Receitas de papinhas para bebês de 9 a 12 meses

6 de maio de 2018
Não há nada melhor para os bebês do que excelentes receitas de papinhas fáceis e econômicas. Ao seguir essas receitas você não apenas adicionará nutrientes e vitaminas nas refeições, mas também vai perceber que os bebês vão adorar!

Quando seu filho completar 9 meses, vai querer conhecer novos sabores e texturas. Mesmo que a alimentação materna ainda seja necessária, é possível incorporar algumas receitas de papinhas para bebês de 9 a 12 meses na dieta do seu filho.

Na hora de acrescentar esses alimentos na sua dieta é importante evitar muito sal e açúcar; o ideal é que os bebês conheçam os sabores originais. Experimente as seguintes receitas e descubra quais são suas favoritas.

7 deliciosas papinhas para bebês de 9 a 12 meses

Nessa idade, seu bebê está preparado para consumir uma variedade de frutas e verduras combinadas em diversas texturas. Dessa forma, ele pode segurar a colher e praticar o uso desse utensílio. A seguir, as receitas de papinhas para bebês de 9 a 12 anos mais aprovadas pelas mães:

Purê de batatas com queijo pouco calórico

Para essa receita, você apenas deve descascar a batata e fervê-la até que fique mole. Amasse com um garfo e acrescente pequenos pedaços de queijo e meia xícara de leite.

Misture até obter uma textura homogênea, talvez com pequenos pedacinhos para que a criança comece a se acostumar. Essa receita é ideal para o jantar.

Sopa de frango

Uma das receitas de papinha para bebês de 9 a 12 meses que não pode faltar na dieta de qualquer bebê é a sopa de frango.

Para preparar, você apenas deve cortar um pedaço de peito de frango e colocar para ferver junto com macarrão, batata, cenoura ou cebola. Sirva enquanto estiver quente, observando bem para que o bebê não se queime.

Sopa de lentilhas com vegetais

É possível preparar essa receita com uma xícara de lentilha cozida e purê de vegetais. Ferva as lentilhas até que estejam moles. Quando estiverem quase prontas, você pode acrescentar os vegetais em pedaços pequenos.

Você pode usar: abóboras, cenouras ou brócolis, entre outros. Pode ser servida com muito líquido para aproveitar todos os nutrientes. Além disso, tente variar um pouco acrescentando pedacinhos de frango, carne ou presunto.

Essa receita é ideal para o almoço e o jantar. Recomenda-se usar um liquidificador e coador se você notar que o bebê não gosta das cascas da lentilha.

Receitas de papinhas para bebês de 9 a 12 meses

Sopa de arroz

O arroz é um dos alimentos mais saudáveis que existem para os bebês. Prepare uma deliciosa sopa acrescentando legumes picados em pedaços, frango, carne ou presunto.

Para prepará-la, ferva o arroz até que esteja mole e acrescente uma xícara de caldo congelado. Evite colocar caldos industrializados, pois contêm muito sódio e podem causar alergias alimentares.

“Aos noves meses de vida, o seu bebê está preparado para consumir uma variedade de frutas e verduras combinadas em diversas texturas”

Creme de abóbora

A abóbora tem um sabor leve que se adapta facilmente a qualquer receita de papinha para bebês de 9 a 12 meses. Uma excelente alternativa é ferver a abóbora e acrescentar uma xícara de caldo de frango. 

Em seguida, bata no liquidificador até obter uma textura homogênea. Se preferir um pouco mais espessa, acrescente um pouco de pera. Seu filho vai adorar essa combinação; você pode variar um pouco acrescentando pedaços de queijo magro.

Sopa de macarrão com ovo

Se o seu filho não apresentou alergias alimentares, você pode dar gema de ovo. Para incorporá-la à sua alimentação, você pode ferver o macarrão da sua preferência em algum caldo legumes e acrescentar a gema de ovo já cozida. 

Acrescente um pouco de queijo ralado com pouco sal e sirva enquanto ainda estiver morna.

Sopa de leite com pão

Essa é outra excelente receita de papinha para bebês de 9 a 12 meses, ideal para os dias frios. A sopa de leite morno com pão se prepara misturando 150 mililitros de leite e uma ou duas fatias de pão. 

Depois, é necessário ferver mexendo constantemente com uma colher. É possível acrescentar um pouco de açúcar, canela e inclusive alguma fruta picada.

Receitas de papinhas para bebês de 9 a 12 meses

Outras receitas, novas texturas

Quando o seu filho completar 9 meses, é o momento de apresentar outras texturas. Dessa forma, você irá garantir o aporte necessário de nutrientes para que ele cresça saudável e forte. 

Para isso, é possível dar cereal em flocos com um pouco de leite e um toque de açúcar. Pode-se também oferecer caldos com legumes picados em pedaços pequenos, para que se acostume ao uso da colher.

O ideal é que o bebê prove algo diferente, mas delicioso. Lembre-se de adaptar as receitas aos gostos e às necessidades do seu filho.

Portanto, as receitas de papinhas para bebês de 9 a 12 meses são fáceis de preparar, divertidas, econômicas e deliciosas. Você pode preparar para o seu bebê e também para toda a família. Não deixe de prová-las!