Por que não devemos dar às crianças tudo o que elas pedem?
Dar às crianças tudo o que elas pedem faz mais diferença no seu desenvolvimento do que você imagina. Querer que elas não se frustrem é torná-las malcriadas, já que isso faz com que sejam mimadas.
“Quero jogar Playstation a tarde inteira”, “Hoje eu não vou tomar banho“, “Me dá…” são algumas das solicitações ou pedidos que você geralmente atende, pequenos detalhes que você deixa passar para evitar choros, birras e passar vergonha na frente das outras pessoas.
Muitos pais são aconselhados pelos pediatras a deixarem os filhos comerem e dormirem o quanto quiserem, porém isso pode gerar crianças acostumadas a terem os pais aos seus pés, mimando-as sempre que quiserem alguma coisa.
Quando você dá aos seus filhos tudo o que pedem, eles serão mimados, pensarão que têm o direito de ter tudo o que pedirem sem se esforçar, se tornarão despóticos, egoístas e superficiais.
Se você quiser ver um sorriso no rosto deles, o melhor a fazer é educá-los corretamente para que se tornem pessoas com bons valores e bem-sucedidas.
Dar às crianças tudo o que elas pedem
Se dermos às crianças tudo o que pedem, elas não vão ter a oportunidade de experimentar a frustração, uma emoção importante e necessária para conseguir enfrentar potenciais problemas no futuro. Além disso, os pais vão se tornar escravos para satisfazer todas as suas necessidades e caprichos, sejam eles quais forem.
De acordo com as crenças das crianças, os pais têm que obedecer a seus desejos pela simples razão de serem seus pais. Dessa maneira, elas não vão sentir a responsabilidade de conquistar o que quiserem, porque nunca precisaram fazer isso.
Tudo isso vai fazer com que elas se tornem tiranas e vejam seus pais como escravos e submissos à sua vontade.
Por fim, as crianças vão ser pessoas egoístas, despóticas, agressivas, intolerantes, sem empatia, materialistas e superficiais. Elas não vão saber o valor do esforço e também não vão querer assumir responsabilidades na vida. Você realmente quer que isso aconteça apenas para dar às crianças tudo o que elas pedem?
Se você decidir mimá-las demais e lhes der tudo o que pedirem, você não vai ajudá-las a crescer ou amadurecer e, embora enquanto pequenas elas peçam coisas fáceis de obter, conforme forem crescendo vão pedir coisas cada vez mais complexas.
Perigos de dar às crianças tudo o que elas pedem
- Intolerância. A frustração das crianças por não conseguirem o que querem ocorre principalmente dos dois aos quatro anos e faz parte do seu aprendizado. Se você mimar demais às crianças, estará formando pessoas intolerantes. Assim, elas não vão saber como se esforçar para conseguir o que querem.
- Depressão. Conforme as crianças forem crescendo, o nível de exigência aumentará. Se você não comprar ou der o que pedirem, elas vão ficar tão agressivas que não conseguirão controlar as suas emoções. Dessa forma, você estará criando adolescentes deprimidos.
- Ansiedade. Ter tudo impede as crianças de ter tempo suficiente para aproveitar as coisas, o que faz com que elas fiquem perdidas em meio a todas as outras. É importante criar frustração para as crianças a fim de que elas possam sobreviver dentro da sociedade.
- Birras. Se as crianças fizerem birra, tente não ameaçá-las, e sim falar com carinho de forma que o seu rosto não reflita raiva. Mantenha a calma e a distância física. Faça com que saibam que você está zangada com o comportamento delas, mas não com elas. Fique calma para que elas percebam que você tem sentimentos e que está angustiada com o jeito com o qual agiram.
Como evitar educar crianças caprichosas
Você deve parar de dizer “sim” a tudo e começar a dizer “não” quando as crianças quiserem alguma coisa. Se elas quiserem alguma coisa, devem conquistá-la com tarefas de acordo com a sua idade.
Também é importante que você considere a maneira de dizer “não”. É necessário que você faça isso com uma voz amorosa, mas ao mesmo tempo com firmeza. Um “não” dito no momento certo é necessário para o desenvolvimento adequado das crianças.
Seja paciente, principalmente porque, se as crianças quiserem alguma coisa e você não der, pense que pode ser que haja uma birra, mas que logo vai passar.
Mantenha a calma e demonstre autocontrole em todos os momentos. Se você perder a paciência, as crianças saberão que podem encontrar uma maneira de te manipular e conseguir o que querem. Permaneça calma e, dessa forma, você vai ensiná-las que não vão conseguir nada com a birra.
Evite se sentir mal. É importante que você fortaleça o caráter dos pequenos. Essa tarefa é muito mais relevante do que dar a eles tudo o que te pedem. No futuro, seus filhos vão te agradecer e você verá a importância de não ceder a todos os seus pedidos.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Gómez Gómez, Olga; Martín Nieto, Javier. (2013) Cómo fomentar la autonomía y responsabilidad en nuestros hijos e hijas. CEAPA; Madrid; 46 págs. https://www.ceapa.es/sites/default/files/Documentos/Guia%20Como%20fomentar%20la%20autonomia%20y%20responsabilidad%20en%20nuestros%20hijos%20e%20hijas%20CEAPA.pdf
- Aprender a poner límites. Orientaciones para padres y educadores. (2014) 11 págs. http://apyma.es/wp-content/uploads/2014/02/1aprenderlimites.pdf