6 coisas que podem provocar contrações antes do previsto

5 de agosto de 2018

Se você está nos primeiros meses de gravidez e, de repente, começa a sentir uma atividade abdominal anormal na qual você provavelmente sente a parte inferior da sua barriga endurecer, pode estar sentindo contrações. Se você já passou da metade da doce espera, não há com o que se preocupar, pois pode se tratar de uma contração de Braxton Hicks. As contrações de Braxton Hicks são uma coisa comum depois do segundo trimestre de gravidez, que quase todas as mulheres que estão na doce espera as sentem. Elas são diferentes das que sentimos no trabalho de parto porque são momentâneas e não aumentam de intensidade. Entenda um pouco mais sobre contrações antes do previsto.

6 fatores que podem causar contrações antes do previsto

Amamentar

Se você ficou grávida logo depois dar à luz a um bebê é provável que ainda esteja amamentando. Caso você não saiba, a ação de amamentar um bebê enquanto está na espera de outro filho pode aumentar os desconfortos abdominais provocados pelas contrações.
Por isso, é prudente e se recomenda, nesses casos em que já se tem filhos, que a mãe já tenha parado de amamentar antes do casal tentar uma nova gravidez.

Os desejos

Quando se trata de desejo de doce na gravidez, é preciso ter cuidado para não exagerar. O açúcar que chega ao bebê por meio do cordão umbilical estimula-o em excesso, fazendo com que o pequeno se movimente mais dentro da sua barriga, o que pode fazer com que você sinta algum desconforto abdominal que provoque essas contrações.

fatores que podem causar contrações antes do previsto

Fazer amor pode acabar estimulando o aparecimento de contrações antes do previsto

O fato de estar grávida não significa a interrupção da atividade amorosa do casal. Pelo contrário, quando se está grávida é o momento em que mais se deve fazer amor com seu companheiro. Por que? O estado de excitação alcançado durante o sexo faz com que os músculos pélvicos se relaxem mais, e os hormônios vão proporcionar ainda mais excitação.
Por outro lado, depois de ter relações sexuais estando grávida você pode sentir contrações, e o motivo é o sêmen.  Assim, para evitar que elas apareçam, é sensato utilizar métodos de barreira, como preservativos ou diafragmas que vão impedir a passagem do sêmen. Assim, a atividade no quarto do casal não precisa ser suspensa.

Aprenda a dizer “NÃO posso” a determinadas atividades

Esse, sem dúvidas, é um dos desafios mais difíceis da maternidade, principalmente se você é uma dessas mulheres que estão acostumadas a fazer tudo por si mesma, e sozinha. Lembramos a você que a gravidez, apesar de não ser uma doença que a deixa de cama, é uma fase na qual você deve ser extremamente cautelosa. É preciso parar de realizar determinadas atividades por um tempo.
A maioria dos médicos obstetras recomenda que você comece a andar mais devagar, a fim de evitar quedas e afastar a agitação e, acima de tudo, eles recomendam não levantar peso. Se você sempre seguir esses conselhos, vai conseguir evitar essas falsas contrações que podem assustar.

infecções podem causar contrações antes do previsto

As infecções podem causar contrações antes do previsto

Outra grande causa das contrações prematuras, e talvez a mais comum, são as infecções que são tão recorrentes durante a gravidez. As bactérias irritam suas partes íntimas. Por isso, ao sentir alguma coisa não comum, o mais recomendável é consultar seu especialista. Sintomas como os experimentados em infecções urinárias ou vaginais podem provocar contrações no decorrer da gravidez.

Não se desespere se acontecer de sentir contrações antes do previsto

A mente controla o corpo, isso é uma verdade. Por isso, durante sua gravidez, procure se afastar de situações de tensão, e evite as emoções fortes como a raiva ou o ódio. Esses fatores psicológicos podem desencadear contrações involuntárias.

Quando você estiver em situações de estresse, lembre-se de que a mente domina tudo; assim, respire profundamente, inalando e exalando o ar,  ou cante uma música e se esqueça de tudo que for ruim e negativo. O mais importante é manter sua mente tranquila nessa fase que vai durar apenas alguns meses.

Evitar o que pode provocar essas falsas contrações é bastante fácil já que não são tarefas tão grandes. Apenas leve em consideração esses pequenos conselhos para que sua gravidez seja bem tranquila e sem sustos. Mantenha-se atenta a qualquer sintoma anormal e não hesite em consultar seu médico se tiver alguma dúvida.