Por que não devemos dar às crianças tudo o que elas pedem?

7 de abril de 2019
Você compra tudo o que o seu filho te pede o tempo todo? Você permite que ele faça o que quer e quando quer? Você precisa saber que dar às crianças tudo o que elas pedem é mimá-las demais.

Dar às crianças tudo o que elas pedem faz mais diferença no seu desenvolvimento do que você imagina. Querer que elas não se frustrem é torná-las malcriadas, já que isso faz com que sejam mimadas.

“Quero jogar Playstation a tarde inteira”, “Hoje eu não vou tomar banho“, “Me dá…” são algumas das solicitações ou pedidos que você geralmente atende, pequenos detalhes que você deixa passar para evitar choros, birras e passar vergonha na frente das outras pessoas.

Muitos pais são aconselhados pelos pediatras a deixarem os filhos comerem e dormirem o quanto quiserem, porém isso pode gerar crianças acostumadas a terem os pais aos seus pés, mimando-as sempre que quiserem alguma coisa.

Quando você dá aos seus filhos tudo o que pedem, eles serão mimados, pensarão que têm o direito de ter tudo o que pedirem sem se esforçar, se tornarão despóticos, egoístas e superficiais.

Se você quiser ver um sorriso no rosto deles, o melhor a fazer é educá-los corretamente para que se tornem pessoas com bons valores e bem-sucedidas.

Dar às crianças tudo o que elas pedem

Se dermos às crianças tudo o que pedem, elas não vão ter a oportunidade de experimentar a frustração, uma emoção importante e necessária para conseguir enfrentar potenciais problemas no futuro. Além disso, os pais vão se tornar escravos para satisfazer todas as suas necessidades e caprichos, sejam eles quais forem.

De acordo com as crenças das crianças, os pais têm que obedecer a seus desejos pela simples razão de serem seus pais. Dessa maneira, elas não vão sentir a responsabilidade de conquistar o que quiserem, porque nunca precisaram fazer isso.

Tudo isso vai fazer com que elas se tornem tiranas e vejam seus pais como escravos e submissos à sua vontade.

Por fim, as crianças vão ser pessoas egoístas, despóticas, agressivas, intolerantes, sem empatia, materialistas e superficiais. Elas não vão saber o valor do esforço e também não vão querer assumir responsabilidades na vida. Você realmente quer que isso aconteça apenas para dar às crianças tudo o que elas pedem?

Dar às crianças tudo o que elas pedem

Se você decidir mimá-las demais e lhes der tudo o que pedirem, você não vai ajudá-las a crescer ou amadurecer e, embora enquanto pequenas elas peçam coisas fáceis de obter, conforme forem crescendo vão pedir coisas cada vez mais complexas.

Perigos de dar às crianças tudo o que elas pedem

  1. Intolerância. A frustração das crianças por não conseguirem o que querem ocorre principalmente dos dois aos quatro anos e faz parte do seu aprendizado. Se você mimar demais às crianças, estará formando pessoas intolerantes. Assim, elas não vão saber como se esforçar para conseguir o que querem.
  2. Depressão. Conforme as crianças forem crescendo, o nível de exigência aumentará. Se você não comprar ou der o que pedirem, elas vão ficar tão agressivas que não conseguirão controlar as suas emoções. Dessa forma, você estará criando adolescentes deprimidos.
  3. Ansiedade. Ter tudo impede as crianças de ter tempo suficiente para aproveitar as coisas, o que faz com que elas fiquem perdidas em meio a todas as outras. É importante criar frustração para as crianças a fim de que elas possam sobreviver dentro da sociedade.
  4. Birras. Se as crianças fizerem birra, tente não ameaçá-las, e sim falar com carinho de forma que o seu rosto não reflita raiva. Mantenha a calma e a distância física. Faça com que saibam que você está zangada com o comportamento delas, mas não com elas. Fique calma para que elas percebam que você tem sentimentos e que está angustiada com o jeito com o qual agiram.

Como evitar educar crianças caprichosas

Você deve parar de dizer “sim” a tudo e começar a dizer “não” quando as crianças quiserem alguma coisa. Se elas quiserem alguma coisa, devem conquistá-la com tarefas de acordo com a sua idade.

Também é importante que você considere a maneira de dizer “não”. É necessário que você faça isso com uma voz amorosa, mas ao mesmo tempo com firmeza. Um “não” dito no momento certo é necessário para o desenvolvimento adequado das crianças.

Como evitar tornar as crianças caprichosas

Seja paciente, principalmente porque, se as crianças quiserem alguma coisa e você não der, pense que pode ser que haja uma birra, mas que logo vai passar.

Mantenha a calma e demonstre autocontrole em todos os momentos. Se você perder a paciência, as crianças saberão que podem encontrar uma maneira de te manipular e conseguir o que querem. Permaneça calma e, dessa forma, você vai ensiná-las que não vão conseguir nada com a birra.

Evite se sentir mal. É importante que você fortaleça o caráter dos pequenos. Essa tarefa é muito mais relevante do que dar a eles tudo o que te pedem. No futuro, seus filhos vão te agradecer e você verá a importância de não ceder a todos os seus pedidos.