Promoção da resiliência na infância
A resiliência é a capacidade de enfrentar situações difíceis e, apesar delas, sair mais forte. Embora as crianças devam receber a proteção e o cuidado dos adultos, a promoção da resiliência e dessas capacidades desde cedo pode ser um bom recurso para desenvolver uma autonomia progressiva.
Pesquisadores do Departamento de Saúde de Minnesota, nos Estados Unidos, determinaram que a resiliência é o resultado de um conjunto de interações dinâmicas entre as experiências adversas de uma pessoa e os seus fatores de proteção. Embora isso possa parecer complexo, vamos tentar esclarecer essa ideia.
A promoção da resiliência e a sua aplicação prática na vida real
Não é incomum ver pessoas e famílias que passaram por situações de extrema dificuldade na vida, mas que ainda conseguem tolerar a adversidade. Por outro lado, podemos conhecer famílias e amigos que, diante do menor problema, parecem entrar em colapso. Qual é a diferença entre eles?
Sem dúvida, existem fatores genéticos, sociais e comportamentais que são responsáveis por essas diferenças. Mas diferentes estudos concordam que a resposta está na chamada resiliência. A física, por exemplo, aborda esse assunto ao se referir à elasticidade de certos objetos que, apesar das pressões, mantêm a sua forma original.
Resiliência: ela nos torna diferentes?
Duas famílias diferentes que passam pela dor de perder um filho atravessam o luto de maneiras também diferentes. Enquanto uma delas sucumbe à tragédia, a outra (a título de exemplo) consegue superar as diferentes fases do luto que variam entre:
- A raiva;
- A tristeza;
- A aceitação.
A promoção da resiliência: fonte de mudanças substanciais
A resiliência, portanto, parece ser o elo que pode gerar uma mudança substancial no modo como os problemas são vistos, para agirmos de acordo. Ela é alimentada por:
- Autoestima;
- Autoconfiança;
- Espiritualidade;
- Senso de humor.
Muitas vezes incluída entre as habilidades para a vida, a resiliência vêm ocupando um papel de destaque desde a década anterior, que permanece em vigor.
Longe da ideia de ser uma fórmula mágica que vai nos proteger de todas as situações de dificuldade, é interessante incorporar a aprendizagem da resiliência em sala de aula.
Em resumo
Resiliência é a capacidade de uma pessoa para superar os próprios problemas e até mesmo transformar os obstáculos em pontos fortes. Embora possa haver certos componentes biológicos ou inatos, a boa notícia é que a resiliência pode ser aprendida.
Juan de Dios Uriarte, que integra o Departamento de Psicologia Evolucionária e Educação da Escola de Ensino de Bilbao, na Espanha, destaca que:
“A escola pode ser um contexto para o desenvolvimento integral e para a promoção da resiliência de todos os alunos, desfavorecidos ou não, se for capaz de superar a mera função cognitiva de ensinar e aprender. […] Assim, ela se torna um verdadeiro espaço de comunicação, dando oportunidades para que todos os alunos estabeleçam vínculos positivos que, em alguns casos, compensam as experiências negativas de outros contextos sociais.”
-Juan de Dios Uriarte-
Assim, incluir professores, profissionais da saúde e as próprias famílias em programas de capacitação em resiliência representa um recurso e, particularmente, um desafio a ser construído e consolidado.
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- Uriarte, Juan de Dios. (2006). CONSTRUIR LA RESILIENCIA EN LA ESCUELA. Revista de Psicodidáctica [en linea] 2006, 11 (Sin mes) http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=17514747002 ISSN 1136-1034.
- www.health.state.mn. (n.d.). Minnesota Department of Health. https://www.health.state.mn.us/communities/mentalhealth/community.html