Receitas doces para o terceiro trimestre da gravidez

· 31 de março de 2018
No terceiro trimestre, o final da gestação se aproxima. A futura mãe deve continuar se alimentando bem e, para isso, vamos apresentar neste artigo algumas receitas doces saborosas e, ao mesmo tempo, saudáveis.

O terceiro trimestre de gestação é um momento especial. Nesse ponto da gravidez. a futura mamãe já ganhou bastante peso e apresenta certo cansaço, produto do grande esforço que seu corpo faz.

O parto se aproxima e, por isso, também é importante se manter ativa e cuidar da alimentação. Mas também podemos incluir algumas receitas doces no terceiro trimestre.

O corpo da mulher durante o terceiro trimestre

Ao chegar nessa fase da gravidez, a mulher precisa enfrentar alguns incômodos relacionados principalmente ao volume da barriga. O útero terá aumentado tanto de tamanho que estará pressionando outros órgãos, o que pode causar sensação de azia e falta de ar.

Essas mudanças vão fazer com que fique cada vez mais difícil dormir à noite, aumentando a sensação de fadiga. O corpo também tende a reter líquidos, por isso os pés incham facilmente.

A alimentação

As necessidades nutricionais durante o terceiro trimestre da gravidez são similares às do segundo: é necessário maior consumo de calorias (aproximadamente 350 calorias a mais por dia).

No entanto, deve-se buscar um equilíbrio para evitar um aumento de peso excessivo, o que seria prejudicial para a mãe e para o bebê, além de causar complicações no momento do parto.

A futura mãe deve manter uma dieta completa, com consumo suficiente de calorias para enfrentar essa fase. Mas terá que evitar alimentos que contenham grandes quantidades de gordura ou açúcar.

Ela deverá consumir pelo menos duas porções por dia de alimentos que contenham proteína, ácidos graxos e ômega 3, que são responsáveis pela formação de músculos e tecidos. alguns exemplos são os peixes, as carnes e os ovos.

As gorduras também são fundamentais nessa fase para garantir uma boa amamentação. O melhor tipo de gordura, com certeza, pode ser encontrado nos frutos secos. Os carboidratos deverão ser a base da alimentação (massas, arroz, pão, batatas) e os laticínios devem estar incluídos pelo menos 4 vezes ao dia.

receitas doces

Receitas doces para o terceiro trimestre da gravidez

Nas últimas semanas de gravidez, mesmo que o açúcar não seja o alimento mais aconselhável para a mulher grávida, também não é completamente proibido, a menos que exista um problema de saúde que assim o determine, como, por exemplo, a diabetes gestacional.

Os alimentos doces podem ajudar a controlar a ansiedade em relação ao parto que se aproxima e contribuir para que essa fase seja o mais agradável possível, apesar dos incômodos. No entanto, é necessário ter muito controle para não cometer excessos que podem ser muito prejudiciais.

O ideal é encontrar as melhores receitas doces para o terceiro trimestre da gravidez que permitam combinar a vontade de comer açúcar com as necessidades nutricionais próprias dessa fase.

Por exemplo, para combater incômodos como a azia e o refluxo, é positivo comer várias porções pequenas e leves divididas ao longo do dia. Para isso, existem alguns alimentos doces que são perfeitos para serem consumidos como lanches.

As frutas, os laticínios e os frutos secos são, sem dúvidas, os melhores aliados doces durante essa fase. O abacaxi, por exemplo, é um diurético natural que vai ajudar a eliminar líquidos. A banana e os frutos secos vão fornecer magnésio para evitar as cãibras. Os laticínios vão proporcionar o cálcio, tão necessário nessa fase.

Todas as combinações são permitidas: iogurte com maçã e nozes (ou amêndoas), vitamina de banana com leite, vitaminas de iogurte com kiwi, melão ou pêssego, mousse de morango ou maracujá, salada de frutas, etc.

Receitas doces

Muffins de banana e amora

Ingredientes:

  • 300 g de farinha de centeio
  • 1 colher de chá de bicarbonato
  • 1 envelope de fermento
  • 1 ovo inteiro
  • 2 bananas, preferivelmente maduras
  • 1 iogurte do tipo grego
  • Mel e canela a gosto

Modo de preparo

  • A primeira coisa a se fazer é preaquecer o forno a 180 graus.
  • Depois, em uma tigela, junte a farinha, o bicarbonato, o fermento e a canela. Em outra tigela, misture as bananas esmagadas, o ovo batido, o iogurte e o mel.
  • Em seguida, junte as duas misturas, batendo até obter uma massa homogênea. Pouco a pouco, adicione o leite e as amoras.
  • Coloque no forno por aproximadamente 20 minutos e deixe esfriar. Uma sobremesa ideal para a alimentação da futura mamãe.
receitas doces

Geleia de maçã e canela

Ingredientes:

  • 4 maçãs verdes
  • ½ pau de canela ou uma pitada de canela em pó
  • ½ cebola
  • Água, sal e pimenta

Modo de preparo

  • O primeiro passo é descascar, cortar e colocar as maçãs em uma panela junto com a cebola cortada, água, sal e pimenta.
  • Quando a água do cozimento estiver quente, adicione o pau de canela. A maçã deve ficar macia, de maneira que possa ser amassada com a colher que você está usando para mexer.
  • Por fim, amasse tudo e pronto! É um excelente acompanhamento para carnes.

Não deixe de experimentar essas deliciosas receitas doces para o terceiro trimestre da gravidez. Você vai adorar!