Receitas saudáveis para o primeiro trimestre de gravidez
Anteriormente, pensava-se que a alimentação durante a gravidez era decisiva a partir da segunda metade. No entanto, pesquisas recentes mostram que a alimentação durante o primeiro trimestre é indispensável para o correto desenvolvimento do feto.
Então, você quer conhecer algumas receitas saudáveis para o primeiro trimestre de gravidez?
O que você come importa?
É um fato conhecido que o que a mãe consome influencia no crescimento e desenvolvimento do feto. Na verdade, as primeiras semanas de gestação são fundamentais nesse sentido. Pois, ao final do primeiro trimestre, as principais estruturas do feto já se formaram.
No primeiro trimestre, as náuseas, a azia e a fadiga podem diminuir sua vontade de comer. No entanto, é muito perigoso que, como futura mamãe, você pare de se alimentar. Por outro lado, é muito importante que você faça o seguinte:
- Faça pelo menos dois lanches por dia, além das três refeições de costume. Dessa forma, você garantirá a ingestão adequada de glicose para o bebê.
- Para evitar o sobrepeso, é adequado que suas refeições incluam porções moderadas e saudáveis.
- Durante o primeiro trimestre de gravidez você precisa somente de 150 calorias diárias a mais do que antes. Por isso, é recomendável fazer esse pequeno aumento com laticínios de baixa gordura, frutas e verduras.
- É importante beber diariamente pelo menos 2 litros de água. Além de se manter hidratada, contribui para a formação do líquido amniótico.
3 receitas saudáveis para o primeiro trimestre de gravidez
Embora seja impossível recomendar uma dieta que funcione para todas as mulheres grávidas, é necessário destacar a importância de ingerir alimentos nutritivos.
Como exemplo, apresentamos algumas sugestões:
Salada de espinafre
Essa é uma das melhores receitas saudáveis para o primeiro trimestre de gravidez devido ao alto teor de ferro. Na gravidez, seu corpo precisa de mais ferro, pois a produção de sangue é maior.
Dessa forma, serão transportados o oxigênio e os nutrientes necessários para você e seu bebê. Alguns alimentos ricos nesse mineral são as lentilhas, os mariscos, os frutos secos e as carnes.
Ingredientes:
- 100 gramas de espinafre
- 1 xícara de morangos cortados
- ½ melão
- 1 punhado de macadâmia
Modo de preparo:
- Lave e higienize o espinafre e os morangos. Pique em pedaços, acrescente meio melão e misture o punhado de macadâmia.
Burrito vegetariano
Essa receita é ótima porque contém muito cálcio, um mineral indispensável para regular a pressão arterial na mãe. Além disso, contribui para a formação dos ossos e dentes do bebê.
A necessidade de ingestão de cálcio durante o primeiro trimestre aumenta para 1.000 miligramas. É recomendável consumir um litro de leite por dia, assim o bebê não vai absorver suas reservas de cálcio.
Ingredientes:
- 1 punhado de amora
- 2 tomates cortados
- 1 tortilha de farinha integral
- 2 colheres de sopa de queijo cremoso
- 2 colheres de sopa de pimentas verdes
- 1 punhado de espinafre
Modo de preparo:
- Misture as amoras, os tomates e as pimentas. Coloque o queijo cremoso sobre a tortilha junto com a mistura anterior e acrescente o espinafre.
- Em seguida, enrole como um burrito e se delicie adicionando algum molho da sua preferência.
Sopa de brócolis
Essa sopa é altamente recomendada por ser rica em folato, que é a forma natural da vitamina B9. Na sua forma sintética, é conhecido como ácido fólico e é fundamental durante a gravidez pois evita que o bebê sofra malformações.
A exigência corporal de folatos aumenta entre 170 microgramas e 400 microgramas durante o primeiro trimestre.
Ingredientes:
- 2 colher de sopa de azeite
- 1 cebola grande
- 2 xícaras de leite semidesnatado
- ½ quilo de brócolis
- 250 gramas de ervilha
- 2 xícaras de caldo de legumes
Modo de preparo:
- Refogue a cebola até ficar transparente. Em seguida, acrescente o brócolis cortado e as ervilhas, mexendo frequentemente por 10 minutos.
- Adicione o leite e o caldo de legumes. Deixe ferver e tampe a panela. Cozinhe em fogo baixo até que o brócolis fique macio. Em seguida, bata no liquidificador para obter um creme homogêneo.
Para concluir, é necessário ter bem claro o vínculo existente entre uma boa alimentação e o desenvolvimento do feto. Além disso, uma nutrição deficiente pode provocar sérias complicações na gravidez, no parto e também no bebê.
Experimente essas receitas saudáveis no seu primeiro trimestre de gravidez. Você vai adorar! E não se esqueça de que a qualidade é mais importante que a quantidade.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- He H., Qiao Y., Zhang Z., Wu Z., et al., Dual action of vitamin C ir iron supplement therapeutics for iron deficiency anemia: prevention of liver damage induced by iron overload. Food Funct, 2018. 9 (10): 5390-5401.
- Cano A., Chedraui P., Goulis DG., Lopes P., et al., Calcium in the prevention of postmenopausal osteoporosis: EMAS clinical guide. Maturitas, 2018. 107: 7-12.