2 receitas com mamão que seus filhos vão adorar
O mamão é um excelente alimento para incluir em receitas e, assim, melhorar a saúde. Estamos falando de uma fruta que concentra em seu interior um grande número de compostos antioxidantes e enzimas digestivas, o que ajuda a facilitar os processos de obtenção de nutrientes no trato digestivo. É uma das frutas exóticas mais recomendadas para incluir regularmente na dieta.
Antes de começar, devemos colocar especial ênfase na necessidade de variar a presença de frutas na dieta. Claro, a importância dos vegetais também não deve ser esquecida, pois eles são a fonte dos fitoquímicos mais poderosos que podem ser encontrados.
A seguir, mostraremos as melhores receitas de mamão para crianças que você pode preparar. São fáceis e todas têm ingredientes frescos. Não deixe de experimentar para escolher a sua favorita!
1. Mousse de papaia
Ingredientes
- 2 mamões
- 1 limão
- 120 gramas de açúcar
- 1 envelope de açúcar de baunilha
- 50 gramas de coco ralado
- 2 claras de ovo pasteurizadas
- 200 ml de creme de leite
- 1 pitada de sal
Passo a passo
- Coloque o creme de leite em uma tigela grande e bata.
- Ao mesmo tempo, refogue o coco ralado em uma panela por alguns minutos para deixar esfriar depois.
- Divida os mamões e retire as sementes.
- Reserve metade do mamão para decorar e use o restante da polpa para combinar com o suco de limão e com os açúcares.
- Guarde a mistura na geladeira.
- Enquanto esfria, bata o creme de leite bem frio até ficar firme. Em outro recipiente coloque as claras até obter o mesmo ponto.
- Em seguida, misture o purê de mamão com metade do coco ralado e acrescente ao creme de leite e às claras.
- Disponha a mousse em taças e decore com pedaços de mamão.
Por que incluir esta receita na dieta das crianças?
A mousse de mamão é uma fonte de antioxidantes. Esses elementos ajudam a neutralizar os radicais livres e evitar seu acúmulo nos tecidos do corpo.
Graças a esse efeito, o risco de desenvolver patologias complexas será menor, segundo pesquisa publicada no European Journal of Medicinal Chemistry. Claro, lembre-se que esta receita fornece muito açúcar e deve ser consumida com moderação.
2. Compota de mamão
Ingredientes
- 1 mamão papaia maduro
- 1 banana madura
- 1 limão
Passo a passo
- Primeiro, lave o mamão e corte-o ao meio.
- Em seguida, retire as sementes e extraia a polpa.
- Corte a banana em pedaços e reserve.
- Corte o limão e esprema para obter o suco.
- Coloque todos os ingredientes no liquidificador e processe até obter uma compota lisa e com uma textura homogênea. Isso será suficiente para aproveitar ao máximo, embora você também possa misturar com gelo picado.
Por que incorporar esta receita na dieta das crianças?
A compota de mamão é uma excelente fonte de fibra. Este elemento é decisivo para manter uma boa saúde intestinal, de acordo com um estudo publicado na revista Nature Reviews . Não apenas a incidência de constipação é reduzida, mas a composição da microbiota também é melhorada. Isso é crucial para otimizar os processos digestivos.
Prepare receitas para crianças com mamão
Como você viu, existem diferentes opções de receitas com mamão para crianças, a fim de aproveitar ao máximo essa fruta. É muito positivo aumentar a presença de frutas na dieta para otimizar o fornecimento de antioxidantes e vitaminas de alta qualidade. Isso garantirá que a fisiologia do ambiente interno se torne o mais eficiente possível, evitando o desenvolvimento de patologias.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Neha, K., Haider, M. R., Pathak, A., & Yar, M. S. (2019). Medicinal prospects of antioxidants: A review. European journal of medicinal chemistry, 178, 687–704. https://doi.org/10.1016/j.ejmech.2019.06.010
- Gill, S. K., Rossi, M., Bajka, B., & Whelan, K. (2021). Dietary fibre in gastrointestinal health and disease. Nature reviews. Gastroenterology & hepatology, 18(2), 101–116. https://doi.org/10.1038/s41575-020-00375-4