Reivindique a maternidade! Uma jogadora amamenta sua filha durante partida de basquete

A maternidade foi colocada em foco com um gesto protagonizado por Antonella González, que emocionou as mães esportistas e transmitiu uma mensagem implícita de que é possível voltar da gravidez para o alto rendimento.
Reivindique a maternidade! Uma jogadora amamenta sua filha durante partida de basquete

Última atualização: 16 Abril, 2021

Apenas 11 meses após o parto, Antonella González – jogadora de basquete de Tomás de Rocamora, clube argentino – foi responsável por promover um momento que percorreu o mundo todo. Durante uma partida, ela não hesitou nem um segundo e tomou a iniciativa de amamentar seu bebê. Assim, a frase repetida nas redes foi “Uma jogadora amamenta a filha em uma partida”.

Com naturalidade e durante a sexta rodada da Liga Feminina de Basquete, ela pediu para que trouxessem sua filha para perto, levantou a camisa do time e se preparou para alimentar sua pequena.

Além de ter sido um ato que emocionou a todos, a intenção da jogadora também era mostrar que a gravidez não representa uma limitação para que as atletas recuperem sua melhor versão física. Ou seja: é possível adaptar o fato de ser mãe e se esforçar ao máximo em cada jogo.

A título de curiosidade, a partida terminou com o placar de 61-44, uma vitória sobre o Vélez Sarsfield para a equipe de Antonella González. Além disso, ela deixou sua contribuição no placar com 8 pontos, 2 rebotes e 1 assistência. No entanto, o que a transformou na figura principal supera qualquer avaliação estatística que possa ser feita.

Jogadora amamenta sua filha durante partida de basquete.

A maternidade evolui com a jogadora que amamenta sua filha

Após a partida, a jogadora de 30 anos, armadora e que conta com um título de psicomotricidade, fez afirmações que fecham o ciclo de grandeza exposto acima.

Suas palavras concedidas à rádio argentina LT9 foram as seguintes: “a verdade é que me surpreendi que algo tão natural para uma mãe como a amamentação tenha gerado tanto impacto. Mas fico feliz por trazer essa discussão e mostrar esse momento".

Mas não foi só isso, pois acrescentou o seguinte: “que isso sirva para todas as mamães que estão indecisas, que pensam que depois da gravidez não se pode voltar à atividade. Acreditem que é possível".

A verdade é que Antonella nunca tinha realizado uma ação desse estilo perante as suas companheiras de equipe em nenhuma outra ocasião. No entanto, ela enfatizou que foi algo visto com total calma e naturalidade. Apesar do fato de que em alguns países do mundo ainda há um longo caminho de aceitação a se percorrido.

As demonstrações de carinho e apoio nas redes não demoraram. Tudo começou quando o Twitter do clube Tomás de Rocamora parabenizou a jogadora por seu desempenho, disciplina e convicção inabalável de retornar em plena condição física meses após a gravidez.

Devemos lembrar que essa não é a primeira vez que eventos desse tipo ocorrem em favor da maternidade. Esse ato se soma ao de Maria Kang (instrutora fitness), Sally Brouwer (personal trainer), Ona Carbonell (nadadora olímpica) e Irina Pop (jogadora de handebol).

Mães que conquistam diferentes espaços

Até poucos anos atrás, a maternidade apresentava um alto grau de incompatibilidade com o esporte e com qualquer cargo público de grande peso. Felizmente, muitos espaços foram conquistados com o objetivo de beneficiar as mães. A verdade é que o mundo está se desenvolvendo a partir da coragem das pessoas afetadas, e isso não apenas no esporte.

Mulher amamenta seu filho em um avião.

A recente conquista foi evidenciada por uma britânica que fez história por ter sido a primeira ministra a receber licença-maternidade. Por mais estranho que possa parecer, antes desse fato a única alternativa que existia era a renúncia.

Então, a procuradora-geral da República, Suella Braverman, receberá o valor correspondente e retornará às suas funções ao final do prazo estipulado para o andamento da gravidez. Em suma, cabia à rainha fazer as devidas alterações em uma lei que não se adaptava à sociedade atual e equilibrada que é defendida atualmente.

As mães estão ocupando o lugar que lhes corresponde, então cada gesto no esporte, com a jogadora amamentando a filha, na política, com a ministra em licença-maternidade, na arte ou em qualquer outro cenário é um passo à frente. Viva as mães!

Pode interessar a você...
Conselhos para comer enquanto você está amamentando seu bebê
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
Conselhos para comer enquanto você está amamentando seu bebê

Muitas mulheres estão preocupadas com sua alimentação enquanto estão amamentando seu bebê. Embora seja verdade que há que cuidar da alimentação durante a..