Cebola para tosse em crianças: funciona?

A tosse causada por resfriados pode ser incômoda para as crianças. Por isso, propõe-se respirar os vapores de uma cebola para aliviar o sintoma. Mas será que funciona?
Cebola para tosse em crianças: funciona?

Última atualização: 26 novembro, 2021

As crianças costumam ficar resfriadas nos primeiros dias de escola ou creche. Embora não seja uma condição séria, pode causar alguns sintomas incômodos. Portanto, hoje vamos contar a vocês o que a ciência diz sobre a eficácia do uso da cebola como remédio natural para a tosse.

A primeira coisa a se ter em mente é que a alimentação adequada reduz a incidência de todas essas doenças respiratórias. Nesse sentido, é fundamental maximizar a contribuição de vitamina C e zinco na alimentação infantil. Ambos os nutrientes estimulam o sistema imunológico e ajudam a combater a entrada de microrganismos patogênicos.

A relação entre a cebola e o tratamento da tosse

Alimentos úteis para fortalecer o sistema imunológico.

Os vapores de cebola irritam os olhos, mas, de acordo com a sabedoria popular, também ajudam a melhorar a tosse. Assim, bastaria cortar um pedaço desse vegetal e colocá-lo ao lado da cama para evitar o desconforto de um resfriado. Será que isso é verdade?

É verdade que é um remédio natural e inócuo que não faz mal à saúde dos pequenos. No entanto, não há nenhum tipo de evidência científica que confirme sua eficácia. Por isso, especialistas apostam em outros tipos de práticas que têm mostrado resultados positivos em ensaios clínicos.

Remédios eficazes para aliviar a tosse

De acordo com um estudo publicado em Cochrane Database of Systematic Reviews, consumir mel antes de dormir pode aliviar significativamente a tosse noturna nas crianças.

Embora as evidências a esse respeito sejam limitadas, essa medida pode ser implementada devido à sua boa relação entre risco e recompensa. Claro, é preferível que o mel seja de boa qualidade, com alto teor de geleia real.

Outra opção é preparar um xarope com cebola e mel para aliviar esse sintoma próprio do resfriado. Para isso, é necessário realizar as seguintes etapas:

  1. Descasque e corte a cebola em pedaços bem pequenos.
  2. Adicione o suco de 4 limões e 4 colheres de sopa de mel em uma panela.
  3. Feche o recipiente e deixe a mistura marinar durante a noite.
  4. Para usar o xarope, basta dar ao seu filho algumas colheres de sopa.

De qualquer forma, deve-se levar em consideração que esse remédio não é válido para bebês pequenos, pois podem desenvolver botulismo infantil. Portanto, é fundamental evitar o consumo desse alimento até o primeiro aniversário da criança. A partir de então, o sistema imunológico fica mais competente e o risco de desenvolver essa intoxicação é reduzido.

O uso da farmacologia

É importante observar que existem certos medicamentos que atuam no alívio da tosse em crianças. Contudo, eles não devem ser usados para qualquer tipo de tosse, sendo necessária obter a indicação médica correspondente.

Quando seu uso é devidamente justificado, esses medicamentos podem melhorar o repouso e contribuir para uma recuperação rápida.

A cebola não parece reduzir a tosse em crianças

Chá de cebola

Como você viu, não há evidências a favor dos vapores de cebola como remédio para aliviar a tosse em crianças. Também não há argumentos convincentes do ponto de vista da fisiologia e parece ser uma crença popular simples.

Por esse motivo, recomendamos que você implemente outros tipos de estratégias naturais para os sintomas de um resfriado. Se seu filho tiver mais de um ano, você pode usar o mel e consultar seu médico para algumas opções farmacológicas adequadas.

Pode interessar a você...
E se meu filho tiver tosse ou febre durante a quarentena?
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
E se meu filho tiver tosse ou febre durante a quarentena?

Você quer saber como agir se seu filho tiver tosse ou febre durante a quarentena? Aqui vamos contar o que fazer. Confira!