Estimule os dons do seu filho

· 20 de dezembro de 2016

Todos os pais pensam que os filhos são os melhores e imaginam que eles chegarão longe na vida. Quem nunca sonhou com um filho sucessor de Messi, Einstein, Beethoven ou Picasso? Deixando esses sonhos e desejos paternos de lado, a verdade é que você deve desenvolver um papel importante. Se fica se perguntando “como devo estimular os dons do meu filho ?” Neste artigo te ensinaremos algumas dicas.

Isso se deve ao fato de muitas crianças terem um talento oculto e a missão dos pais é, justamente, descobrir esses dons para potencializá-los. O momento ideal para estimular os dons do seu filho é quando ele deixa de ser um bebê para se converter numa criança.

Aproveite para observar o seu filho e descobrir a sua paixão e em qual matéria ele se destaca, para dessa maneira poder potencializar suas técnicas, habilidades e talentos. O que isso tem de bom? Enquanto a criança desenvolve suas qualidades artísticas e esportivas os seus sentidos e sua capacidade motora também se desenvolvem.

No entanto, não desclassifique seu filho se ele não mostrar um interesse especial por algum disciplina concreta e a se tarefa de estimular os dons parece não dar frutos, visto que nem todos nascem com uma estrela que os destina a brilhar na vida, mas podem ser amplamente felizes sem alcançar o estrelato.

Como estimular os dons do meu filho com naturalidade

Quase todas as crianças possuem talentos únicos e intransferíveis, por isso, sua tarefa é estimular os dons do seu filho, motivando-o a desenvolver essas capacidades naturais desde a idade pré-escolar. Trata-se simplesmente de observar atentamente a criança com o intuito de conhecer o que chama a sua atenção e no que ele é mais adepto.

Cuidados que tenho que tomar para estimular os dons do meu filho: evite pressioná-lo, apenas demonstre estar orgulhoso de cada pequena conquista. Algo muito comum aos pais é cometer o enorme erro de exigir das crianças que se destaquem nas matérias nas quais eles tinham facilidade, mas o talento é natural e intrínseco a cada pessoa, não é possível herdá-lo.

Contudo, a pergunta é: como saber o que a minha criança gosta mais? Claro que a melhor ideia não é matriculá-lo em muitas classes e cursos diferentes porque a criança não terá tempo para brincar e descansar, algo fundamental para o seu desenvolvimento.

Por isso, trate de conhecê-lo profundamente com o objetivo de descobrir no que ele demonstra interesse. Dessa maneira poderá guiar seu filho em direção à compreensão dos seus interesses pessoais, estimulando seus dons, aptidões, habilidades físicas e mentais. Uma tarefa que leva muito tempo, mas que vale a pena.

Primeiro passo: como devo começar a estimular os dons do meu filho

. Exponha seu bebê às músicas de diferentes gêneros.

. Acompanhe-o na realização de atividades ao ar livre, especialmente esportivas.

. Apresente seu filhos à pintura, lápis, papéis e massa de modelar para que experimente e esteja em contato com a arte.

. Você pode levá-lo à museus de diferentes temas, gratuitos ou pagos.

. Incentive sua memória e sua inteligência com quebra-cabeças, teste de memória, legos, jogos de tabuleiro, etc.

. Permita que ele ajude na cozinha.

. Deixe um eletrodoméstico ou aparelho que não serve mais para que ele brinque de consertá-lo, tirando as peças e arrumando outra vez.

Segundo passo: como estimular os dons do meu filho naturalmente

Assim como dissemos anteriormente, o talento é natural, mas é verdade também que se você incentiva adequadamente os dons do seu filho acabará impulsionando o desenvolvimento pleno dos seus talentos. Por isso, se  notar que a criança demonstra um interesse especial por determinadas práticas, busque realizar alguma atividade que estimule sua aprendizagem.

