3 receitas com abacate para crianças

O abacate é um alimento fresco que traz muitos benefícios para a saúde das crianças. Vamos mostrar aqui uma série de receitas para aproveitá-lo ao máximo.
3 receitas com abacate para crianças

Última atualização: 03 abril, 2022

O abacate é um alimento de alta qualidade, perfeito para a dieta das crianças. Esse alimento consegue fornecer uma quantidade significativa de nutrientes essenciais, como ácidos graxos insaturados. Introduzi-lo regularmente na alimentação diária é considerado algo positivo e, para ajudar você a fazer isso, mostraremos algumas receitas atraentes para seus pequenos.

Antes de começar, é importante observar que os bebês devem ter uma alimentação o mais variada e equilibrada possível, a fim de garantir um crescimento e desenvolvimento adequados. Caso contrário, podem ocorrer deficiências que aumentam o risco de adoecimento a médio e longo prazo.

Continue lendo e saiba mais sobre a praticidade de incluir esse maravilhoso ingrediente em suas receitas. Vamos lá!

Benefícios do abacate

Antes de começar a cozinhar, é fundamental conhecer os benefícios do abacate. Estamos falando de uma fruta carnuda, que contém ácidos graxos da série ômega 3. Esses compostos têm se mostrado eficientes moduladores da inflamação e, assim, reduzem o risco de sofrer doenças cardiovasculares no futuro.

Por outro lado, o abacate é uma fonte interessante de vitamina E, um micronutriente com grande capacidade antioxidante. Segundo uma pesquisa publicada na revista IUBMB Life, esse elemento neutraliza a formação de radicais livres e seu posterior acúmulo nos tecidos do corpo.

Consequentemente, o abacate “protege” o corpo do bebê de desenvolver muitas doenças complexas.

Abacates maduros fatiados na cesta.
O abacate é um alimento repleto de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo da criança.

O abacate como protagonista da mesa

Agora que você já sabe porque deve incluir esse ingrediente nos seus pratos, vamos mostrar algumas receitas tentadoras para os pequenos da casa.

1. Torrada de abacate com linhaça

Essa receita é excelente para o café da manhã ou lanche da tarde. Fornece uma boa quantidade de carboidratos de boa qualidade junto com a fibra, substância fundamental para o bom funcionamento do trânsito intestinal.

Para fazer esse prato, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

Os passos a seguir são simples. Primeiro, você deve torrar o pão dos dois lados em uma chapa ou torradeira.

Em seguida, retire a polpa do abacate e amasse com um garfo para formar uma pasta.

Por fim, coloque essa mistura em cima da torrada e tempere com um fio de azeite extra virgem. Para finalizar, é só polvilhar com linhaça.

2. Guacamole, a melhor receita com abacate

O guacamole é uma receita tradicional mexicana que se espalhou rapidamente pelo mundo.

No entanto, quando é preparado para crianças, é necessário fazer uma série de modificações para evitar o excesso de tempero. Pimentas fortes podem ser usadas, mas é possível substituir esse ingrediente por qualquer outra pimenta mais adocicada.

Para fazer seu guacamole, você precisa dos seguintes alimentos:

Para começar, você deve extrair a polpa do abacate, como no caso anterior. Em seguida, coloque em uma tigela e adicione o tomate, a cebola roxa e a pimenta, todos picados o mais finamente possível. É necessário que o corte seja delicado.

Feito isso, esprema o suco de meio limão e misture tudo muito bem. Para acompanhar, o prato pode ser apresentado com torradas, crackers ou tacos.

3. Salada de tomate, abacate e queijo

É uma excelente alternativa para misturar o abacate com outros alimentos de origem vegetal para obter um maior aporte de vitaminas e antioxidantes. Preparar uma salada com uma fruta carnuda é uma ótima ideia e requer alguns ingredientes:

  • 1 alface média.
  • 2 tomates maduros.
  • 1 abacate médio.
  • Queijo fresco a gosto.
  • 1 cebola pequena.
  • Sal e azeite extra virgem.

Comece lavando bem a alface e o tomate. Coloque a alface em uma tigela, pique os tomates em cubos médios e também os coloque na mesma tigela.

Corte a cebola em julienne e a incorpore na mistura. Agora, basta retirar cuidadosamente a polpa do abacate, cortá-lo em cubos, adicionar o queijo fresco picado e temperar com sal e azeite extra virgem.

Prato de salada com abacate.
Você pode criar sua própria receita de abacate com os legumes que seus filhos mais gostam.

Prepare receitas com abacate para crianças!

Como você viu, o abacate é um alimento que traz vários benefícios à saúde. Por isso, deve ser incluído na dieta regularmente. É fácil preparar diferentes pratos com essa fruta carnuda que tem excelentes características organolépticas entre os seus ingredientes.

Por fim, não esqueça que é fundamental promover uma série de bons hábitos na infância, além de se alimentar bem. É importe realizar exercícios físicos desde os primeiros estágios da vida para manter uma boa saúde, bem como manter uma boa noite de descanso.

Pode interessar a você...
4 receitas com quinoa para crianças
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
4 receitas com quinoa para crianças

Abóbora gratinada com quinoa ou almôndegas com quinoa são algumas das melhores receitas com quinoa para crianças. Confira mais opções aqui!



  • Ishihara, T., Yoshida, M., & Arita, M. (2019). Omega-3 fatty acid-derived mediators that control inflammation and tissue homeostasis. International immunology31(9), 559–567. https://doi.org/10.1093/intimm/dxz001
  • Miyazawa, T., Burdeos, G. C., Itaya, M., Nakagawa, K., & Miyazawa, T. (2019). Vitamin E: Regulatory Redox Interactions. IUBMB life71(4), 430–441. https://doi.org/10.1002/iub.2008