Tabela de rotinas para as crianças: conheça os seus benefícios

6 de abril de 2019
Você quer saber como criar uma tabela de rotinas para as crianças? Aqui estão algumas ideias sobre como usar a disciplina e a tabela de rotinas para que os seus filhos te obedeçam.

Introduzir tabelas de rotinas para as crianças é fundamental para o seu desenvolvimento. Se  forem bem estruturadas, elas poderão marcar as orientações que os seus filhos devem seguir durante o dia, além de ajudá-los a dar uma ordem lógica às atividades e automatizar determinadas tarefas. Você já utiliza alguma?

Por que as tabelas de atividades são necessárias?

É muito provável que as crianças não obedeçam a uma ordem logo de cara. Ou seja, o mais normal é precisar repeti-la várias vezes até que elas te deem ouvidos.

Para evitar que isso aconteça, existem as tabelas de rotinas, as quais vão ajudar as crianças a ter um bom desenvolvimento psicológico a longo prazo e a amadurecer mais rapidamente.

Muitas vezes, pode ser impossível fazer com que os seus filhos façam as coisas em casa. Não há melhor maneira de eles saberem o que é uma rotina – algo que vai acompanhá-los durante toda a vida adulta – do que colocando-a em prática desde cedo.

Como ensinar as crianças a fazer uma tabela de rotinas

Como ensinar as crianças a fazer uma tabela de rotinas?

Você pode tentar fazer com que elas mesmas façam a tabela para que, dessa forma, possam fazê-la com mais entusiasmo, embora você deva ajudá-las a fazer isso.

Você deve começar sentando com o seu filho e pegando um lápis e uma folha. Enquanto você o ajuda, pode perguntar o que ele gostaria de fazer quando acordar pela manhã e anotar todas as respostas que ele te der.

Então, você deve fazer um recorte e organizar o que o seu filho te disse. Você deve imaginar a ideia principal e colocá-la no papel. É muito importante que cada quadro da rotina tenha a menor quantidade possível de palavras, visto que serão constituídos de imagens para que a criança possa entender melhor.

Quanto às imagens, você pode fazer com que os seus filhos desenhem o que você escreveu na frase. Outra opção é colocar imagens que representem cada quadro.

As vantagens de implementar a tabela de rotinas em uma idade precoce

As rotinas vão permitir que as crianças organizem a mente e, ao mesmo tempo, estabeleçam horários adequados para cada tarefa.

A tabela de rotinas ajuda na concentração, favorece a independência, estimula a autoestima, ajuda as crianças a serem autônomas e a alcançar realizações por seus próprios méritos e esforços, além de promover um senso de responsabilidade.

A vantagem por excelência das tabelas de rotinas é que elas aumentam o senso de responsabilidade das crianças. Quando seguem rotinas desde pequenas, as crianças tendem a ser mais organizadas nas suas vidas diárias.

Elas também têm um maior desenvolvimento do comprometimento. Além disso, são mais conscientes do seu comportamento e se responsabilizam pelos seus atos.

Segurança e independência

Outra das grandes vantagens que a tabela de rotinas para crianças oferece é a confiança que ela lhes proporciona. Quando as crianças seguem rotinas diárias, elas geralmente são mais seguras de si.

Ademais, também confiam mais nas outras pessoas e percebem o mundo com mais otimismo, o que faz com que elas sintam que têm algum controle sobre o seu entorno.

Além disso, elas também estimulam a independência. Seguir certas rotinas se torna um excelente exercício para estimular a independência e a autonomia da criança, pois quando aprende a fazer uma tarefa por conta própria, ela se torna independente dos pais e desenvolve as suas próprias habilidades.

Ajudam na comunicação e no desenvolvimento emocional

Elas são responsáveis por facilitar a comunicação familiar. Pode ser exaustivo ter que lembrar os seus filhos do que eles têm que fazer o tempo todo, o que, além disso, também pode se tornar uma razão para o conflito familiar. Por outro lado, se as crianças cumprirem certas rotinas, você vai se sentir menos sobrecarregada.

Por fim, a tabela de rotinas favorece o desenvolvimento emocional. Quando as crianças têm clareza sobre as suas rotinas, há um impacto positivo nesse sentido, uma vez que suas vidas estarão organizadas.

Isso proporciona uma maior sensação de segurança que, com o passar do tempo, pode se traduzir em um melhor autocontrole e autoconfiança.

a tabela de rotinas favorece o desenvolvimento emocional.

Pegue algumas ideias

A tabela de rotinas é uma tabela simples dividida diversas colunas. Em um dos lados, devemos incluir os dias da semana e, do outro, as principais rotinas que as crianças devem seguir; tais como higiene pessoal, tomar café da manhã, escovar os dentes e comer.

No centro da tabela, onde as colunas se encontram, deve haver pequenos quadros em branco que os seus filhos devem preencher sempre que cumprirem com a rotina correspondente.

Uma vez terminada a semana, caso eles tenham completado todas as rotinas sem que você tenha precisado lembrá-los, você pode dar um pequeno prêmio para motivá-los a continuar assim. Contudo, tente fazer com que seja algo emocionalmente valioso e não puramente material.

  • Lentini, Rochelle; Fox, Lise. Guía de rutinas familiares: Soluciones positivas para las familias; Centro sobre los Fundamentos Sociales y Emocionales para el Aprendizaje Temprano; 46 págs.