Três receitas ricas em iodo para o primeiro trimestre da gravidez
Quase todas as grávidas estão a par de que o consumo de iodo é fundamental nessa fase. No entanto, você sabe onde pode encontrá-lo e o porquê da sua importância? Além de desvendar essas dúvidas, oferecemos algumas receitas ricas em iodo para o primeiro trimestre de gravidez.
Por que é preciso consumir iodo durante a gravidez?
Em primeiro lugar, o iodo é um nutriente fundamental na hora de transformar os alimentos em energia e extrair as suas propriedades benéficas para o organismo. Durante a gravidez, portanto, é um dos muitos artífices da maturação do bebê e é importante para o bem-estar da mãe.
No que diz respeito ao crescimento do feto, o iodo é importante para o desenvolvimento cerebral. De fato, algumas pesquisas relacionam essa carência com níveis de inteligência menor e hiperatividade.
Além disso, trata-se de um elemento muito importante para o funcionamento da glândula tireoide e para a produção de hormônios da tireoide, algo que o bebê ainda não consegue realizar. Ou seja, a mãe produz por ambos. Também é importante para a prevenção do cretinismo e outros transtornos mentais.
No caso de mulheres grávidas em que se produza hipotireoidismo por falta de iodo, aumentam os riscos de aborto e de problemas de aprendizado no futuro para seus filhos.
Da mesma forma, pode causar atrasos no desenvolvimento, como o de crescimento intrauterino, a hipoacusia e outros defeitos congênitos que são também possíveis consequências da falta de iodo.
Receitas ricas em iodo para o primeiro trimestre de gravidez
A OMS e a UNICEF, entre outros organismos, sugerem que as mulheres complementam a sua dieta com pelo menos 200 mcg diários de iodo. No entanto, essa decisão depende exclusivamente de um profissional que poderá avaliar cada caso em particular.
A título de recomendação geral, essas receitas ricas em iodo para o primeiro trimestre de gravidez podem ser de grande ajuda para levar uma dieta mais saudável durante o início da gestação.
1. Creme de espinafre e cenoura
Ingredientes
- Sal.
- 1 cenoura.
- 1/4 de cebola.
- 1/2 batata.
- Azeite de oliva.
- 1/2 xícara de espinafre.
Modo de fazer
- Descasque e corte em rodelas a cenoura e a batata.
- Lave e corte o espinafre e a cebola em tiras.
- Salteie em fogo médio os legumes (exceto a batata) em uma frigideira com azeite de oliva.
- Depois de 4 minutos, coloque água até cobrir os legumes e, aí sim, adicione a batata. Adicione o sal e tampe.
- Cozinhe por 20 minutos, até que os legumes fiquem macios.
- Coloque tudo no liquidificador e bata bem.
2. Ovos recheados com atum e tomate
Ingredientes
- Sal.
- 2 ovos.
- 1/2 litro de água.
- 2 colheres de sopa de molho de tomate.
- 1/2 lata de atum em conserva grande.
Modo de fazer
- Ferva os ovos em água com uma colher de chá de sal. Deixe que eles cozinhem por 10 minutos ou até que a água comece a ferver.
- Retire-os, molhe-os com água fria e descasque-os.
- Corte-os ao meio e retire a gema para misturá-la com o atum e o tomate.
- Coloque essa mistura nos ovos e sirva.
Dica: você pode adicionar queijo ralado ou gratinado aos ovos se preferir. Sugerimos também para acompanhar esse prato: uma salada com vegetais ricos em iodo, como as cenouras e a acelga.
3. Grão-de-bico com acelga e bacalhau
Ingredientes
- Sal.
- 2 batatas.
- 1/2 cebola.
- 2 tomates.
- Azeite de oliva.
- 2 dentes de alho.
- 1 folha de louro.
- 1 fatia de pão.
- 6 folhas de acelga.
- 250 gramas de grão-de-bico.
- 750 gramas de bacalhau sem sal.
- 1 colher de chá de páprica
Modo de fazer
- Doure os dentes de alho em azeite de oliva e, depois, bata-os no liquidificador.
- Doure o pão no azeite por um minuto e também adicione-o no liquidificador.
- Frite também a páprica com o azeite que sobrou e, em seguida, coloque-o no pão frito.
- Adicione um pouco mais de azeite e acrescente o tomate, sem casca e em pedaços, e a cebola. Tampe para cozinhar e, depois de cerca de 10 minutos, bata no liquidificador.
- Adicione um pouco de água e triture.
- Coloque um litro de água em uma panela e deixe ferver. Quando estiver quente, despeje os grãos-de-bico lavados e a folha de louro.
- Coloque na panela a mistura do liquidificador junto com as batatas e as acelgas já lavadas.
- Tampe e cozinhe por 20 minutos.
- Adicione o bacalhau e cozinhe por 10 minutos em fogo lento. Se necessário, coloque mais sal no final.
- Sirva com cuidado, já que o bacalhau pode quebrar com facilidade.
Apesar de através dessas receitas ricas em iodo para o primeiro trimestre de gravidez você poder ingerir esse nutriente, também se pode obtê-lo através de alimentos como nozes secas, avelãs, peixes de água salgada e certas frutas, como abacaxi, maçã e figos.
Em última instância e, fundamentalmente, esse mineral também pode ser encontrado no sal iodado. Com relação ao sal iodado, o ideal é seguir as instruções do médico para o seu uso.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
-
Zimmermann, M. B. (2012). The effects of iodine deficiency in pregnancy and infancy. Paediatric and Perinatal Epidemiology. https://doi.org/10.1111/j.1365-3016.2012.01275.x
- Velasco I., Bath SC., Rayman MP., Iodine as essential nutrient during the first 1000 days of life. Nutrients, 2018.
- Ann Bell M., Ross AP., Goodman G., Assessing infant cognitive development after prenatal iodine supplementation. Am J Clin Nutr, 2016. 104 (3): 928-34.