4 jogos de tabuleiro educativos

· 17 de maio de 2018
Colocamos à sua disposição 4 jogos de tabuleiro que proporcionam um valor educativo real para as crianças e que permitirão aproveitar momentos únicos em família.

Os jogos de tabuleiro educativos são excelentes para o desenvolvimento cognitivo das crianças. Tenha em mente que mesmo os jogos de tabuleiro mais simples incluem algum tipo de aprendizagem, como a contagem ou o reconhecimento de cores.

Além de oferecer às crianças a possibilidade de aprender enquanto estão envolvidas e se divertindo, os jogos de tabuleiro educativos permitem que os pais passem um tempo intencional e ininterrupto com seus filhos.

Além de aproveitarem um tempo de qualidade juntos em família, as crianças aprenderão a se revezar e trabalhar em equipe enquanto se divertem com os jogos de tabuleiro.

É fácil que, como mãe, você queira deixar seu filho ganhar toda vez que brincar com ele, porque você não quer prejudicar sua frágil autoestima. Mas talvez isso não seja a melhor coisa que você pode fazer pelo seu filho, já que é bom que ele entenda que há vezes em que se ganha e outras em que se perde.

Nesse sentido, a criança deve experimentar frequentemente ambas as situações para aprender a lidar com as vitórias e com as derrotas que, inevitavelmente, acontecerão mais tarde na vida.

4 jogos de tabuleiro educativos

A seguir, te oferecemos uma lista de 4 jogos de tabuleiro educativos para crianças:

1.- Adivinha quem?

O primeiro jogo que te oferecemos é o mítico “Adivinha quem?”, ideal para trabalhar a memória e a dedução. É um jogo simples de adivinhação para dois jogadores, que consiste em descobrir de qual personagem se está falando.

O jogo tem 2 tabuleiros e conta com 24 personagens diferentes com suas respectivas 24 cartas. Consiste em fazer perguntas que só podem ter uma resposta, ou seja, sim ou não, para descobrir qual o personagem, entre todas as possibilidades.

A cada resposta, o jogador descarta personagens e esconde seus rostos no tabuleiro até restar apenas um. Ganha quem descobrir mais personagens.

jogos de tabuleiro

2.- Uno

Esta segunda opção é um jogo de cartas para 2-10 jogadores com idade de 7 anos em diante que, entre outras coisas, ajuda a aprender matemática e reforçar o vocabulário da criança.

Cada jogador começa com 7 cartas distribuídas anteriormente, viradas para baixo. O restante das cartas é colocado em um monte para comprar. Um espaço para descarte de cartas deve ser designado ao lado desse monte. Quando a primeira carta do monte é colocada no espaço de descarte, você já pode começar o jogo!

O primeiro jogador geralmente fica à esquerda de quem dá as cartas e o jogo geralmente segue no sentido horário.

Cada participante vê suas cartas e tenta combiná-las com a última carta no monte de descarte. As cartas devem corresponder ao número, cor ou símbolo.

Se o jogador não tiver nenhuma opção para jogar ou se escolher não jogar nenhuma de suas cartas, embora ele possa ter uma opção, ele deve comprar uma carta do monte de compras. Se essa carta puder ser usada, ele deve jogá-la. Caso contrário, o jogo passa para o próximo participante. Ganha o jogador que ficar sem cartas primeiro.

“Para uma criança, brincar é a possibilidade de recortar um pedaço do mundo e manipulá-lo, sozinho ou com amigos, sabendo que onde não puder chegar, pode inventar”

—Francesco Tonucci—

3.- Dixit

Se trata de um jogo de cartas que permite que as crianças a partir de 8 anos melhorem sua criatividade e competência linguística.

Para começar, um jogador é o narrador e olha para as imagens das 6 cartas que ele tem na mão. Ele deve escolher uma delas, inventar uma frase e recitá-la em voz alta, sem mostrar a carta aos outros jogadores.

Os outros participantes devem selecionar a carta que tenham nas mãos que melhor se adapte à frase.

Em seguida, o narrador embaralha sua carta com todas as cartas recebidas. Todas as imagens serão mostradas com a carta virada para cima e cada jogador terá que apostar na imagem que foi descrita pelo narrador.

Dependendo dos participantes que encontrarem a carta, o narrador e os jogadores receberão uma pontuação. O jogo termina quando o baralho estiver vazio ou quando alguém marcar 30 pontos. Em qualquer caso, o jogador com mais pontos ganha o jogo.

jogos em família

4.- Dominó

Entre os jogos de tabuleiro educativos mais populares para as crianças temos, sem nenhuma dúvida, este último jogo que te apresentaremos.

O dominó é um jogo ideal para se jogar em família, uma vez que até 4 jogadores podem participar. Além disso, favorece a concentração e a memória das crianças.

Um jogo de dominó padrão contém 28 peças retangulares marcadas entre 0 e 6 pontos em cada extremidade do lado da frente. A parte de trás geralmente é branca. Para jogar é preciso uma superfície plana com uma quantidade razoável de espaço.

As peças devem ser distribuídas entre os participantes até que cada um tenha um total de 7 peças. Para participar, os jogadores devem adicionar uma peça a quaisquer das extremidades do primeiro dominó.

Somente se pode adicionar uma peça se ela corresponder ao número de uma das extremidades na mesa. O participante que ficar sem peças primeiro é o vencedor.

Com estas ideias, será muito fácil para que seu filho se divirta enquanto desenvolve suas habilidades cognitivas. Você só precisa de um pouco de paciência para ensinar à criança as regras do jogo!