Você pode realizar a atividade com a criança em casa inscrevendo-a num curso onde ela possa reforçar o seu dom, levá-la à museus, obras de teatro e eventos esportivos com o intuito de que esteja em contato com aquilo que tanto chama sua atenção. Obviamente, sempre consultando-a previamente e com o seu consentimento, nunca por obrigação.

Estimular os dons do meu filhos relacionados a sensibilidade artística

Estimular os dons do meu filhos relacionados a sensibilidade artística

Seria interessante, independentemente do campo em que o seu filho se destaque, que você estimule sua sensibilidade artística. A arte é a expressão da criatividade e da sensibilidade humana capaz de potencializar o desenvolvimento dos sentidos, a manifestação de emoções e a inteligência.

Os especialistas afirmam que essa prática obriga o uso dos dois hemisférios cerebrais, onde estão localizadas as atividades lógicas, matemáticas, analíticas e conscientes, assim como as inconscientes, sintéticas e intuitivas típicas dos talentos artísticos.

Estimular os dons do meu filhos relacionados a atividades artísticas

Para estimular os dons do seu filho lembre-se que a partir dos 2 anos ele começará um processo de conhecimento e integração com o mundo que o rodeia, começando a desenvolver seus sentidos. Por isso você pode se dedicar a potencializar as qualidades visuais e auditivas da criança mediante uma variedade de estímulos.

. Procure sempre brinquedos de diferentes cores, formas e texturas, com sons e luzes.

. Proporcione pinturas de diferentes tipos e massinhas de modelar para que ele pinte e crie figuras.

. Leia contos e poemas desde a gestação.

. Ponha música de diferentes gêneros desde cedo. Cante e dance com o seu filho para desenvolver suas habilidades musicais.

. Adquira instrumentos musicais de brinquedo para que ele experimente.

. Leve-o para assistir peças de teatro e musicais para crianças.

Contudo, se você notar que o seu filho manifesta um interesse especial por algum desses estímulos, se divertindo e dedicando muito tempo para essas atividades, considere matriculá-lo em aulas especiais de arte, música ou escultura. Se ele se estimular ainda mais com as aulas, fique feliz: você cultivou fundo esse talento.

Estimular os dons do meu filhos relacionados ao esporte

Quando você pensar em estimular os dons do seu filho não se esqueça que a sua familiaridade com a música e a arte é importante para o seu desenvolvimento, mas também para favorecer suas habilidades motoras. Não deixe de lado nenhuma das duas competências, nada melhor que uma combinação das duas.

É notório que o esporte é benéfico para a saúde, que favorece o crescimento da criança. Aquelas crianças com tendência sedentária, que não brincam, nem correm ou pulam, são mais frágeis e, por isso, mais propensos a contrair doenças.

Estimular os dons do meu filho

Os especialistas recomendam não deixar sua criança praticar exercícios apenas nas aulas de educação física nas escolas, mas deve-se estimular a prática do exercício no seu filho para que ele adote essa prática como um hábito saudável. Passeios de bicicletas, caminhadas, natação ou praticar aulas de algum esporte que ele goste podem favorecer seu crescimento e desenvolvimento.

Outras vantagens de estimular essas práticas é que evita doenças como a obesidade enquanto potencializa suas habilidades sociais, ajudando seu filho a se relacionar com mais pessoas e a fazer amigos fora do âmbito escolar. Nesses casos, evite forçar e pressionar seu filho se ele não quiser.

Como ajudar e estimular os dons do meu filho e sua inclinação em relação ao esporte?

. Sempre demonstre orgulho pelo seu filho sem ligar para os resultados ou seu rendimento.

. Assegura-se de que a criança disponha de horas livres suficientes para brincar.

. Se ele perder repentinamente o entusiasmo em torno da atividade busque as causas antes de tirá-lo das aulas.

. Não o encha com conselhos de como melhorar, nem exija muito. Você é seu torcedor, não seu treinador

. Tenha bom senso na hora de matriculá-lo em cursos. Não o sobrecarregue com várias atividades.