Qual é a idade ideal para aprender a ler?
Qual é a idade apropriada para aprender a ler? É uma questão cuja resposta vai depender das habilidades adquiridas pelas crianças e seu amadurecimento. Apressar ou pressionar pode ser nocivo e até gerar frustração.
Primeiro: aprender a falar
O primeiro requisito é que a criança tenha um comando básico da linguagem. Isto é, que saiba falar e entender o que ouve.
A maturidade é outro aspecto que deve ser considerado, uma vez que a criança pode não ser capaz de assimilar esse tipo de aprendizado. Portanto, para aprender a ler, é necessário um desenvolvimento psicológico e cognitivo adequado para iniciar esse processo.
Um tempo transcorre desde o início dos primeiros sons até alcançar uma naturalidade na expressão através da linguagem. Esse tempo será maior ou menor dependendo de cada criança. A linguagem escrita requer alto desenvolvimento intelectual e a criança deve ser capaz de lidar com isso.
Qual é a idade mínima para aprender a ler?
Os primeiros contatos com a linguagem escrita podem ocorrer dos três aos cinco anos de idade. Traços, brincadeiras, desenhos, saber algumas letras ou palavras – como nomes – podem despertar o interesse da criança pela linguagem escrita. Reconhecer alguns sinais e começar a usar o lápis é mais do que suficiente nessa idade.
O mais comum é iniciar a criança em atividades de leitura e escrita aos seis anos de idade. De acordo com suas habilidades naquele momento, ela poderá seguir em frente.
As questões a serem consideradas para uma criança começar a aprender a ler são:
- Coordenação motora.
- Organização visual.
- Amplo vocabulário.
- Capacidade de ouvir.
- Interesse para aprender.
O estímulo precoce é nocivo?
No mundo de hoje, tudo está indo mais rápido e as crianças também. Essa é uma era de estimulação constante, cada dia mais precoce.
No entanto, o avanço de determinados processos pode ser nocivo. A frustração pode aparecer e desencadear problemas de compreensão e expressão que se manifestam por volta dos 12 anos de idade.
“É necessário um desenvolvimento psicológico e cognitivo adequado para aprender a ler”
Passar da linguagem oral para a escrita implica um salto. Um som após o outro muda para um símbolo após o outro. Isso pode ser confuso e abstrato demais para a criança. Como consequência, o avanço dos processos pode desmotivar seu filho.
O início das habilidades grafomotoras
Tanto o método tradicional quanto o construtivista fixam em três anos o período de início da atividade grafomotora. Essa prática de movimentos de escrita ou ensino de palavras é aplicada a partir do período da educação infantil.
A motivação é fundamental
A motivação é uma responsabilidade de pais e professores e é o fator determinante para alcançar os objetivos. O importante é que a criança não se sinta pressionada. Perto dos cinco anos de idade, ela já é capaz de se adaptar às rotinas, e desenvolve habilidades sociais, brinca e trabalha em grupos. Tudo pode ser alcançado, mas sem imposições.
A imitação é uma prática comum nas crianças. Elas podem se interessar em ler ou escrever quando veem os mais velhos fazendo isso. Poderão, inclusive, reconhecer e tentar reproduzir as letras do seu nome ou escrever uma carta aos avós ou a um amigo.
De acordo com tudo isso, qual seria a idade recomendada para começar a ler? A resposta a esta questão vai depender da maturidade de cada criança.
Como estimular sua criatividade
Existem ações que podem ajudar a criança a começar mais cedo na alfabetização. Com esses atos simples podemos estimular sua criatividade:
- Leia boas histórias.
- Brinque com cartas ou jogos relacionados a palavras.
- Mostre livros com relevos, texturas ou jogos.
- Coloque materiais de desenho e escrita ao seu alcance.
A imitação é uma prática comum nas crianças. Elas podem se interessar em ler ou escrever quando veem os mais velhos fazendo isso.
O objetivo dessas ações sempre deve ser divertir a criança. Desta forma, ela vai se interessar espontaneamente pelo maravilhoso mundo da leitura, uma ferramenta que poderá manter por toda a vida.
Uma criança que expressa e pronuncia bem as palavras e entende o que é dito está pronta para aprender a ler. Se ela entender conceitos como ’em baixo’, ’em cima’, ‘antes’, ‘depois’, ‘esquerda’ ou ‘direita’, o início da leitura será mais fácil.
Quando ela for capaz de fazer movimentos com a mão controlando a pressão no lápis, o início pode ser iminente.
Desde o ensino de letras e orações até propostas que estimulam a imaginação e a criatividade, as opções são variadas. O importante é acompanhar as crianças levando em conta seu próprio ritmo e ajudá-las nesse processo sem fazer nenhum tipo de pressão.
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