Primeira vez no jardim de infância: como preparar seu filho

27 de maio de 2019
O começo da escolaridade nas crianças se dá no jardim de infância e, com o passar dos anos, transforma-se em uma lembrança saudosa. No entanto, o início dessa etapa costuma ter algumas complicações. 

Decidir se o seu filho vai ou não frequentar um jardim de infância pode ser um tanto complicado. Quando a decisão está tomada, é preciso enfrentar o fato de separar uma criança de sua mãe durante esses períodos de tempo.

Se você quiser saber o que fazer e o que não fazer nesse momento, continue lendo as seguintes sugestões para enfrentar a primeira vez do seu filho no jardim de infância.

O jardim de infância pode ser um pouco traumático para muitas crianças. Quando chega o momento de deixar o seu filho ir para aula, podem surgir alguns inconvenientes que dificultam a adaptação de seu pequeno. Por esse motivo, queremos ajudar você nessa primeira vez no jardim de infância, oferecendo dicas para preparar o seu filho.

Dicas para ajudar o seu filho durante a primeira vez no jardim de infância

Antes de mais nada, é necessário ter confiança em si mesma e em seu filho nesse processo. Ninguém o conhece melhor do que você. Então, use estas dicas e ajuste-as ao máximo à personalidade do seu filho.

Explique para onde ele vai e o que é um jardim de infância

Seu filho pode parecer muito pequeno, mas é necessário que você lhe dê todas as explicações necessárias. Induzir em seu filho a ideia de um ambiente comum lhe trará calma, pois é melhor para ele saber porque está indo para lá, o que vai fazer e o que vai encontrar.

Leve a criança para conhecer o lugar

Antes do primeiro dia, seria conveniente levar o seu filho ao local onde é o seu jardim de infância. Saber por onde passará até chegar, como é a fachada e, sobretudo, como é a sala de aula poderá ajudá-lo. Proporcione a ele o primeiro contato com o lugar na sua companhia.

crianças no jardim de infância

Apresente-o ao pessoal do jardim de infância

Em especial, apresente-o à pessoa que será encarregada de seus cuidados. Quem melhor do que você mesma para apresentar ao seu filho o seu cuidador ou cuidadora?

As pessoas desconhecidas, às vezes, geram inquietação e até mesmo medo. Ele não se sentirá dessa maneira se for apresentado a essa nova pessoa de uma forma harmoniosa e tranquila.

Não faça drama

Evite dizer ao seu filho o quanto vai sentir sua falta e que vocês ficarão muito separados. O seu filho precisa de uma rede emocional que lhe proporcione segurança.

Pergunte ao pequeno como está se sentindo

Faça essa pergunta antes, durante e depois de sua primeira vez no jardim de infância. Deixe que ele expresse como se sente e ajude-o a integrar todos esses sentimentos sem se sentir mal.

Não se desespere caso não seja fácil no início

O segundo dia pode ser mais complicado que o primeiro. Seja paciente, vocês conseguirão. Como acontece com qualquer outra pessoa, é normal que as crianças custem a se adaptar a novos ambientes e a pessoas que não conhecem.

“A tarefa do educador moderno não é derrubar florestas, mas sim irrigar desertos.”

—C. S. Lewis—

Benefícios de uma boa adaptação

Fornecer um ambiente seguro durante a primeira vez no jardim de infância trará muitos benefícios para o seu filho, que, sem dúvida, darão frutos no futuro. Alguns deles são:

  • Confiança em si mesmo. Ele conseguirá enfrentar situações novas sem medo e com confiança na sua própria capacidade de adaptação.
  • Independência. Ele vai aprender a lidar com tudo aquilo que a vida possa colocar na frente, sem ter que recorrer de forma sistemática a alguém que lhe diga o que fazer. Ele será educado a ter seu mais poder de decisão, autonomia e independência.
crianças na aula

  • Gestão emocional. Saber que pode contar para você o que sente sem ser julgado ou reprimido é um enorme benefício. Dizer que você sempre estará disposta a ouvi-lo fará dele um adulto seguro, livre em seus sentimentos e capaz de gerir os mesmos.
  • Empatia. O jardim de infância ensina a criança a desenvolver a empatia. Além disso, você tem um papel essencial para que seu filho entenda o que essa qualidade pode englobar. Saber reconhecer os seus sentimentos e os dos outros irá ajudá-lo a lidar com o resto do ambiente.

Pode parecer que a primeira vez no jardim de infância vai ser um processo complicado, mas não se desespere. Tenha em mente que todos os pais sentem um pouco de ansiedade ao enfrentar situações novas.

Em suma, ajude o seu filho a passar por essa fase da vida da melhor maneira e a incorporar novos horizontes nela. Lembre-se de que você não está abandonando o seu filho no jardim de infância, mas sim está incluindo uma rotina no seu dia a dia.