Por que comida caseira é melhor para o bebê?

22 Julho, 2018
Talvez preparar comida caseira para o seu bebê possa tomar muito mais do seu tempo que simplesmente comprar uma papinha ou um purê de frutas processado. Mas você acha que ambas as opções têm as mesmas propriedades nutricionais?

Sem dúvida, a comida caseira é mais saudável. Ela é livre de substâncias artificiais das quais o organismo do bebê não precisa. Se você precisa de mais razões para começar a preparar as refeições das crianças em casa, a seguir você verá algumas delas:

As vantagens de preparar comida caseira para o seu bebê

  • Você vai saber exatamente o que está dando ao seu filho. Você vai ter a certeza de que os ingredientes estarão frescos e limpos e que serão adequadamente preparados.
  • É mais econômico do que comprar comidas processadas. Em geral, custa menos comprar os ingredientes para as receitas que comprar comidas prontas no mercado.
  • Você vai poder escolher os sabores e os alimentos que quiser. Além disso, você terá toda a liberdade para escolher as frutas e as verduras que julgar mais adequadas. Não será preciso se limitar às opções prontas que estão disponíveis nas prateleiras.
  • O bebê vai se acostumar a consumir os mesmos alimentos que o resto da família. Ao preparar uma refeição caseira para o seu bebê, você pode oferecer o mesmo alimento que a família come, em porções e pedaços menores. Em longo prazo, isso se transforma em um grande benefício para estabelecer os hábitos alimentares.
  • A comida caseira contém muito mais nutrientes. As frutas e as verduras usadas nas refeições caseiras são ricas em antioxidantes, fibras, vitaminas e minerais. Com uma refeição preparada em casa, as crianças possuem uma fonte de qualidade de todos os elementos essenciais a uma boa saúde.
  • As substâncias artificiais são reduzidas ao máximo. Não são somente os alimentos que contêm químicos e elementos pouco naturais. Os recipientes usados para armazenar as comidas prontas também podem estar carregados de substâncias não adequadas às crianças. Os alimentos frescos e orgânicos estão livres de pesticidas, fertilizantes e outros agentes que alteram a composição natural.

Dicas para preparar refeições caseiras

comida caseira

  • Use ingredientes frescos. As carnes macias, os grãos, os vegetais e as frutas frescas ou congeladas e cruas são excelentes aliados para as suas receitas. Evite comprar enlatados. Eles contêm sal em excesso e não são tão saudáveis para o bebê.
  • Otimize o tempo. Se não quiser preparar as refeições todos os dias, você pode cozinhar, cortar e amassar uma boa quantidade de frutas e verduras e armazená-las em seu congelador para que elas estejam frescas quando você for usar.
  • Varie os ingredientes que são utilizados na preparação das refeições. Ao cozinhar refeições em casa, é muito mais fácil fazer mudanças nas receitas tradicionais. Brinque com os ingredientes para que seus filhos aprendam a provar alimentos diferentes e escolher aqueles dos quais gostam mais.
  • Adquira recipientes adequados para conservar as refeições que for consumir depois. Se quiser ganhar tempo, você pode processar porções grandes de frutas e verduras que não estragam facilmente. O segredo é armazenar em recipientes adequados para você não correr o risco de colocar comida vencida e estragada na sua mesa.

Os passos para cozinhar em casa economizando tempo e dinheiro:

comida caseira

  • Lave muito bem os alimentos, suas mãos e os utensílios de cozinha com os quais vai prepara cada uma das refeições
  • Retire as cascas das frutas e dos vegetais que você vai utilizar no preparo das refeições
  • As maneiras mais saudáveis de cozinhar são assar ou cozinhar no vapor os ingredientes para que eles conservem suas propriedades por mais tempo.
  • Use um processador de alimentos para gastar menos tempo do que gastaria cortando com uma faca. Ao usar o processador, inclua um pouco de líquido para que a refeição adquira uma textura mais pastosa.
  • Armazene os ingredientes cortados ou triturados em embalagens a vácuo. Dessa forma, os alimentos vão durar por mais tempo e você vai poder usar no dia seguinte em outra receita.
  • Para deixar suas receitas ainda mais nutritivas, você pode usar leite materno. Além dos macronutrientes que estão presentes nos ingredientes naturais usados, você estará proporcionando ao seu bebê um dos alimentos que fornece mais benefícios ao organismo dele.
  • Gianni ML., Roggero P., Baudry C., Mazda CF., et al., An infant forumla containing dairy lipids increased red blood cell membrane omega 3 fatty acids in 4 month old healthy newborns: a randomized controlled trial. BMC Pediatr, 2018.
  • Hannou SA., Haslam DE., McKeown NM., Herman MA., Fructose metabolism and metabolic disease. J Clin Invest, 2018. 128 (2): 545-555.