Alimentos que contêm ácido fólico

· 17 de março de 2018
O ácido fólico é uma vitamina fundamental que deve ser consumida durante a gravidez. Ela pode impedir o bebê de sofrer algumas doenças. A seguir mostramos como você pode incorporar essa vitamina em sua dieta.

Existem muitos alimentos que contêm ácido fólico (vitamina B9). Esta vitamina é responsável pela prevenção de defeitos no fechamento do tubo neural do embrião durante a gravidez, o que pode causar outros transtornos muito mais graves, tais como espinha bífida ou anencefalia.

Além disso, de acordo com o Instituto de Ciências de Saúde Ambiental da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, ingerir determinada quantidade desta vitamina diariamente pode evitar que o bebê apresente lábio leporino.

Alimentos que contêm ácido fólico

É essencial sempre cuidar da nossa dieta, mas durante a gravidez estes cuidados devem ser redobrados pois o bebê precisa receber certos nutrientes e vitaminas específicas. Para começar a integrar alimentos com vitamina B9 em sua dieta, veja as sugestões a seguir:

Vegetais de folhas verdes

Entre os alimentos que contêm ácido fólico estão os vegetais de folhas verdes. Os vegetais que têm mais concentração desta vitamina são: brócolis, espinafre (eles contribuem com 263 microgramas por xícara), acelga, aspargos verdes e alface. A vantagem é que são alimentos que podemos integrar facilmente em nossa dieta.

Feijão e lentilha

lentilhas e feijoes sao ricos em ácido fólico

Os diferentes tipos de feijão e lentilhas são ricos em ácido fólico. Além disso, a inclusão de outras leguminosas como soja, ervilha ou grão-de-bico, não só fornece grande quantidade dessa vitamina, mas também muita fibra, o que ajuda no bom funcionamento do trânsito intestinal.

Frutas cítricas

Entre as frutas cítricas que têm muito ácido fólico, podemos encontrar o mamão, a laranja, o kiwi, o morango e a framboesa.

O abacate é outra fruta que possui grande quantidade de ácido fólico, além de vitamina C, potássio, ferro, magnésio e cálcio, entre outros. Na lista das frutas mais recomendadas também estão a laranja, a banana e o melão.

Castanhas

Outros alimentos que contêm ácido fólico são as castanhas. Muitas pessoas comem castanhas como lanche ou petisco. O amendoim, as amêndoas, as castanhas, assim como sementes de linhaça, de girassol ou de gergelim são alimentos altamente recomendados durante a gravidez.

Pães e cereais

Alguns pães e alguns tipos de massa são feitos com grãos, que também contribuem com ácido fólico. Em uma única fatia de pão, podemos encontrar 60 mcg desta vitamina.

Portanto, os pães são altamente recomendados durante a gravidez. Um jeito de incorporá-los facilmente na dieta é incluindo no café da manhã.

Alimentos de origem animal

Embora os alimentos de origem animal não contenham a mesma quantidade de ácido fólico que os mencionados acima, eles são uma poderosa fonte de vitaminas B.

Entre os alimentos que contêm maior quantidade de ácido fólico encontramos: fígado de frango, peru, carne de vitela, mariscos, peixes e laticíneos. Além disso, esses alimentos previnem muitas doenças.

Em alguns países, a farinha é enriquecida com ácido fólico para ajudar as mulheres grávidas a aumentar a ingestão desta vitamina.

Benefícios do ácido fólico

O ácido fólico tem muito mais benefícios do que conhecemos. Além de ter um papel importante na gravidez por muitas razões, previne a malformação do feto, a espinha bífida e outros problemas de nascença.

O ácido fólico é encontrado em castanhas

Mas quais são os outros benefícios do ácido fólico?

  • Possui um papel importante na composição do DNA e na recomposição celular.
  • Ajuda a proteger o organismo de doenças cardiovasculares.
  • É usado para prevenir doenças oculares, problemas de sono e depressão.
  • Ajuda a prevenir defeitos congênitos medulares e cerebrais no bebê.
  • É utilizado para o tratamento de doenças degenerativas e problemas neurológicos.
  • Auxilia o organismo na manutenção e criação de células novas.
  • É usado para o tratamento de Alzheimer e outros problemas de memória.

Agora que você conhece os alimentos que contêm ácido fólico, é importante começar a integrar esse elemento na dieta durante a gravidez.

Vale lembrar que, embora esses alimentos façam parte da dieta, pode ser que você ainda não receba a quantidade de vitaminas necessária para o corpo. Por isso, é preciso sempre consultar seu médico para eventuais suplementos.