Quais os benefícios da música para as crianças?
São inúmeros os benefícios da música, especialmente quando nos referimos à música clássica. Esse tipo de música é de grande ajuda durante a gravidez e em diferentes estágios da nossa vida. As crianças também podem se beneficiar da música em diferentes níveis.
Se considerarmos que animais e plantas também se beneficiam com a música, então podemos ver que ela realmente tem propriedades peculiares.
Por conseguinte, entende-se que o desenvolvimento de uma pessoa pode ser favorecido por meio de uma dose correta de ritmo na infância. Aparentemente, a música estimula a fala, a inteligência, as habilidades motoras e os sentidos. Em particular, desenvolve a audição e o pensamento espaço-temporal.
Benefícios da música para as crianças
De acordo com pesquisas recentes, os sons musicais produzem efeito perceptível sobre o cérebro das crianças. Acredita-se que ela tem um impacto particular nas áreas relacionadas com o nível sensorial. Foram encontrados outros impactos também nos seguintes aspectos:
- Ajuda a melhorar a concentração, memória e capacidade de atenção
- É um estímulo da inteligência. Melhora as habilidades matemáticas e o raciocínio
- Incentiva a capacidade de expressão verbal e a linguagem corporal
- Fortalece a aprendizagem de conceitos e palavras. A música é um excelente mecanismo para ativar a linguagem por meio de letras de músicas. Por essa razão é considerada ideal para desenvolver a linguagem.
- Favorece a capacidade auditiva uma vez que permite um contato puramente auditivo tanto pelos sons dos instrumentos quanto pelas letras
- É um excelente incentivo para melhorar as habilidades sociais. Através da música, as crianças podem interagir com outras e até mesmo com adultos
- Estimula o desenvolvimento de outras habilidades artísticas, como por exemplo a poesia, a dança, a pintura ou o artesanato. Isso porque ela afeta a área do lado direito do cérebro onde a imaginação e a criatividade são desenvolvidas.
- Quando as crianças estudam música, desenvolvem sua inteligência em diferentes níveis, enquanto ganham autonomia, maturidade e disciplina
- Combinando música e dança, as crianças podem desenvolver habilidades motoras. Podem reforçar a tenacidade e a força muscular e contribuir para a coordenação e o equilíbrio
- A música também estimula os sentidos, o ritmo e o autocontrole
- Ele atua em todas as áreas do desenvolvimento infantil
- Contribui para o crescimento intelectual quando se permite a evocação de memórias, imagens e conceitos abstratos
- Uma vez que as rotinas são criadas a partir da música, as crianças são capazes de estabelecer uma disciplina em vários aspectos de suas vidas
Como a música afeta o cérebro da criança?
Uma pessoa obtém a maioria do aprendizado que necessita nos primeiros anos de vida. Por isso, as crianças funcionam como receptores de vários estímulos. O cérebro da criança tem múltiplas capacidades, mas irão criar e melhorar a maior parte de suas habilidades somente com o tempo.
Por exemplo, um homem que nasceu com a capacidade de falar, ou seja, com a linguagem inata, não significa que vai poder falar desde o nascimento. No início, a maioria das nossas capacidades nos permitem apenas sobreviver. No entanto, ao longo do tempo, respondemos aos estímulos externos para transformar nossas percepções e ações.
Consequentemente, se uma criança mantiver contato com a música em uma idade precoce, desenvolverá habilidades diferentes daquelas que não tiverem o mesmo contato. Dessa forma, ela poderá tirar proveito dos benefícios extras que essa atividade implica. A música tem poder também sobre a atitude humana, fazendo com que nos tornemos mais positivos perante a vida.
É desejável que as crianças realmente escutem os sons, que não vejam a música como uma obrigação. Também é importante escolher a hora, o local e ritmo corretos. Podemos aproveitar a maioria de seus benefícios, por exemplo, para ensinar uma lição. Lembre-se de que a música é muito útil no âmbito educacional.
Portanto, a música é apropriada em sala de aula, centros de saúde e em casa. Através dessa ferramenta, estimulamos a aprendizagem, conseguimos o recurso desejado e estabelecemos um melhor relacionamento entre crianças e adultos.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Albornoz, Y. (2009). Emoción, música y aprendizaje significativo. Educere, 13(44). https://www.redalyc.org:9444/error.xhtml?cid=306728
- Benítez, M. A., Abrahan, V. M. D., & Justel, N. R. (2018). Beneficios del entrenamiento musical en el desarrollo infantil: una revisión sistemática. Revista Internacional de Educación Musical, (5), 61-69.
- Brewer, C. (1995). Music and learning: Integrating music in the classroom. Bellingham, WA: LifeSounds.
- Mantilla, D. (2012). La influencia de la musica en el aprendizaje infantil. 1 de Noviembre.
- Tobar, C. (2013). Beneficios de la música en el aprendizaje. Revista EducAcción, 18, 34-35. http://www.usfq.edu.ec/publicaciones/para_el_aula/Documents/para_el_aula_06/0018_para_el_aula_06.pdf
- Vargas, R., & María, K. (2010). La educación musical y su impacto en el desarrollo. Revista de educación y desarrollo, 53-60. http://www.cucs.udg.mx/revistas/edu_desarrollo/anteriores/12/012_Reynoso.pdf