6 benefícios de brincar com o bebê em frente ao espelho

02 Fevereiro, 2018

Brincar com o bebê em frente ao espelho vai trazer muitos benefícios. Ao contrário do mito de que colocar o bebê em frente ao espelho atrasa a fala, as atividades que são realizadas quando o bebê pode se ver, e ver você ao mesmo tempo, irão ajudar no seu desenvolvimento. Neste artigo falaremos sobre esse tema.

Benefícios de brincar com o bebê em frente ao espelho

Ajuda a conhecer o próprio corpo

Para ajudar seu filho a conhecer o próprio corpo, coloque-o por alguns instantes diante de um espelho para que ele possa se ver inteiramente. O espelho vai ensinar o bebê sobre linguagem corporal e sobre como ele enxerga a si mesmo.

Com 8 meses ainda é muito cedo para o pequeno saber que a imagem que está vendo é a imagem dele mesmo, à medida que cresce ele se acostuma a se ver e a relacionar gestos e movimentos que faz com os que observa “no outro”, assim ele vai se dando conta de que se trata do seu próprio reflexo.

A empatia

brincar com o bebê em frente ao espelho

Quando você coloca seu bebê para brincar em frente ao espelho está ajudando-o a exercitar a empatia.

A criança que se olha, sorri, e encontra uma resposta para sua alegria aprende a sentir empatia pelos outros.

Brincar com o bebê em frente ao espelho Favorece o desenvolvimento cerebral

Sempre que puder acompanhe seu filho nos momentos de brincadeira em frente ao espelho. Além de observar a própria imagem e interagir com ela, o fato de se ver enquanto está no colo e receber beijos e carinhos produz grande satisfação.

Porém, e enfatizamos isso, sendo ainda um bebê, seu filho não estará totalmente consciente de que se trata dele mesmo. Ver os gestos e a relação estabelecida entre aquela outra mamãe que é igualzinha a você, e o bebê que ela carrega produzem sentimentos prazerosos.

Todos os estímulos positivos que você dá ao seu filho vão ajudá-lo no desenvolvimento cerebral.

É um momento de conhecimento do ambiente quando o bebê começa a brincar em frente ao espelho

conhecimento do ambiente quando o bebê começa a brincar em frente ao espelho 

Desde pequeno seu filho está atento a tudo que existe e acontece ao seu redor.

Cada bebê representa uma oportunidade única para que o futuro que temos seja ainda melhor que o nosso presente.

-Anônimo-

Se você muda qualquer elemento dentro da casa, ele vai perceber, como se fosse um especialista em decoração. O objetivo e o passatempo dos pequenos são exatamente esse: observar tudo para aprender com o ambiente ao redor.

Um espelho pendurado no quarto do bebê também vai servir para que ele possa olhar lugares e coisas que estão em um ângulo diferente da posição em que se encontra; ou mesmo para reforçar o conhecimento que o pequeno já tem sobre o espaço.

Sua imagem no espelho traz tranquilidade, diversão e faz com que se sinta seguro

Uma criança se sente segura e confiante quando está junto com outra criança.

Ver a outra criança sorrir, brincar, mexer as perninhas animada produzem o mesmo efeito de calma e relaxamento.

O movimento corporal e todos os gestos que aquela criança faz, deixa o bebê muito entretido, mais que qualquer boneco na verdade.

Se você quer obter todos esses efeitos com seu bebê, coloque um espelho no quarto dele ou em qualquer outro espaço onde ele possa brincar. Você vai ver que a criança que se olha no espelho fica muito encantada.

O desenvolvimento psicomotor ao brincar com o bebê em frente ao espelho 

Aproveite as brincadeiras em frente ao espelho para reforçar a motricidade.

Coloque um lençol no chão, um espelho em uma parede e, um pouco distante do espelho, coloque seu filho no chão para brincar.

Se ele ainda for muito pequeno, coloque-o de barriga para baixo, assim o momento será aproveitado para reforçar a musculatura e o controle cefálico.

O desenvolvimento psicomotor ao brincar com o bebê em frente ao espelho 

Caso seu filho já fique sentando, coloque-o no chão ao redor de alguns brinquedos. Deixe um dos brinquedos mais perto do espelho para que o pequeno veja a si mesmo e o brinquedo e se interesse em pegá-lo.

Nesse interesse ele vai exercitar o corpinho e vai se esforçar para engatinhar até o brinquedo.

Como você vai perceber, colocar o bebê para brincar em frente ao espelho vai trazer muitos benefícios.

Quando você for fazer isso precisa apenas ter em mente que os espelhos e os bebê não combinam quando muito próximos. Assim, esse elemento de decoração e beleza deve ficar o tempo todo à uma distância segura do seu pequeno.