Saiba como preparar receitas de sorvetes caseiros

· 22 de janeiro de 2019
Existem muitas ideias de como preparar sorvetes caseiros. O fato de não ter uma máquina de fazer sorvete em casa não deve ser nenhuma desculpa. Existem técnicas de cozinha que farão o sorvete caseiro se assemelhar muito a qualquer produto comercial.

Com o calor e as altas temperaturas, a vontade de comer sorvete cresce. E nada melhor do que tê-lo na geladeira e não precisar sair para comprar. Fazer sorvetes caseiros é possível seguindo o passo a passo das seguintes receitas.

Fazer sorvete caseiro hoje em dia não representa nenhuma dificuldade. Pode-se fazer sorvete sem uma máquina de sorvete, obtendo o mesmo resultado cremoso igualzinho, como se tivéssemos comprado na melhor sorveteria.

Com estas receitas básicas de sorvetes caseiros, é possível preparar todas as combinações de sabores que você desejar.

Saiba preparar receitas fáceis de sorvetes em casa

Receita básica de sorvete caseiro

Ingredientes

  • 8 claras de ovo
  • 1 xícara de açúcar
  • 2 xícaras de leite evaporado
  • 400 ml de creme de leite
  • 2 colheres de chá de essência de baunilha
  • 1 pitada de sal

Modo de fazer

  1. Bata as claras com o açúcar, a essência de baunilha e a pitada de sal. É preciso ficar com a consistência de um creme amarelo e espumoso. O ponto indicado é quando, ao levantar as varas da batedeira, seja possível formar letras na superfície que demorarem alguns segundos para desaparecer.
  2. Quando chegar a esse ponto, acrescente o leite evaporado e o creme de leite. Continue batendo lentamente até incorporar todos os ingredientes. Uma vez misturados, coloque no congelador.
  3. Para evitar que o sorvete cristalize e fique uma pedra de gelo, é necessário colocá-lo formas. Dessa forma, o ar que escapar no seu resfriamento será menor do que se você o colocar em um recipiente mais amplo. Por isso, o próximo passo é colocar o creme em formas de gelo e levar ao congelador durante algumas horas.
  4. Para servir, basta desenformar o sorvete e apresentá-lo assim, com a forma de cubos de gelo.
  5. Se você quer servir da forma tradicional, triture por alguns minutos os cubos de gelo e coloque-o em um recipiente grande. Leve novamente ao congelador por meia hora. Finalmente, faça as bolas de sorvete e sirva.
  6. Para fazer sorvetes em casa de diferentes sabores, basta adicionar ao creme de leite uma xícara de purê de frutas que você desejar e algumas gotas de corante comestível para ficar com uma corzinha.
sorvete de baunilha

Sorvete de chocolate caseiro

Ingredientes

  • 1 xícara de leite
  • 1 xícara de creme de leite
  • 100 gramas de açúcar
  • 2 gemas de ovo
  • 1 colher de chá de cacau em pó
  • Chocolate ao leite em barra
  • 1 pitada de sal

Modo de fazer

  1.  Bata as gemas com o açúcar até atingir o ponto de fio. Isso acontece quando o creme fica com uma textura espumosa, consistente. Ao desenhar uma letra, ela deve permanecer sob a superfície por alguns segundos antes de desaparecer. Em seguida, reserve.
  2. Coloque em uma panela o leite, o creme de leite e o cacau em pó. Mexa até dissolver o cacau e leve ao fogo baixo. Pique a barra de chocolate e adicione à mistura, mexa até que ele derreta por completo. Acrescente a pitada de sal para realçar o sabor.
  3. Adicione as gemas batidas e mexa para que se misturem bem. Deixe alguns minutos no fogo, sem parar de mexer. Lembre-se de que o creme não pode ferver. Retire do fogo e deixe esfriar à temperatura ambiente.
  4. Para congelar, há duas opções. Pode-se proceder como na receita anterior, colocando a preparação em uma forma de gelo. A segunda opção é colocar o creme em um recipiente de metal plano e levar ao congelador, mexendo a cada três horas para evitar que o sorvete cristalize até o momento de servir.
  5. Se você quiser uma versão mais leve, substitua o açúcar por adoçante próprio para cozinhar ou açúcar mascavo, já o chocolate ao leite por chocolate amargo.

“O sorvete caseiro pode ser feito sem a necessidade de uma máquina de fazer sorvete, obtendo o mesmo resultado cremoso de quando compramos na melhor sorveteria”

Sorvete cremoso com dois ingredientes

Ingredientes

  • 1 xícara de leite condensado
  • 1 xícara de creme de leite ou nata
sorvetes de morangos naturais

Modo de fazer

  1. Em um recipiente próprio para freezer, coloque o leite condensado. À parte, bata um pouco o creme de leite e coloque o leite.
  2. Misture bem e leve ao congelador por algumas horas.
  3. Para preparar diferentes sabores, é só dividir a mistura em vários recipientes menores e adicionar o que desejar. Pode ser chocolate derretido, doce de leite, Nutella, purê de frutas, pedaços de frutas, frutos secos picados, merengues, etc. Você também pode adicionar uma corzinha ao sorvete colocando umas gotas de corante comestível.
  4. Coloque no congelador e depois de atingir a consistência desejada, sirva em bolas ou em casquinhas.

Esses sorvetes feitos em casa são tão cremosos que não ficam atrás dos sorvetes industrializados.

Além de seu sabor inconfundível, preparar sorvetes caseiros pode ser uma excelente atividade para fazer com as crianças. Proponha essa ideia e divirtam-se cozinhando!