Receitas para o segundo trimestre de gravidez

· 31 de março de 2018
O segundo trimestre da gravidez coincide com a metade do processo. A futura mamãe precisa ter muito cuidado com a alimentação. Para isso, existem várias receitas deliciosas para essa fase.

A 29ª semana de gravidez indica o início do segundo trimestre da gravidez. Por isso, esse é o momento ideal para prestar mais atenção do que nunca em quais alimentos ingerir. Para isso será necessário ter em mente algumas receitas deliciosas para o segundo trimestre de gravidez.

Essa é a reta final da gravidez, uma fase na qual a vontade e a emoção de receber o novo ser aumentam. E qual forma poderia ser melhor para expressar esses sentimentos do que a arte culinária?

A importância da dieta balanceada

É muito importante que nessa fase a mulher tenha um cuidado especial com sua alimentação, que deve ser nutritiva e equilibrada.

A quantidade de calorias que a futura mamãe deverá fornecer ao seu organismo é um fator muito importante. É o médico quem vai calcular com mais precisão essa quantidade. Apesar disso, é possível afirmar que esse número ficará entre 300 e 500 calorias diárias a mais.

Receitas para o segundo trimestre de gravidez

A alimentação nessa fase deve incluir carboidratos, proteínas e gorduras. Existem muitas receitas para o segundo trimestre de gravidez que você pode colocar no seu cardápio, sejam doces ou salgadas.

segundo trimestre de gravidez

Café da manhã

É muito importante que você forneça ao seu corpo uma quantidade suficiente de energia no começo do dia. Por isso, é recomendável incluir pela manhã laticínios, frutas e cereais.

Como exemplos de cafés da manhã saudáveis, a mulher pode escolher começar o dia com meia xícara de cereais, um copo de leite e meia laranja.

Outra opção seria um copo de leite semidesnatado, acompanhado por café descafeinado ou cacau em pó, um suco de frutas e meia xícara de cereais com iogurte.

Lanche da manhã

Para uma mulher no segundo trimestre de gravidez, as refeições devem ser frequentes, espaçadas ao longo do dia. Por isso, sugere-se que no lanche da manhã estejam incluídos frutos secos, por exemplo, que ajudam a saciar a fome.

Almoço

Chega a hora da refeição mais completa do dia. Para o almoço, podemos encontrar muitas receitas saudáveis para a mãe.

Nessa refeição é importante incluir sopa ou creme, carne grelhada, salmão ao forno ou também peito de frango grelhado. E de sobremesa, podemos escolher uma fruta diferente da escolhida pela manhã.

Receita de aspargos ao creme

Ingredientes

  • 1 quilo de aspargos verdes
  • 1 cebola cortada
  • 3 colheres de manteiga sem sal
  • 5 xícaras de caldo de galinha (mais se for necessário)
  • ½ xícara de creme de leite ou nata
  • ¼ de colher de chá de suco de limão

 segundo trimestre de gravidez

Modo de preparo

  • Corte as pontas dos aspargos e reserve. Elas vão servir para decorar.
  • Corte o que sobrou dos aspargos em pedaços pequenos.
  • Refogue a cebola com duas colheres de manteiga até ficar dourada. Mexa sempre com uma colher de madeira.
  • Acrescente os aspargos com um pouco de sal e pimenta. Deixe refogar por cinco minutos.
  • Acrescente cinco ou seis xícaras de caldo de galinha. Deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos ou até que os aspargos estejam macios.
  • Enquanto a sopa ferve, em outra panela com um pouco de água e sal você deve cozinhar as pontas dos aspargos por três ou quatro minutos.
  • Coloque o conteúdo da sopa do liquidificador e bata até fazer um purê.
  • Acrescente o creme de leite e deixe cozinhar até atingir o ponto de fervura. Nesse momento, adicione uma colher de sopa de manteiga e desligue o fogo.
  • Coloque as pontas dos aspargos como decoração.

Lanche da tarde

Nessa fase da gravidez é necessário, como já vimos, comer várias vezes ao longo do dia. Para essa hora do dia, no lanche da tarde, você pode comer um sanduíche de peito de peru com queijo, iogurte com um pouco de frutos secos, um suco ou uma vitamina natural, algumas bolachas integrais, entre outras opções.

Jantar

Por fim, é importante que a mulher no segundo trimestre de gravidez não vá para a cama sem jantar. Para a última refeição do dia, também existe grande variedade de receitas, desde uma salada, legumes refogados até um filé de peixe ao forno. O mais recomendável, para qualquer pessoa, é que o jantar seja leve e que nunca se deixe de comer nesse período do dia.

Essas receitas para o segundo trimestre de gravidez são muito fáceis de preparar. E também têm a grande vantagem de serem versáteis e leves. Dessa forma, você tem bastante liberdade para aproveitar. Vamos lá!