As melhores frutas na gravidez

· 20 de janeiro de 2018

O mais recomendável para as mães é consumir pelo menos entre 3 e 4 frutas por dia durante a gravidez. As frutas fornecem diversos nutrientes, fibras e vitaminas benéficas para a saúde da mulher e do bebê que está se formando.

Entre as vitaminas mais importantes que as frutas contém podemos destacar o betacaroteno, que o bebê precisa para o desenvolvimento de células, tecidos, visão e sistema imunológico; e a vitamina C, que é essencial para a formação dos ossos e dentes da criança.

As frutas também possuem colágeno, que é importante para os tecidos conjuntivos; potássio, que ajuda a controlar a pressão do sangue; e ácido fólico, que serve para prevenir anomalias do tubo neural e contribui para que o bebê tenha um peso saudável ao nascer.

Por essas razões, é importante que nessa etapa as frutas sejam um alimento habitual na dieta da mulher. Logicamente, é preciso complementá-las com outros alimentos, de acordo com as necessidades específicas que o médico detectar na grávida.

As melhores frutas na gravidez

As fibras das frutas e verduras também trazem diversos benefícios para o organismo, incluindo o bom funcionamento dos intestinos, o que ajuda a prevenir a prisão de ventre e as hemorroidas. Esses incômodos são bastante comuns durante a gravidez.

A seguir, apresentaremos  quais são as melhores frutas na gravidez:

  • Damasco

Um dos problemas mais frequentes durante a gravidez são os problemas derivados do trânsito intestinal. O damasco é um alimento que contém fibra e ajuda a eliminar a prisão de ventre. 

As melhores frutas para a gravidez

  • Framboesa

É um dos alimentos mais recomendados durante a gravidez. As framboesas melhoram o suprimento de oxigênio do bebê. Além disso, aportam vitamina C, quercetina e proantocianidinas, protegendo dessa forma os tecidos do bebê. Isso faz com que seja uma das frutas mais pedidas pelas mulheres grávidas.

  • Morango

Os morangos são benéficos durante a gestação, já que ajudam a melhorar a circulação. Além disso, aportam uma grande quantidade de vitamina C, favorecem a absorção de ferro e melhoram as defesas. São totalmente recomendáveis durante a gravidez.

  • Figos

Tanto os figos secos quanto os naturais são muito benéficos para as mulheres grávidas. Aportam potássio e outros minerais que reforçam a função nervosa muscular da futura mãe. Por outro lado, também previne a prisão de ventre e problemas relacionados à hipertensão.

  • Abacaxi

Essa fruta contém cálcio, vitamina C e outros nutrientes que, principalmente, previnem a anemia. É importante porque esse, justamente, é um dos problemas mais comuns nas mulheres grávidas.

As melhores frutas para a gravidez

  • Maçã

Se você está procurando estabilizar os níveis sanguíneos, essa é a fruta ideal que deve te acompanhar durante essa etapa. É muito recomendável para os momentos de enjoo e para controlar o aumento do apetite. Dessa forma, você não abusará do chocolate e de outros alimentos que não são recomendados para as grávidas.

  • Pera

Dado ao seu efeito diurético, as peras são muito saudáveis para as mulheres grávidas. Ajudam a evitar os alto e baixos de energia e outros sintomas na futura mamãe, como por exemplo as mudanças de humor, produzidas por mudanças hormonais.

  • Melancia

É uma fruta rica em licopeno e um antioxidante que protege o coração e o cérebro. A melancia faz parte da lista das melhores frutas na gravidez, porque aporta grande quantidade de água junto com açúcares naturais, que resultam muito benéficos na gravidez.

  • Toranja

É um alcalinizante potente e antioxidante, o que contribui para combater os radicais livres, causadores de muitas doenças hoje em dia. Além disso, é um cítrico que mantém os níveis de controle de pH.

Quantas frutas você deve comer na gravidez

Sempre que possível, o melhor é comer 2 frutas e entre 2 a 3 legumes ou verduras ao dia. Aqui temos alguns exemplos de quanto você deve ingerir:

  • Um legume cru ou cozido
  • 1/2 de frutas secas
  • 1 copo de suco que contenha 100 por cento de frutas ou verduras
  • 1 fruta mediana a grande (1 laranja grande, 1/2 maçã grande)
  • 2 bananas médias ou 1 banana grande
  • 1 fruta crua, enlatada ou congelada

“São poucas as frutas proibidas durante a gravidez, apenas é preciso ter em mente se são transgênicas ou orgânicas”

As frutas na gravidez geram muitos benefícios para a nossa saúde e aportam muitos nutrientes para que o bebê se desenvolva de maneira adequada. Inclua-as na sua dieta na quantidade recomendada para obter todos os seus benefícios. Você também pode acrescentar uma fruta que não esteja incluída na lista, ainda que seja aconselhável sempre consultar seu médico antes.