O que fazer se o meu filho acorda durante a noite?
“Meu filho acorda durante a noite”, começa o lamento cotidiano das novas mães. Acontece que, olheiras a mais ou a menos, o sono do bebê acaba por afetar toda a família.
Por isso, todos os recém-nascidos e crianças pequenas acordam com certa frequência para saciar suas necessidades durante a noite. No entanto, devemos esclarecer para todas as mães que isso é absolutamente normal.
O problema principal é que, depois de acordar, dá muito trabalho voltar a pegar no sono.
Acontece que as crianças se levantam toda vez que mudam o ciclo do sono. Isso acontece, nada mais nada menos, entre cinco e sete vezes por noite. O que complica o panorama é certamente a dificuldade ou impossibilidade que os bebês possuem na hora de voltar a dormir.
Pois bem, o que você pode fazer se o seu bebê acorda durante a noite? Preste atenção porque, nesse artigo revelador do Sou Mamãe, você encontrará a solução para o seu problema. Você verá que é mais fácil do que você pensava.
Aqueles que dizem que dormem como um bebê é porque provavelmente não têm um em casa…
-Anônimo-
Truque para quando o seu bebê acordar durante a noite
Seu filho acorda durante a noite. Você checa a fralda, a temperatura corporal, dá de mamar, canta, balança e faz tudo o que pode para que ele volte a dormir. No entanto, isso nunca acontece. Você se frustra, não entende onde errou e até chega a se considerar uma mãe ruim.
Você erra profundamente. Porque, geralmente, o fato de ele se recusar a descansar tem a ver com que, ao acordar, ele não encontrou o mesmo panorama de quando foi dormir. As circunstâncias mudaram num abrir e fechar de olhos.
Por exemplo, se o bebê dormiu mamando, ele precisará mamar assim que acordar. No caso de a luz ter sido acesa e ele a encontre apagada ao acordar, vai ficar assustado. Trata-se de detalhes mínimos que, sem dúvida, fazem a diferença.
Pois bem, existem outros truques para aquelas ocasiões em que o bebê acorda durante a noite e parece impossível fazê-lo voltar a dormir. Tenha em mente que a condição que mais favorece o adequado sono do bebê é a sensação de segurança.
Então, atender o seu choro, oferecer todo o seu carinho, mimá-lo, abraçá-lo, acariciá-lo e beijá-lo sem parar durante o dia é muito importante.
Ao mesmo tempo, cantar, contar histórias e até estabelecer um contato visual é de vital importância no momento de desenvolver os hábitos do sono.
Como introduzir uma rotina de sono?
Por acaso o seu filho acorda durante a noite e você ainda não estabeleceu uma útil e salvadora rotina de sono? Se não a colocou em prática ainda, este é o momento ideal para implementá-la.
Como primeira medida, aconselhamos que você pode se valer de algum objeto de transição ou consolo para resultados melhores. Um urso ou uma manta que o ajude e transmita segurança ao perceber que a mãe não está por perto.
Uma segunda dica é entender e associar, tanto pais como filhos, o sono com o prazer, não com o castigo. Faz parte da nossa rotina diária, dos nossos hábitos e costumes.
Então, no intuito de ter sucesso nessa empreitada, é importante se valer de elementos externos que a criança possa associar na hora do descanso.
Coloque em prática um verdadeiro ritual antes de ir para a cama. O mais comum e efetivo é: banho, história e berço. Por mais besta que possa parecer, transmite segurança para a criança.
Isso é o mais importante na hora de conciliar o sono. Além disso, fortalece ainda mais o vínculo entre adultos e crianças.
No caso hipotético de a criança demorar a dormir, permaneça por perto e fale em tom suave e relaxado para que ela consiga se tranquilizar.
É primordial conseguir acalmá-la sem necessidade de tirá-la do berço. Então, a mensagem que a criança recebe é “posso contar com a minha mãe, mas devo dormir sozinho”.
Não esqueça nunca que o choro nem sempre tem a ver com necessidades emocionais e afetivas. Às vezes, as crianças choram porque estão mal.
Pode ser que doa algo, na verdade, as cólicas são um incômodo muito comum que as fazem passar por maus momentos. Por isso, siga o seu coração e confie plenamente no seu instinto de mãe.
“Nunca existiu um criança tão adorável que a mãe não queira colocar para dormir”
– Anônimo –
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- RODRÍGUEZ, A. S., & GARCÍA, B. R. (2005). Hábitos de sueño en la revisión del niño sano. Bol pediatr, 45, 17-22. http://www.sccalp.org/boletin/191/BolPediatr2005_45_017-022.pdf
- Pin Arboledas, G., & Lluch Rosello, A. (2011). El sueño en el primer año de vida:¿ cómo lo enfocamos?. Pediatría Atención Primaria, 13, 101-111. http://scielo.isciii.es/scielo.php?pid=S1139-76322011000400011&script=sci_arttext&tlng=en
- Jové, R. (2006). Dormir sin lágrimas: dejarle llorar no es la solución. La esfera de los libros. https://books.google.es/books?hl=es&lr=&id=GqjHAgAAQBAJ&oi=fnd&pg=PA163&dq=dormir+sin+lágrimas&ots=U322CjAGmV&sig=VlHXLTlw3hvJOPDB__rOHXfZwMU
- González, C. (2012). Bésame mucho: cómo criar a tus hijos con amor. Temas de hoy.