Primos da mesma idade: um relacionamento especial

22 de janeiro de 2019
As palavras são insuficientes para descrever o vínculo especial que compartilhamos com nossos primos. Eles são protagonistas de muitas das nossas memórias de infância, especialmente quando têm uma idade próxima.

É possível que suas primeiras lembranças familiares incluam os primos da mesma idade com os quais você sempre teve um relacionamento especial. 

Embora seja verdade que durante a infância eles não estão tão presentes quanto os irmãos, toda vez que aparecem dão todo o seu afeto e ocupam diferentes papéis, todos eles especiais e positivos.

Como não poderia ser de outra forma, isso faz parte de uma tradição familiar. Um primo da mesma idade sempre esteve lá e você contou a ele todos os seus segredos, até mesmo intimidades. De fato, há relações muito especiais na infância com os primos, seja por afinidade ou por proximidade.

Se você tem um primo da sua idade, sabe exatamente do que estamos falando. Provavelmente, eles eram seus melhores amigos em sua família enquanto você crescia. 

Da mesma forma, para os filhos únicos, essa relação pode ter sido ainda mais especial. Mesmo que quando vocês atingem a idade adulta o relacionamento não seja mais o mesmo, você sempre terá guardado na memória aqueles verões juntos ou os passeios de bicicleta.

Primos da mesma idade

Os primos são irmãos que não moram na mesma casa. De fato, ter um primo da mesma idade carrega todos os benefícios de ter um irmão, com a diferença de que você não precisa viver com ele. Longe de ser algo ruim, esse detalhe até favorece para que não haja problemas entre os dois.

Primos brincando no jardim

Para alguns, são aqueles irmãos que gostariam de ter tido, os primeiros a ouvirem as confidências ou os segredos mais bem guardados. É uma oportunidade para testar habilidades sociais, enquanto se estimula o desenvolvimento cognitivo e motor das crianças.

De fato, quando os primos são da mesma idade, isso significa ter um amigo para todos os eventos familiares importantes. Isso permite que as crianças fujam e se divirtam enquanto os adultos conversam.

Inclusive, muitos primos da mesma idade compartilham o senso de humor da família e foram criados em um contexto similar. 

Na verdade, são semelhantes o suficiente para se sentirem muito confortáveis ​​quando estão juntos. É muito reconfortante passar um bom tempo com alguém que tenha a mesma inteligência e aproveite as mesmas piadas que você.

Quando são mais velhos, podem rir e brincar sobre os aspectos específicos disfuncionais da família. E é bom saber que se tem alguém em quem confiar.

Os primos são os amigos com os quais você pode compartilhar celebrações familiares, como quando alguém se casa ou tem um bebê. Além disso, eles têm os mesmos avós para passar algum tempo juntos e em família.

“Você não escolhe sua família. Eles são um presente de Deus para você, assim como você é para eles”
-Desmond Tutu-

Benefícios de ter um primo da mesma idade

Estes são alguns benefícios que vêm de ter um primo da mesma idade:

  • Agir mais como irmão do que como primo, e mais como melhor amigo do que como irmão.
  • As reuniões familiares são infinitamente mais divertidas quando você tem um primo da mesma idade.
  • Eles escolhem quando querem passar tempo juntos sem a obrigação de fazê-lo, como pode acontecer com os irmãos.
  • São criadas boas lembranças de reuniões familiares, das muitas horas de brincadeiras enquanto os adultos conversavam.
primas brincam sorrindo

  • Compartilham o mesmo sangue e o vínculo é forte e inquebrável.
  • Há uma comunhão especial, nos bons e nos maus momentos.
  • É uma combinação perfeita entre família e amigos.
  • Desenvolvem habilidades motoras brincando juntos.
  • Compartilham o mesmo senso de humor, muitas vezes insuflados por adultos em reuniões familiares.
  • Promovem um vínculo afetivo desde pequenos.
  • Encontram no outro um companheiro com quem se divertir e com quem formam uma amizade pela vida.
  • Sabem o que é fazer parte da mesma família e, portanto, compreendem algumas de suas reações ou modos de ser.

Por fim, lembre-se de que os benefícios de ter um primo da mesma idade são variados e muito valiosos. Se você é um daqueles sortudos que têm um primo da mesma idade, tente aproveitar essa experiência única, que é acompanhada por muitos momentos inesquecíveis.

Da mesma forma, se seu filho tem primos da mesma idade, deixe-o passar o máximo de tempo possível com eles. É uma relação que deve ser cultivada desde a infância, uma vez que desempenha um papel muito importante na vida das crianças.