Receitas com pouca gordura para o terceiro trimestre de gravidez

· 4 de maio de 2018
A maioria das mulheres grávidas pensa que deve evitar todos os tipos de gordura. Mas na verdade não precisa ser assim. Se você conhecer os tipos de gordura que existem, você vai se sentir mais segura ao incluir as gorduras na sua dieta.

Como toda futura mãe, você deseja ter uma alimentação balanceada no terceiro trimestre da gravidez com receitas com pouca gordura. Assim, você vai proporcionar ao seu bebê os nutrientes necessários para um desenvolvimento mais saudável. A seguir, apresentamos as melhores sugestões para manter o peso ideal durante a gravidez.

Os 3 tipos de gordura

1. Gorduras saturadas

As gorduras saturadas são aquelas presentes nos laticínios, como a manteiga, o queijo e o sorvete, por exemplo. Também estão presentes na maioria dos produtos de carne (como os embutidos) e nos óleos vegetais (como o azeite de dendê).

Esse tipo de gordura não é ruim em si. Mas seu consumo excessivo pode fazer mal à saúde e deixar as pessoas mais propensas a sofrer de hipertensão arterial e ganhar peso, provavelmente mais do que o desejado.

2. Gorduras insaturadas

Essas gorduras ajudam a diminuir o colesterol e são de 2 tipos: a poli-insaturadas, como o ômega 3, que é muito importante consumir; e as monoinsaturadas, que estão presentes no azeite de oliva e nos frutos secos.

3. Gorduras trans

Esse tipo de gordura aumenta o colesterol (LDL) e os triglicerídeos. Pode ser encontrado nas batatas fritas, nas margarinas, nas barras de cereal e nos produtos industrializados em geral.

Assim, cheque bem os rótulos dos produtos antes de consumir! Veja a quantidade de gordura que contêm para não consumir em excesso. Você também deve prestar atenção ao tipo de gordura para não consumir gorduras que não fazem bem algum ao organismo.

Receitas com pouca gordura para grávidas

Agora que você já sabe quais são os tipos de gordura que você pode consumir e quais não deve, vamos apresentar a seguir algumas receitas com pouca gordura para manter sua dieta balanceada e ter uma gravidez saudável.

Sua alimentação é importante nessa fase da gravidez. Você deve comer no mínimo 5 vezes ao dia. Ou seja, café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar.

Os cafés da manhã saudáveis são muito importantes. Você deve começar o dia com bastante energia. Para isso, você pode incluir no café da manhã laticínios sem gordura, como: iogurte com granola e frutas, pão na chapa com um omelete de vegetais.

receitas com pouca gordura

Um café da manhã saudável

Para começar bem o dia prepare estas deliciosas panquecas de aveia e banana que vão oferecer todas as energias de que você precisa.

Ingredientes

  • 1 banana
  • 1 ovo
  • 1 pitada de sal
  • 1 xícara de aveia em flocos
  • 2 xícaras de leite desnatado
  • 2 colheres de açúcar mascavo
  • 1 colher de chá de baunilha (a gosto)
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • ½ colher de farinha (opcional)

Modo de preparo

  1. Em um liquidificador, coloque a aveia em flocos, o leite desnatado, o açúcar mascavo, a baunilha, a banana, o sal (se preferir, a farinha) e bata até que obter uma massa homogênea.
  2. Em seguida, acrescente o ovo e bata por mais alguns minutos para misturar bem.
  3. Depois, despeje a massa em uma frigideira antiaderente em fogo médio.
  4. Quando começar a levantar pequenas bolhas, você já pode virar para cozinhar do outro lado.
  5. E pronto! Você já pode saborear suas panquecas de banana e aveia. Se quiser, você pode acompanhar com um pouco de mel e algumas frutas.

Para um lanche da manhã saudável, você pode incluir iogurte com cereais, frutas, vitaminas de manga, morango ou qualquer outra fruta da sua preferência.

Uma deliciosa opção para o almoço

Para o almoço, você pode escolher, por exemplo, um refogado de legumes, arroz com frango, espaguete ao molho pesto, entre outras opções. Veja essa simples receita de espaguete que tem pouca gordura e é, portanto, ideal para o terceiro trimestre da gravidez.

receitas com pouca gordura

Ingredientes

  • Alho
  • Cebola e manjericão
  • 1 colher de azeite
  • 250 gramas de espaguete
  • Sal e pimenta a gosto
  • Molho ou massa de tomate
  • 750 gramas de carne moída

Modo de preparo

  1. Em uma frigideira, refogue a cebola e o alho no azeite em fogo baixo. Quando estiverem dourados, acrescente a carne previamente temperada com sal e pimenta a gosto. Quando a carne estiver cozida, acrescente o molho de tomate.
  2. Deixe cozinhar um pouco em fogo baixo e acrescente as folhas de manjericão.
  3. Em uma panela com água fervente, acrescente o espaguete. Deixe por aproximadamente 10 minutos ou até que esteja al dente e escorra.
  4. Coloque em um refratário e acrescente o molho bolonhesa.
  5. Sirva e saboreie!

Um jantar delicioso

A refeição ideal para o jantar é uma refeição leve e saudável. É positivo jantar no mínimo 2 horas antes de dormir. Você pode fazer um creme de abóbora ou uma salada de abacate com frango. Vamos apresentar aqui uma receita de creme de abóbora que é ótima para diminuir as náuseas.

Sem dúvidas, essa é uma das receitas mais saudáveis e econômicas. Você vai precisar de poucos ingredientes para preparar esse creme. Mesmo que pareça simples, o segredo é comer assim que estiver pronta. É exatamente o que você precisa para as noites mais frias do ano.

Ingredientes

  • 1 batata
  • ½ cebola
  • ½ quilo de abóbora
  • 125 ml de creme de leite
  • Sal e pimenta a gosto
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva

Modo de preparo

  1. Lave bem os legumes e corte a cebola e as batatas.
  2. Em uma panela coloque o azeite de oliva e refogue a cebola. Após alguns minutos, coloque os legumes para que refoguem com a cebola em fogo médio.
  3. Acrescente água até cobrir todo o conteúdo da panela e deixe cozinhar por aproximadamente 10 a 20 minutos ou até que os legumes fiquem bem macios.
  4. Desligue o fogo e bata tudo no liquidificador para obter uma consistência cremosa. Coloque novamente no fogo e acrescente o creme de leite e sal e pimenta a gosto. Retire do fogo e sirva.

Para a sua saúde e a do seu bebê é preciso levar em consideração a qualidade nutricional dessas receitas com pouca gordura para o terceiro trimestre de gravidez, pois elas vão ajudar a manter sua dieta balanceada.

Como último conselho, não se esqueça de beber água suficiente, já que esse é o melhor hábito para se manter sempre bem hidratada.