11 remédios caseiros para a tosse

Não é preciso dizer que, pelo motivo que for, ninguém gosta de sofrer os desconfortos causados pela tosse. Quando esse sintoma aparece em seu filho, é conveniente conhecer algumas técnicas para aliviá-lo.
11 remédios caseiros para a tosse
Saúl Sánchez Arias

Revisado e aprovado por o nutricionista Saúl Sánchez Arias.

Última atualização: 10 junho, 2023

Levando em consideração que a tosse é uma das principais condições associadas à gripe, que é bastante comum em crianças, apresentamos alguns remédios caseiros para o alívio da tosse.

Qualquer um deles pode ajudar você em seu desespero de encontrar uma solução eficaz para neutralizar esse quadro difícil sempre que ele aparecer.

Os melhores remédios para a tosse das crianças

Lembre-se de que, além dos seguintes remédios, se a tosse for muito forte, você pode precisar buscar um tratamento medicamentoso.

1. Mel

Se seu filho gosta de mel, você pode dar a ele uma colher de sopa quando a tosse aparecer. Este alimento provou ser um tratamento eficaz. Outras alternativas são:

  • Mel com limão: misture a mesma quantidade de mel com suco de limão natural.
  • Infusão de orégano e mel: adicione duas colheres de sopa de mel a meia xícara de infusão de orégano quente. Dê para seu filho beber quando a tosse começar.
  • Infusão de tomilho, mel e suco de limão: administre o remédio ainda morno. Sirva meia xícara de infusão e depois acrescente o suco de meio limão e duas colheres de sopa de mel.
Nem todos os medicamentos são adequados para bebês.
  • Bebida de chocolate com mel: coloque um copo de água, adicione uma colher de sopa de chocolate amargo e espere alguns minutos até ferver. Abaixe o fogo, deixe esfriar e coe. Em seguida, adicione duas colheres de sopa de mel e dê ao seu filho enquanto estiver quente.
  • Mel, cebola e xarope de limão: para preparar essa infusão, pique uma cebola grande e amasse bem. É imprescindível que esteja totalmente amassada para que libere bem seu suco. Em seguida, coe e adicione a mesma quantidade que você obteve de mel e suco de limão. Dê uma colher de sopa desse xarope para o seu filho quando ele tiver tosse.

Não é segredo que a tosse pediátrica pode piorar à noite. Sabe-se que uma colher de mel antes de dormir pode ser útil para aliviar sua intensidade. Contudo, não se deve oferecer mel a crianças menores de 1 ano devido ao risco de botulismo, e em caso de uso noturno deve-se estimular a escovação para evitar episódios de cáries.

2. Panos quentes

Quando seu filho começar a tossir, aqueça alguns panos com o ferro e os coloque sobre o peito. Enquanto eles esfriam, substitua-os por outros quentes.

3. Vapores mentolados

Coloque um recipiente com água no fogo. Quando começar a ferver, adicione algumas porções de mentol e retire o recipiente do fogo. Antes que perca o aroma, aproxime seu filho para respirar o vapor exalado.

Se for passar algum pano na pele da criança para aproveitar a vaporização, coloque seu rosto próximo ao dele. O vapor de água pode queimar, e só assim você poderá verificar se está muito quente.

4. Mentol na planta dos pés

Passe mentol nas solas dos pés do seu filho e cubra com meias e sapatos para que não toquem. Sua tosse persistente cederá imediatamente.

Por outro lado, estudos recentes mostraram que colocar mentol no peito e no pescoço de crianças antes de dormir é benéfico. O uso de compostos contendo mentol, cânfora e eucalipto diminui a frequência e a intensidade das tosses noturnas. Por sua vez, também melhora a obstrução nasal e a qualidade do sono.

“O mel pode ser combinado com infusões de suco de limão, tomilho ou orégano para criar remédios caseiros contra a tosse”

5. Cebola

Corte uma cebola em fatias, coloque em uma meia do seu filho e dê um nó na ponta para que não saia. Na hora de dormir, pendure a meia na cabeceira do berço ou da cama para que ele possa respirar aquele cheiro, diminuindo a tosse. De acordo com um estudo publicado na revista Respiratory Medicine Case Reports, a cebola é um remédio útil para o tratamento da tosse, especialmente quando causada por infecções com microrganismos.

Aconselhamos uma meia pequena para que, se por acaso a criança conseguir pegar, ela não consiga retirar os pedaços de cebola.

Existem certos medicamentos que não devem ser administrados a crianças.

6. Vapores de eucalipto

Coloque ramos de eucalipto para ferver. Quando ferver, retire o recipiente do fogo e leve o seu filho perto do vapor para que ele sinta o cheiro. Cuidado com a água quente.

7. Ofereça água para beber

Ofereça água ao seu filho. Se a criança não se importar, adicione algumas gotas de suco de limão também.

8. Evite anti-histamínicos se for uma tosse causada por gripe

Se seu filho está com tosse seca causada por alergia, você pode medicá-lo com o anti-histamínico ao que está acostumado e sabe que é adequado para ele.

No entanto, se a tosse for uma consequência da gripe, evite dar este tipo de medicamento e opte por remédios caseiros. Os anti-histamínicos podem deixar o catarro de um resfriado mais espesso. Isso, a longo prazo, pode espalhar as doenças associadas ao seu resfriado ou ao vírus da gripe.

