As maneiras de aliviar a azia durante a gravidez

· 31 de janeiro de 2017

A azia durante a gravidez é um dos problemas que podem vir junto com esta nova fase da vida, sendo natural a sensação de “queimação” no estômago, especialmente a partir do segundo trimestre da gestação.

Neste artigo, explicaremos quais são as origens das azias e oferecer dicas para que o problema seja minimizado ou eliminado.

Azia na gravidez

A pirose ou azia na gravidez pode ser um dos resultados das muitas alterações hormonais que ocorrem no organismo feminino.

Um dos motivos para a ocorrência é a produção de progesterona pela placenta – órgão que protege o feto até o seu nascimento. A progesterona faz relaxar um pouco o esfíncter esofágico, que é uma espécie de válvula que separa o esôfago do estômago.

Quando essa parte do sistema perde “força” permite que passem, para o esôfago, restos de alimentos e ácidos gástricos, que normalmente ficariam no estômago. Estes ácidos são os responsáveis pela azia tão desagradável que sente a mulher grávida .

Em termos médicos esta condição é chamada refluxo gastresofágico.

Além do refluxo gastresofágico, como vimos acima, outra fonte de azia durante o período gestacional é o crescimento do feto.

Durante a gravidez o feto vai crescer até ocupar um grande espaço da região abdominal. O útero, que cada vez será maior, aperta os órgãos, incluindo o estômago fazendo pressão que faz com o que os sucos gástricos subam até alcançar o esôfago.

Dicas para aliviar a azia durante a gravidez

 Apesar das dificuldades em eliminar o problema da azia durante a gravidez existem alguns procedimentos que podem aliviar ou até eliminar o problema da azia gestacional.

● Evite excessos durante as refeições e comer de maneira moderada e saudável durante várias vezes ao dia, pois a digestão no período de gravidez é mais lenta.

cuidados-alimentacao-para-a-gravidez-500x326

Consuma bastante água evitando, no entanto, beber junto com o consumo de alimentos sólidos. Se você beber muita água vai se sentir satisfeita e fará o estômago crescer evitando assim, que os sucos gástricos subam até o esôfago.

 Durma em posição aonde seu tronco permaneça ligeiramente levantado principalmente à noite, quando a maior tempo de sono, usando para isso, vários travesseiros ou acessórios que permitam elevar a cabeceira da cama ou seu corpo. A gravidade da posição corporal impedirá que os gases subam até o esôfago e produzam esta sensação de queimação no estômago.

● Evite o consumo de refrigerantes, pois eles aumentam a produção de gases.

● Evite o consumo excessivo de frutas cítricas e alimentos ácidos como limão, toranja, laranja, tangerina, vinagre, molhos picantes e pimenta.

● Evite a cafeína ( café, chá preto e chá verde, chocolates, sorvetes e derivados de noz de cola).

os-vicios-3-500x333

Procure orientação médica para a prescrição de medicamentos contra a azia na gravidez (Qualquer medicação deve ser prescrita pelo seu ginecologista ou obstetra e não se deve tomar qualquer remédio sem a sua expressa orientação e prescrição, pois a automedicação pode ser perigosa durante o período gestacional)

 ● É proibido ingerir bebidas alcoólicas e fumar cigarros ou assemelhados durante a gravidez, pois além dos riscos já conhecidos para a saúde da gestante e do feto, ambos aumentam a azia.

Depois da alimentação não incline seu corpo para frente. Se precisar pegar algo que caiu no chão, procure flexionar as pernas e descer de cócoras.

Não durma mesmo se estiver com sonolência logo após as refeições. Caminhe um pouco dentro de sua casa, sente-se para conversar um pouco ou outras atividades, mas mantenha-se em posição vertical para ter tempo de fazer a digestão.