Remédios caseiros para combater a diarreia em crianças

4 de agosto de 2019
A diarreia em crianças pode ser prevenida e também tratada naturalmente. Para isso, existem muitos truques e remédios caseiros que vão aliviar o desconforto dos pequenos. Um dos fatores mais importantes é a hidratação, ou seja, beber bastante líquido para compensar o que for perdido.

Um dos distúrbios gastrointestinais mais comuns em crianças é a diarreia. Basicamente, essa condição consiste no aparecimento de fezes líquidas que se tornam cada vez mais frequentes.

A seguir, veremos as principais causas e alguns remédios caseiros para combater a diarreia em crianças. Também vamos analisar outras informações importantes sobre esse distúrbio tão comum nos pequenos.

Causas da diarreia em crianças

A diarreia em crianças tem múltiplas causas. Uma das principais, e talvez a mais comum, é a intoxicação causada por bactérias que chegam por meio dos alimentos deteriorados.

A intoxicação também pode ocorrer quando a criança coloca as mãos sujas na boca. Em ambos os casos, sempre é conveniente adotar o hábito de lavar as mãos antes de comer ou quando voltamos da rua.

Em outros momentos, a diarreia pode ocorrer por contágio. Isto é, se as crianças estiverem em contato com outras crianças ou adultos que tenham uma infecção. De qualquer forma, o habitual é que a diarreia cesse em poucos dias com o tratamento adequado.

Tratamento para a diarreia em crianças

Quando as crianças sofrem desse distúrbio, o melhor tratamento é a reposição de líquidos e uma dieta adequada. É necessário lembrar que as evacuações causam a perda de muitos líquidos e minerais. É essencial ter uma hidratação adequada para que a diarreia se detenha.

Quanto aos medicamentos, um tratamento antibiótico somente deve ser administrado caso indicado pelo médico. No entanto, existem alguns remédios caseiros para combater a diarreia em crianças que são muito eficazes.

Remédios caseiros para combater a diarreia em crianças

A melhor maneira de tratar a diarreia em crianças é uma dieta baseada em alimentos apropriados. Além disso, existem alguns remédios muito simples que podem ser preparados em casa com o que estiver à mão:

Chás diversos

Entre os remédios caseiros mais comuns e eficazes para combater a diarreia, estão os chás feitos de plantas naturais com propriedades medicinais. Um deles é o chá de camomila.

Esse tipo de preparação tem propriedades anti-inflamatórias e reparadoras das membranas mucosas digestivas. O chá de tomilho também é muito saudável. O tomilho é um antibiótico natural muito poderoso, que também é anti-inflamatório e antisséptico.

Remédios caseiros para combater a diarreia em crianças

Outro remédio eficaz, continuando com as plantas medicinais, é o suco de aloe vera. É um importante reparador de mucosas, além de ser um ingrediente ativo muito saudável para o organismo.

Mingau com farinha de alfarroba

O mingau com farinha de alfarroba é um remédio tradicional. A farinha de alfarroba ou o chocolate de alfarroba têm propriedades que ajudam a cortar a diarreia e, ao mesmo tempo, são nutritivos.

Esse é um remédio fácil de fazer e também um dos melhores para combater a diarreia em crianças, bem como em adultos.

Cenoura, o alimento medicinal ideal

A cenoura é um dos melhores alimentos para o intestino. Tanto cozida quanto crua, é um ingrediente fundamental para o tratamento da diarreia em crianças.

Esse vegetal possui betacaroteno e tem múltiplas propriedades de reparação da mucosa que ajudam a curar o intestino. Uma salada de cenoura ralada, um creme desse vegetal ou um suco de cenoura será perfeito para administrar às crianças que estejam sofrendo deste problema.

“Uma das principais causas da diarreia em crianças é a intoxicação causada por bactérias que chegam por meio de alimentos deteriorados”.

Suco de limão com uva

Outro remédio útil para combater a diarreia em crianças é preparar um suco de limão com uva. Essa bebida é feita com água, limão e uvas, além de um pouco de mel e uma pitada de sal.

Esse suco deve ser administrado na forma de xarope, tomando alguns goles várias vezes ao dia, enquanto os sintomas persistirem nas crianças. Pouco a pouco, o mal-estar dessa condição deve cessar.

Menina com diarreia coberta com manta

Alimentos que não favorecem ou que agravam a diarreia em crianças

Quando as crianças sofrem de diarreia, é muito importante oferecer a elas uma dieta com os alimentos certos. Uma boa medida é reduzir o consumo de alimentos com lactose, como o leite, por exemplo, além de reduzir o consumo daqueles feitos com farinhas ou trigo.

Não se esqueça de que, ao sofrer de diarreia, é gerada uma baixa tolerância aos alimentos que contêm glúten e lactose. Além disso, esses produtos não favorecem em nada a recuperação do paciente.

Em conclusão, a diarreia em crianças não deve durar muitos dias. A melhor maneira de tratá-la é administrar qualquer um dos remédios caseiros que listamos aqui, além de seguir as instruções do médico. Por fim, a hidratação e uma dieta adequada serão essenciais para a recuperação dos pequenos.