9. Gengibre

O gengibre é uma raiz usada há muitos anos na medicina natural. Possui propriedades antivirais, anti-inflamatórias, antioxidantes e antifibróticas. Na verdade, estudos têm mostrado que todas essas propriedades podem ser úteis no tratamento da COVID-19.

Para aproveitar as propriedades do gengibre, é necessário apenas fazer um chá com a raiz. Você deve pegar 20 ou 40 gramas de gengibre fatiado e adicioná-lo a um copo de água quente. Depois, é preciso esperar esfriar e dar ao seu filho, pode-se adicionar uma colher de chá de mel para adoçar e potencializar o efeito.

10. Raiz de marshmallow

A raiz de marshmallow é uma planta amplamente utilizada em xaropes para tosse. Várias pesquisas mostram a eficácia dessa planta no tratamento da tosse seca em monoterapia. Os mecanismos que explicam sua eficácia são muito diversos, embora se acredite que contenha a mucilagem que reveste a garganta, aliviando a coceira e o desconforto.

O chá dessa planta permitirá que você aproveite suas propriedades como um dos remédios caseiros mais eficazes para a tosse. Basta pegar a erva seca ou os saquinhos de chá preparados, colocá-los em um copo de água quente e dar ao seu filho. É possível ingerir a bebida quente ou fria, bem como com uma colher de sopa de mel.

11. Tomilho

Uma das especiarias mais utilizadas na culinária e no tratamento de múltiplas doenças é o tomilho. Uma revisão sistemática de múltiplos repertórios digitais demonstrou a eficácia do tomilho na redução da intensidade e frequência da tosse. A grande quantidade de antioxidantes na erva pode explicar o efeito.

O ideal é procurar um xarope para tosse que contenha tomilho para aproveitar suas propriedades. Você também pode preparar um chá com 2 colheres de sopa de tomilho e uma xícara de água quente. Lembre-se de coar o chá antes de dar ao seu filho.

Medidas para prevenir a tosse

Não devemos nos concentrar apenas em curar a criança quando ela já estiver com tosse. Como sempre, a prevenção também é um ponto chave aqui, mesmo quando o pequeno já está doente.

Portanto, seja qual for o motivo da tosse, mantenha seu filho aquecido, principalmente se estiver chovendo ou fazendo frio. Não o deixe brincar com água. Em qualquer caso, leve-o ao banheiro e molhe-o com água morna enquanto ele se diverte para que a tosse melhore. Além disso, evite doces e convide-o para jogos tranquilos, para que não fique nervoso e comece a tossir.

Como você deve ter notado, as alternativas para aliviar esse incômodo sintoma são várias. O melhor é que existem para todos os gostos, pois sabemos que nem todas as crianças são iguais, nem o seu corpo. Não espere para descobrir qual funciona para você!


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Ashkin E, Mounsey A. PURLs: a spoonful of honey helps a coughing child sleep. J Fam Pract. 2013 Mar;62(3):145-7.
  • Beigoli S, Behrouz S, Memar Zia A, Ghasemi SZ, Boskabady M, Marefati N, Kianian F, Khazdair MR, El-Seedi H, Boskabady MH. Effects of Allium cepa and Its Constituents on Respiratory and Allergic Disorders: A Comprehensive Review of Experimental and Clinical Evidence. Evid Based Complement Alternat Med. 2021 Sep 11;2021:5554259.
  • Dorsch W, Ring J. Anti-inflammatory substances from onions could be an option for treatment of COVID-19-a hypothesis. Allergo J Int. 2020;29(8):284-285.
  • Guppy MP, Mickan SM, Del Mar CB. “Drink plenty of fluids”: a systematic review of evidence for this recommendation in acute respiratory infections. BMJ. 2004 Feb 28;328(7438):499-500.
  • Horváth G, Ács K. Essential oils in the treatment of respiratory tract diseases highlighting their role in bacterial infections and their anti-inflammatory action: a review. Flavour Fragr J. 2015 Sep;30(5):331-341.
  • Lam SHF, Homme J, Avarello J, Heins A, Pauze D, Mace S, Dietrich A, Stoner M, Chumpitazi CE, Saidinejad M. Use of antitussive medications in acute cough in young children. J Am Coll Emerg Physicians Open. 2021 Jun 18;2(3):e12467.
  • Paul IM, Beiler JS, King TS, Clapp ER, Vallati J, Berlin CM Jr. Vapor rub, petrolatum, and no treatment for children with nocturnal cough and cold symptoms. Pediatrics. 2010 Dec;126(6):1092-9.
  • Townsend EA, Siviski ME, Zhang Y, Xu C, Hoonjan B, Emala CW. Effects of ginger and its constituents on airway smooth muscle relaxation and calcium regulation. Am J Respir Cell Mol Biol. 2013 Feb;48(2):157-63.
  • Wise PM, Breslin PA, Dalton P. Sweet taste and menthol increase cough reflex thresholds. Pulm Pharmacol Ther. 2012 Jun;25(3):236-41.
  • Worrall G. Acute cough in children. Can Fam Physician. 2011 Mar;57(3):315–8.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.