Ideias de cafés da manhã nutritivos para as crianças

Um café da manhã nutritivo é aquele que oferece a energia necessária para encarar uma jornada repleta de aprendizados e interesse nos estudos. Na escola, onde todos os sentidos, o humor e a dedicação devem estar com 100% da capacidade, somente uma alimentação matinal adequada poderá garantir tudo isso.

O café da manhã ideal durante a infância

O café da manhã ideal durante a infância, e provavelmente em qualquer momento da vida, é aquele que contém os grupos essenciais de alimentos. Isto é, alimentos que forneçam ao organismo carboidratos, vitaminas, calorias, proteínas, minerais e gorduras.  

Para preparar um café da manhã nutritivo para o seu filho e conseguir oferecer todos esses elementos, você pode variar entre as seguintes propostas:

  • Uma fatia de presunto, pão com manteiga e suco de frutas.
  • Um copo de leite com cereais adoçado com açúcar mascavo ou mel acompanhado por uma tigela grande de salada de frutas.
  • Uma maçã, torrada com queijo e um copo de leite gelado.
  • Ovos mexidos com presunto, queijo e vegetais variados, bolachas integrais e suco de frutas ou iogurte com frutas picadas.
  • Uma banana, torrada com mel, um iogurte e um ovo cozido.

Além disso, você pode trocar determinados alimentos de acordo com o gosto dos seus filhos. Os ovos cozidos, por exemplo, podem ser feitos em forma de omelete, a fruta pode variar e o presunto pode ser substituído por qualquer outro embutido.

Como motivar uma criança que não quer tomar café da manhã?

Se seu filho fica sem apetite e não tem vontade de tomar café da manhã, principalmente nos dias de escola, você deve preparar um café da manhã nutritivo, mas que também seja motivante. É importante que a criança não pense que o momento de se sentar à mesa é uma obrigação, uma exigência. Somente assim ela terá vontade de fazer parte desse momento.

Para estimular isso, oferecemos as seguintes sugestões:

Inclua seu filho na preparação dos alimentos

Proponha ao seu pequeno se levantar um pouco mais cedo para participar na preparação do café da manhã. É importante que seja ele mesmo quem vai decidir o que e de qual maneira vai ingerir determinado alimento. Assim, se um dia quiser comer alguma coisa específica, você pode dar sem nenhum problema.

café da manhã nutritivo

Evite os cafés da manhã rápidos

Uma criança que não quer tomar café da manhã precisa de tempo. A pressão de chegar cedo na aula somente vai fazer com que ela perca o apetite e saia de casa sem colocar nada no estômago. Por isso, é bom se levantar com tempo para que a criança possa tomar o café da manhã no seu ritmo. Uma boa opção é tomar café da manhã assistindo os desenhos animados preferidos na televisão.

Faça combinações com os alimentos

Embora seu filho prefira somente alguns alimentos, proponha diferentes combinações. Dessa maneira, você vai surpreender seu pequeno todos os dias com um café da manhã diferente. Talvez, assim, você vai conseguir incluir progressivamente alguns alimentos novos.

Com um café da manhã nutritivo e variado, você vai manter seu filho motivado dia após dia e com vontade de se levantar para ver o que tem de café da manhã hoje.

Prepare a mesa

Uma mesa bem servida é um convite para experimentar tudo o que estiver nela. Em contrapartida, os cafés da manhã com um dos pés na porta de casa e as xícaras nas mãos não convida a comer.

Todas as manhãs, prepare a mesa de forma sugestiva, coloque os alimentos de maneira que as cores fiquem alternadas, faça desenhos no prato… Invente milhares de maneiras até encontrar uma que vai estimular seu filho a tomar café da manhã.

Tome café da manhã em família

Em geral, quando se fala de compartilhar as refeições à mesa, costumamos falar sobre os almoços ou os jantares. Mas se seu filho se mostra resistente a comer no horário da manhã, seria bom incluir o café da manhã na tradição familiar de reunir todos à mesa.

Conversar sobre os planos para o dia e os assuntos relacionados à família, observar os outros comerem e receber convites para experimentar um ou outro alimento com certeza são incentivos para o seu filho.

O café da manhã é a refeição mais importante do dia. Faça com que seu filho crie o hábito de tomar um bom e nutritivo café da manhã antes de ir para a escola.

café da manhã nutritivo

A pizza: um café da manhã nutritivo para as crianças

Embora nem todas as mães considerem que a pizza seja um bom café da manhã para as crianças, já que foge dos alimentos que tradicionalmente comemos pela manhã, é preciso saber que o segredo está nos ingredientes que colocamos.

A receita que sugerimos a seguir é outro exemplo de um café da manhã nutritivo e fácil de preparar:

Ingredientes

  • Massa de pizza
  • Molho de tomate temperado
  • Queijo ralado (o queijo que seu filho mais gostar)
  • Tomate em pedaços (os pedaços devem ser os menores possíveis. Para isso, você pode colocar os tomates no processador, por exemplo. Antes de colocar os tomates na pizza, deixe escorrer a água)
  • Repolho picado
  • Gema de ovo cozida
  • Salsicha em pedaços

Modo de preparo

Para fazer essa pizza, a primeira coisa que você precisa fazer é espalhar o molho de tomate por toda a superfície da massa. Depois, amasse a gema do ovo em um recipiente separado e a espalhe em cima do molho. Em seguida, coloque o queijo, o repolho e a salsicha. Leve a massa ao forno e, quando estiver pronta, sirva a pizza com um suco de frutas. Seu filho vai amar!

Recomendados para você