6 alimentos que devem estar na dieta de seus filhos

· 15 de dezembro de 2016

É bastante evidente que as crianças gostam dos alimentos coloridos, cheios de sabor e nem sempre saudáveis. Por isso você deve se encarregar de que seu filho tenha uma dieta equilibrada e saudável que assegure o crescimento e desenvolvimento sem problemas.

É fundamental que você se assegure que seu filho receba os minerais necessários e também as vitaminas. Mais importante ainda é poder reduzir e evitar tanto quanto possível o excesso de açúcar e as calorias sem sentido.

A continuação vamos detalhar alguns alimentos que não devem faltar na dieta de seu filho.

1.Pão integral

panintegral

Há uma crença quase generalizada de que o pão engorda. Isso é verdade, mas só quando é consumido em excesso. Mas você deve saber que o pão é totalmente necessário na dieta de seu filho.

Duas fatias de pão integral aporta a quantidade de carboidratos necessários para ter energia.

A porção ideal que pode ser reservada para o pão é de 250 gramas diários. A versão integral é a substituta perfeita para os alimentos industriais no café da manhã. Procure escolher os que tem trigo ou centeio. Se você gosta de cozinhar pode fazer essa versão em casa e adicionar mais sementes e grãos para fazê-lo ainda mais apetitoso.

2.Laranja

franja

Como você já deve saber, a laranja tem grande quantidade de vitamina C e além disso ainda limpa seu organismo e é diurética. É uma excelente ideia incluir uma laranja na dieta de seu filho a cada dia.

Muitos pais se acostumam a servir um copo de suco de laranja para acompanhar o café da manhã. Entretanto tome cuidado com a quantidade de açúcar colocado, já que a fruta já tem uma alta quantidade do ingrediente.

Uma boa alternativa é incluir uma laranja no lanche da manhã na escola ou no lanchinho da tarde. Assim ele tem a vitamina C necessária e usará o açúcar como energia.

3.Ovo

img25

É chamado de Rei das proteínas e deve estar na dieta de seu filho. É muito fácil de cozinhar, combinar com outros alimentos e de comer. Seu valor proteico é mais alto que consumir peixe e carne por causa dos aminoácidos que contém.

Por sua praticidade para preparar você pode usar o ovo no café da manhã. Aproveite para combiná-lo com alguns vegetais como o tomate, champignon e pimentões. Desta forma, o café da manhã de seu filho estará mais equilibrado.

4.Frutos secos

frutos-secos

Neste grupo se encontram os pistaches, dátilos, uvas secas, avelãs e amêndoas. Os frutos secos devem estar na dieta de seu filho porque aportam muitos benefícios:

  • Proteínas
  • Minerais como potássio, zinco, cálcio, ferro e magnésio
  • Gordura que é saudável
  • Vitaminas do tipo B e E

Caso seu menino ou menina tenham menos de 3 anos escolha os frutos secos moídos. Desta forma ela ou ele vão poder comer sem risco de engasgar.

A porção apropriada para uma criança é de 20 a 25 gramas. Isso representa de 5 a 7 pedaços, dependendo do fruto, já que eles são muito energéticos. Por isso evite incluir frutos secos na dieta noturna de seu filho.

5.Couve e legumescol_106929185

Qualquer alimento da família da couve deve estar na dieta de seu filho. Também vale incluir brócolis, couve lombarda, couve verde e couve de Bruxelas.

Esses são alimentos com muitos benefícios:

  • Contêm altas quantidades de antioxidantes
  • São ricos em vitamina B, que tem efeito tranquilizante

A melhor maneira de aproveitar seus benefícios é servi-la cozida. Mas como sabemos que seu filho não vai gostar dela assim tente cortá-la em pedaços pequenos. E combinada com outros vegetais, em forma de papa, pode acompanhar uma refeição diferente e ser mais apetitosa.

6.O iogurte

gen_secretosyogur_full

 

A vantagem deste alimento é que as crianças adoram a variedade de sabores e texturas. Por isso colocar o iogurte na dieta de seu filho não deve ser difícil.

O principal benefício do iogurte são seus lactobacilos vivos. Lembre-se que ter uma flora intestinal boa é essencial para evitar efeitos da má alimentação e doenças.

Se seu filho tem problemas como diarreia ou o inverso com a prisão de ventre, o iogurte pode solucionar o problema. Lembre também de escolher o iogurte com a menor quantidade de açúcar. Você também pode comprar um iogurte natural sem conservantes e colocar um pouco de fruta.

Ao misturar esses dois elementos você terá um iogurte gostoso que as crianças comerão com gosto.

Tenha sempre disponível alimentos saudáveis

Uma boa opção para fazer com que a dieta de seu filho seja saudável é ter alimentos adequados em todos os momentos. Evite na medida do possível dar a seus filhos doces industrializados, bolachas e qualquer outro alimento não-recomendado em casa.