10 práticas que fortalecem o vínculo entre pais e filhos durante a quarentena

20 Maio, 2020
Esses momentos são complicados para todos nós, mas precisamos ver o lado bom para conseguir tirar um aprendizado positivo disso tudo. Essas práticas que fortalecem o vínculo entre pais e filhos vão ajudar sua família a lidar melhor com o confinamento.

Essas semanas que vamos passar confinados em casa serão um pouco complicadas, especialmente para famílias que têm crianças. Mas essa situação também pode nos trazer coisas positivas, como o início de novas práticas que fortalecem o vínculo entre pais e filhos durante esse período.

Essa situação vai nos trazer novos aprendizados e proporcionar reflexões a partir das quais vamos aprender muitas coisas. De uma hora para outra, passamos de não ter tempo para nada para ter todo o tempo do mundo. Temos que tentar aproveitar isso, porque na vida é possível tirar coisas boas de tudo. E, assim, conseguiremos sair fortalecidos dessa crise.

Portanto, neste artigo, você vai encontrar algumas das práticas que fortalecem o vínculo entre pais e filhos durante a quarentena.

Práticas que fortalecem o vínculo entre pais e filhos durante a quarentena

Dividir as tarefas e responsabilidades da casa

Se trabalharmos todos juntos e nos ajudarmos, vamos fortalecer ainda mais o relacionamento entre pais e filhos. Essa situação de quarentena significa que todos nós temos que colaborar nas tarefas diárias, incluindo os membros mais novos da família.

Vamos recuperar formas de diversão que estavam em desuso

Dentro do planejamento do nosso dia a dia, também temos que ter tempo para o entretenimento. Nesses momentos, podemos reviver os jogos de tabuleiro que talvez tenham ficado esquecidos por causa da falta de tempo e que agora é a hora de recuperar.

Mãe filha juntas: práticas que fortalecem o vínculo entre pais e filhos

Esses jogos são essenciais, pois combinam vários fatores sociais, didáticos e lúdicos. Por meio desses jogos, podemos aprender, nos divertir e fortalecer nosso relacionamento familiar.

Ter tempo para se conhecer melhor e estreitar laços

É preciso dedicar um momento do dia para se comunicar com as crianças, para conversar com elas. Isso vai ser muito benéfico para todos. Nesse momento de incerteza pelo qual todos nós estamos passando, as crianças também ficam preocupadas, e é muito importante ouvi-las e procurar responder as dúvidas que elas tiverem.

Vamos diminuir a poluição

Com menos carros nas ruas, haverá menos consumo, menos barulho e, é claro, menos poluição. Esse confinamento forçado vai fazer com que a qualidade do ar que respiramos seja melhorada e que o ambiente sofra uma mudança positiva.

Vamos ficar mais próximos das pessoas que amamos

Nossos relacionamentos, em grande parte, são moldados pelo ambiente virtual. Agora isso mudou, e essa quarentena nos leva a ficar juntos em casa e ter a oportunidade de estar mais próximos uns dos outros e ter consciência do outro o tempo todo.

Mais práticas que fortalecem o vínculo entre pais e filhos durante a quarentena

Vamos aprender valores

Essa crise vai extrair coisas muito positivas de todos nós. Uma delas é a empatia. É muito importante transmitir esse valor aos nossos filhos. Devemos pensar nos outros, em como eles se sentem, sem discriminar ninguém.

Vamos ter uma vida mais calma, uma das práticas que fortalecem o vínculo entre pais e filhos

Devemos apreciar a tranquilidade e a calma sentida ao ficar em casa juntos e em família. Cada um de nós vai tirar disso um aprendizado pessoal, e vamos passar a valorizar coisas que talvez não valorizássemos tanto antes. Portanto, temos que ajudar as crianças a realmente apreciar esse tempo que estamos passando juntos em casa.

Família jogando dominó: práticas que fortalecem o vínculo entre pais e filhos

O tédio vai nos ensinar o que fazer com o tempo

Agora temos tempo para inovar, para descobrir coisas que nos mantenham entretidos nesse momento que podemos acabar ficando entediados. Não estamos preparados para aproveitar todo tempo disponível que temos sem um uso específico para ele, pois partimos da concepção de que tínhamos tudo bem divido.

Nossas rotinas eram muito fixas. Não sobrava tempo para o tédio e, dessa forma, nem para descobrir tudo o que podemos fazer para ocupar o tempo livre. Devemos aprender com tudo isso. Fazer disso uma experiência de aprendizado para todos.

Vamos passar mais tempo com a família, outra das práticas que mais fortalecem o vínculo entre pais e filhos

Esse confinamento vai nos levar a passar muito tempo em família, convivendo com nossos filhos e curtindo esse momento. Embora os momentos difíceis e sufocantes possam se fazer presentes, devemos ser conscientes e pensar no momento em que estamos vivendo. Agora, a mamãe e o papai vão se focar na criação dos filhos e não poderão delegar a ninguém a educação deles.

Vamos desenvolver nossa criatividade

Existem muitos jogos e trabalhos manuais que podemos fazer com nossos filhos, para que eles despertem e desenvolvam a criatividade. Com isso, vamos passar um ótimo momento juntos, além de aprender, e fortalecer os laços entre a família.

Portanto, nesse momento temos que viver um dia após o outro, viver o presente da forma como ele for se apresentando, e ficar em casa. Todas essas práticas que fortalecem o vínculo entre pais e filhos vão nos proporcionar um grande aprendizado. É melhor evitar pensar no que poderíamos fazer mas não podemos. Vamos viver o presente da forma como ele é apresentado. Afinal de contas, tudo vai passar.