Contos infantis para enfrentar a morte de uma pessoa querida

27 de Maio de 2018
Contar histórias para as crianças a fim de ajudar a enfrentar a perda de uma pessoa querida pode ser muito benéfico e um verdadeiro remédio para aliviar a tristeza na hora de contar para os pequenos sobre a morte de um familiar ou um amigo.

Os contos infantis para enfrentar a morte de uma pessoa querida têm sido um dos recursos mais utilizados e recomendados para poder explicar às crianças o significado da morte e o porquê da ausência definitiva daquela pessoa.

Partimos da ideia de que é preciso expor sem subterfúgios um processo como a morte. Pois é um processo que faz parte da vida e que as crianças devem compreender, assim como o conceito de ausência, sem que isso cause angústias ou mais confusões.

Por isso que, há séculos, a literatura tem sido usada como um conforto tanto para adultos quanto para crianças. A seguir, portanto, vamos apresentar uma lista com quatro contos infantis e suas respectivas sinopses para que você possa usá-los como introdução na hora de conversar com seus filhos sobre esse assunto tão delicado.

Contos infantis para enfrentar a morte de uma pessoa querida

A literatura infantil sempre esteve vinculada à educação na infância sobre os valores morais e comportamentais do ser humano. É por isso que desde sempre em clássicos da literatura, como Branca de Neve, são ilustradas situações como a morte, a perda, o abandono e, sobretudo, o amor.

contos infantis para enfrentar a morte de uma pessoa querida

Embora para muitas pessoas as histórias da literatura infantil possam parecer cruéis, elas são úteis para exemplificar aspectos naturais da vida como, por exemplo, a morte, um assunto sobre o qual devemos conversar com nossos filhos antecipadamente, e não apenas após a perda física de uma pessoa querida nas nossas vidas.

É por isso que dentro dos contos para crianças há uma categoria que aborda esse tema, narrando com muito cuidado e de forma explicativa cada aspecto do processo, incluindo quais tipos de sensação desperta a perda de uma pessoa querida e como é natural ter sentimentos de tristeza ou saudades nesses momentos.

Lista de contos infantis mais recomendados para ajudar a enfrentar a morte

1. Jack e a Morte

Jack e a Morte é um livro escrito por Tim Bowley que conta a história de uma criança, chamada Jack, que enfrenta uma difícil situação pois sua mãe está com uma doença terminal. Angustiado, um dia ele sai para caminhar e encontra a morte. Logo após um confronto com essa personagem, Jack consegue prender a Morte.

Quando volta para casa, vê que sua mãe está bem e já não está mais doente. Mas com o passar dos dias, tudo fica um caos quando se percebe que nenhum ser vivo pode morrer, incluindo as plantas, o que faz com que ninguém mais possa comer.

Entendendo que em muitos casos só pode haver vida a partir da morte, que é um processo natural e de equilíbrio da vida, Jack não encontra outra solução a não ser libertá-la.

2. Eu sempre vou te amar

Eu sempre vou te amar de Hans Hilhelm é uma história ideal para as crianças que enfrentam a morte do animal de estimação lerem.

O texto tem como foco apresentar as várias fases do ciclo da vida, desde a infância até a velhice, além de todas as aventuras que Elfi, a cachorrinha protagonista, vive junto com seu dono. Dessa forma, a morte da cachorrinha é apresentada como um acontecimento tranquilo e cheio de amor, com a promessa de sempre ser lembrada com afeto e alegria.

contos infantis para enfrentar a morte de uma pessoa querida

3. Uma casa para o vovô

Esse livro se destina a crianças entre 3 e 6 anos e foi escrito por Carlos Grassa Toro. Nele, acompanhamos a história de como uma família vai em busca de um lugar cheio de flores para enterrar o avô que faleceu. A mensagem deixada às crianças, portanto, é que as lembranças ficam guardadas num lugar especial e que a vida continua através do amor.

4. A estrela de Lisa

Essa história foi escrita por Claude Dubois e conta a vida, a doença e a morte de Lisa, uma menina que perde a batalha contra o câncer, mas que a todo momento está acompanhada por Benja, seu melhor amigo e apoio, que além de tudo dá muito carinho e alegrias para Lisa nos últimos momentos de sua vida.

O objetivo da história é ensinar as crianças a importância de dizer palavras afetuosas para as pessoas que amamos, além de demonstrar afeto e solidariedade a todo momento.

É importante se lembrar de que os temas da morte e das doenças devem ser conversados em casa desde cedo. Os contos infantis para enfrentar a morte de uma pessoa querida podem servir de instrumento, pois com certeza seu filho poderá fazer algumas perguntas a partir da leitura dessas histórias. Assim, vocês poderão ter uma boa conversa sobre esse assunto.

  • Bowley, T. (2012). Jack y la muerte. OQO Editora.
  • Grassa Toro, C. (2014). Una casa para el abuelo. Libros del zorro rojo.
  • K. Dubois, Claude. (2004). La estrella de Lisa. Planeta Pub Corp.
  • Wilhelm, H. (1989). Yo siempre te querré. Editorial Juventud.