O seu bebê pode comer iogurte?

· 14 de setembro de 2018
Dependendo do seu ponto de vista, é provável que você possa encontrar uma resposta diferente em lugares diferentes sobre qual é o iogurte ideal para o seu bebê.

A nossa sugestão é que você fale com o seu pediatra para averiguar se o seu bebê está na idade certa para a introdução de determinados alimentos.

Dito isso, a seguir indicaremos a você algumas sugestões sobre se o seu bebê pode ou não comer iogurte.

Em que idade os bebês podem comer iogurte?

Muitos médicos recomendam a introdução do iogurte na dieta dos pequenos entre os 9 e os 10 meses de idade. No entanto, estudos recentes indicam que o momento de introduzir determinados alimentos sólidos deve ser quando o bebê tiver completado entre 4 a 6 meses de idade.

Considerando isso, alguns pediatras podem recomendar a introdução de iogurtes selecionados para bebês com 6 meses de idade. Assim, é importante que antes de comprar um iogurte, você pergunte ao pediatra qual o iogurte adequado. Lembre-se de que em muitos casos esses produtos industrializados contêm altos teores de açúcares que afetarão a saúde do seu filho.

Qual iogurte é bom para os bebês?

Independentemente da idade que você escolher, é importante ser seletivo na escolha do iogurte que seu bebê pode comer. Há muitos iogurtes que são vendidos para crianças, mas nem todos são tão saudáveis quanto deveriam. Certifique-se, portanto, de selecionar um tipo de iogurte à base de leite.

comer iogurte

Seu bebê precisa da gordura nutritiva que esse produto lácteo proporciona para o desenvolvimento adequado dele. Ainda que exista linhas populares de iogurtes voltados para bebês, você vai perceber que muitos podem acrescentar açúcar extra.

Embora todo iogurte contenha apenas açúcares naturais, é provável que alguns comercializados tenham açúcar acrescido ao produto, além de outros aditivos. É melhor que seja totalmente de origem animal e natural. Para acentuar o sabor, bata com um purê de frutas ou verduras que você saiba que o seu bebê gosta.

Quais frutas e verduras caem bem com o iogurte?

Você pode fazer vários tipos de misturas. As melhores opções são:

  • Maçã
  • Pêssego
  • Banana
  • Purê de abacate
  • Batata-doce
  • Abóbora
  • Mistura de feijão verde e pera

Qual o problema com os iogurtes que são de longa duração?

Se você estiver no corredor de alimentos para crianças, é provável que veja vários iogurtes nas prateleiras. Esses iogurtes são indicados para bebês e não precisam ficar refrigerados.

O que é preciso levar em consideração em relação a esses iogurtes é que sofrem pasteurização no preparo. Isso significa, portanto, que muitos dos elementos que fazem do iogurte uma opção tão saudável já não estão mais presentes.

Se você gosta de fazer seus próprios alimentos para o seu bebê, você deve considerar fazer seu iogurte caseiro.

Não troque o leite materno pelo iogurte

comer iogurte

Apesar dos seus benefícios, o iogurte não deve ser um substituto do leite materno. O leite de vaca não tem a mesma quantidade de nutrientes necessários que proporcionam o leite materno ou o leite de fórmula infantil. Os médicos não recomendam que os pais substituam o leite materno ou a fórmula de leite infantil pelo leite de vaca até depois de um ano de idade.

Junto com outros alimentos sólidos, o seu bebê continuará tomando o leite materno ou o leite de fórmula necessário. Comer iogurte é um complemento à nutrição que eles recebem, não uma substituição.

O iogurte e o queijo são submetidos a um processo de fabricação que decompõe as proteínas do leite. Isso faz com que esses alimentos sejam digeridos mais facilmente, ao mesmo tempo em que representa uma grande fonte de proteínas.

Se você se pergunta por que o bebê pode comer iogurte antes de tomar leite, é devido ao fato de que o cultivo de bactérias que o iogurte contém quebra as cadeias de lactose e, assim, facilitam a digestão.

Sem dúvida, seu bebê pode, sim, comer iogurte. Mas você deve ter cuidado para que isso não afete o resto da alimentação.

Recomendados para você