

Dê as boas-vindas às meias

Uma coisa que vai aliviar a pressão nas pernas é o uso de meias especiais para aumentar a circulação nas pernas. Elas são mais grossas que as meias que usamos diariamente e reativam o fluxo sanguíneo das suas pernas, ajudando a eliminar por completo as varizes.

Existem alguns métodos que são utilizados como medicina alternativa para ajudar a diminuir ou eliminar as varizes durante a gravidez:

Acupuntura ou Shiatsu

Um praticante habilidoso dessa técnicas pode ser capaz de aliviar os seus sintomas e melhorar a circulação sanguínea do seu corpo.

Aromaterapia

Consulte um profissional em aromaterapia sobre o uso de óleos essenciais para aliviar os sintomas das varizes.  Esses óleos também podem ser aplicados de forma local ou em uma massagem.