Quando se preocupar com a onicofagia?
A onicofagia pode ser algo muito comum na vida das crianças. No entanto, é necessário tratar a tempo para evitar que o mau hábito permaneça até a idade adulta.
A onicofagia consiste em roer as unhas de maneira constante, por uma razão ou outra. E pode ocasionar problemas de saúde se ocorrer ininterruptamente. Em outras palavras, a perda do controle sobre o comportamento é o que indica que algo não vai bem.
Devemos nos preocupar com a onicofagia quando deixa de ser um comportamento aleatório e, devido à frequência da repetição se transformou num mau hábito.
Quando as crianças roem as unhas, inclusive antes de terem crescido, devemos prestar atenção e intervir. Para isso, a primeira coisa que devemos observar é que pode ser a causa desse comportamento nas crianças.
Causas da onicofagia nas crianças
- Estresse.
- Ansiedade.
- Tédio.
- Acontecimentos emocionalmente dolorosos, como o falecimento de uma pessoa próxima, briga entre os pais, incertezas pela chegada de um novo irmão, entre outros.
Consequências
A onicofagia pode ocasionar diversos problemas de saúde nas crianças, em maior ou menor intensidade. A seguir vamos comentar os mais comuns.
Problemas dentários
- Alinhamento anormal dos dentes. Por causa de uma possível deformação na arcada dentária. Isso implica um nascimento desordenado dos dentes permanentes ou o desalinhamento dos existentes. Para solucionar a deformação será preciso recorrer à ortodontia.
- Inflamação das gengivas devido aos microrganismos presentes debaixo das unhas. Tais agentes podem gerar infecções inflamatórias como a gengivite, periodontite, entre outras.
- A onicofagia pode ocasionar dor ao mastigar os alimentos devido a um esforço intensivo da mandíbula.
- Halitose (mau hálito) devido à falta de higiene ou às infecções bucais.
Problemas digestivos
- Dependendo da intensidade e da duração do hábito, podem ocorrer casos de obstruções intestinais.
- Diversos tipos de infecções oportunistas; ou seja, doenças que são causadas por agentes patogênicos que normalmente não são um perigo para o organismo. Salvo em certas situações, como por exemplo, quando o sistema imunológico é ou está enfraquecido.
Problemas dermatológicos
- Infecção bacteriana nos dedos. Normalmente nascerá debaixo da epiderme, devido à entrada da saliva através da pele. Por conseguinte, ocorre a inflamação nos dedos e torna doloroso (ou difícil) o seu uso.
- Dependendo da gravidade, em longo prazo, a onicofagia pode chegar a deformar os dedos e o crescimento das unhas, e inclusive, ocasionar uma perda permanente da unha.
- Infecções ulcerosas que podem persistir mesmo se as unhas forem arrancadas, mordendo ou machucando a pele da região. Isso pode causar feridas facilmente infecciosas devido à grande quantidade de germes presentes na saliva.
- Outro problema, sem nenhuma dúvida, é o estético. A onicofagia é desagradável de se ver e isso tem um impacto social negativo.
O que você pode fazer?
Além do fato de morder as unhas ser visto como desagradável, o inchaço dos dedos, as gengivas inflamadas e o mau hálito podem afetar (ainda que não pareça) a autoestima da criança.
Por quê? Isso se deve porque o seu aspecto gera rejeição ou gozações por parte das outras crianças. Por isso, em casos extremos, a criança pode se isolar ou desenvolver transtornos de ansiedade social.
A onicofagia nas crianças é um problema que geralmente requer tratamento farmacêutico mas, devido ao seu caráter compulsivo, é necessário solicitar a ajuda de um psicólogo e procurar iniciar uma terapia positiva.
É muito importante não julgar as crianças e procurar aplicar os conselhos do profissional de maneira coerente. Se nos mantivermos firmes, conseguiremos fazer esse mau hábito desaparecer.
Mesmo assim, o tratamento da onicofagia vai evitar que as crianças cresçam com problemas e desenvolvam vícios por tabaco, drogas ou outras coisas.
Devemos nos lembrar de que esses hábitos não são mais do que uma via de escape para a tensão acumulada, e a má gestão de emoções e pensamentos.
Não ignore o seu filho e analise sua forma de interagir com ele. Um hábito aparentemente inócuo, como o fato de morder as unhas, pode ser um sinal de alerta de que as crianças precisam de atenção e um melhor cuidado.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Fernández Morales, M., Felipe, M., & Pérez García, C. Programa de relajación muscular para reducir la onicofagia en niños de 8 a 11 años: Intervención de la enfermera especialista en salud mental. http://www.index-f.com/para/n27/218.php
- Ojeda Léonard, C., Espinoza Rojo, A., & Biotti Picand, J. (2014). Relación entre onicofagia y manifestaciones clínicas de trastornos temporomandibulares en dentición mixta primera y/o segunda fase: Una revisión narrativa. Revista clínica de periodoncia, implantología y rehabilitación oral, 7(1), 37-42. https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?pid=S0719-01072014000100009&script=sci_arttext&tlng=en
- Restrepo Serna, C. C. (2011). Tratamiento de la onicofagia en niños. Revisión sistemática. Rev. odontopediatr. latinoam, 93-101. https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1022649
- Sierra, M. F. N., Eraso, Y. A. M., Bravo, C. D. V., & Chamorro, A. C. M. (2010). Hábitos orales en niños de 6-10 años de la escuela Itsin de San Juan de Pasto. Universidad y Salud, 1(12). https://revistas.udenar.edu.co/index.php/usalud/article/view/183