Receitas com leite para crianças que recusam a mamadeira

· 3 de outubro de 2018
Se o seu filho não quer a mamadeira, há outras maneiras de incorporar o leite, esse importante alimento, na dieta dele.

Como em Sou Mamãe pensamos em tudo ou em quase tudo, hoje vamos trazer algumas receitas com leite que são saudáveis e fáceis de digerir. Além disso, temos certeza de que seu pequeno vai adorar!

5 receitas com leite para crianças

1. Arroz com leite

Para fazer um arroz com leite como sobremesa, sugerimos colocar em uma panela de pressão duas colheres de arroz branco com 3 xícaras de água.

Deixe cozinhar por, aproximadamente, 20 minutos. Assim que a pressão sair, abra a tampa, mexa o mingau e acrescente 3 xícaras de leite. Com a panela destampada, deixe ferver a mistura.

Enquanto a água evapora, o leite vai secar e o arroz vai cozinhar mais ainda. Após 15 minutos, aproximadamente, o doce deve estar pronto. Mas se você achar que ainda está muito claro, pode deixar ferver mais um pouco.

Quando estiver pronto, tire da panela e deixe esfriar. Sirva ao seu filho frio ou morno.

Receitas com leite

2. Purê de legumes e frutas com leite

Para esta receita, você vai precisar de bananas, mandioca, batata e batata-doce. Toda mãe sabe quanto purê come seu filho. As quantidades de legumes e frutas irão, portanto, depender disso.

Procure também usar os condimentos que você geralmente tempera as refeições. Coloque tudo em uma só panela de pressão com um pouco de água e ferva os legumes por 15 minutos.

Em seguida, retire do fogo e deixe esfriar. Quando estiver morno, coloque todo o conteúdo da panela em um liquidificador.

Para chegar ao ponto desejado, você vai usar a quantidade de leite que considerar necessária de acordo com a preferência do seu filho.

Quando o purê estiver pronto, sirva o seu pequeno. Nós garantimos que ele não vai perceber o leite.

3. Pudinzinho sem ovo

Se o seu filho é pequeno e o pediatra ainda não liberou os ovos, você pode fazer um pudinzinho de leite usando apenas 1 xícara de leite e 2 ou 3 colheres de chá de amido de milho.

Para preparar esta receita, coloque no fogo o copo do leite. Em uma tigela, dilua o amido de milho com um pouco de leite frio. Quando o leite no fogo começar a ferver, adicionar o amido dissolvido e continue mexendo até engrossar.

Quando o pudinzinho sem ovo esfriar, estará pronto para o seu pequeno se deliciar!

4. Vitamina de frutas

As vitaminas são nutritivas e naturais. Se o seu filho gosta de bebidas frescas, você pode bater algumas frutas com leite, ou mesmo várias delas juntas e fazer uma espécie de vitamina tutti-frutti.

Você só deve evitar as frutas cítricas.

Receitas com leite

5. Bananas maduras com leite     

Outra forma de incluir o leite na dieta das crianças é fazendo purê de bananas maduras cozida com leite.

Para preparar esta receita, coloque para ferver uma banana bem madura para que ela cozinhe. Deixe cozinhar por cinco minutos.

Quando cozida, retire da água, descasque e amasse a banana com um garfo. Enquanto estiver amassando, vá acrescentando o leite até obter um purê.

Se seu filho rejeita comidas com pedaços, você pode coar essa mistura.

Receitas com leite para crianças que recusam a mamadeira

Outra forma de fazer a criança beber leite sem ela perceber é disfarçar com cereais com sabor de frutas e bolachas.

Se ela adora geleias, acostume-a para que sempre misture um pouco de leite nessa sobremesa.

O mesmo pode ser feito com o iogurte. Embora o iogurte seja um derivado do leite, há quem escolha misturá-lo com um pouco de leite fresco para clareá-lo.

Você também pode fazer geleias caseiras com frutas que seu filho gostar: manga, mamão, goiaba, etc. Quando você for servir, misture um pouco de leite.

Lembre-se: pode ser que seu filho recuse a mamadeira e o leite, mas essa não é a única maneira de incluir esse alimento tão importante na dieta dos pequenos.

Portanto, faça essas receitas com leite para seus filhos e conte para a gente como foi sua experiência!