Rotinas matinais para ter um dia bom na escola
Hoje vamos relembrar a importância de ter rotinas personalizadas para toda a família, para que o dia a dia corra bem. Para ter um dia bom na escola, essas rotinas são essenciais. Hoje, vamos nos concentrar nessas rotinas matinais, as primeiras de cada manhã, que marcam como vai ser o restante do nosso dia.
Essas rotinas matinais devem ser implantadas desde o início dos dias letivos. As crianças passam mais tempo nas escolas e precisam começar bem o dia, além de saber como iniciá-lo.
Um despertador
No início do ano letivo, podemos comprar um despertador para os nossos filhos. Esse é um bom momento para começar a dar a eles a responsabilidade de acordar e se levantar na hora.
Mas atenção: isso não significa que podemos nos esquecer deles e que não precisaremos prestar atenção se eles se levantaram ou não. Provavelmente, teremos que pedir várias vezes que se levantem, como sempre (isso é o mais comum).
Principalmente na primeira semana que usarem o despertador, prestaremos muita atenção à forma como as crianças vão agir. Temos que acordá-las, mesmo que o relógio estiver tocando, e também precisamos estar atentos para que elas se vistam e tomem o café da manhã corretamente.
Conforme elas forem se acostumando com o toque do despertador, a ter um horário próprio definido por elas mesmas, podemos deixá-las dormir um pouco mais. Só precisamos garantir que elas tenham tempo para se vestir, tomar café da manhã, pegar as suas coisas e ficarem prontas para sair.
Se forem de ônibus, elas precisam estar preparadas para chegar ao ponto de ônibus na hora. Se nós as levarmos para a escola, a flexibilidade matinal pode ser um pouco maior.
Tabela de rotinas matinais para ter um dia bom na escola
Crianças pequenas
Com as crianças pequenas, uma ótima ideia é criar uma lista visual do que elas precisam fazer e das coisas de que elas precisam todas as manhãs. Por exemplo, uma lista com pontos que possam ser riscados como se fossem um jogo, conforme elas forem completando as tarefas. As imagens são importantes.
Um exemplo:
- Vestir-se – colocar fotos de calças, camisas, meias, etc.
- Tomar café da manhã – foto de uma refeição.
- Escovar os dentes – imagem de uma escova de dente e creme dental.
- Coisas que vamos levar – foto da mochila, com a lancheira para o recreio.
Crianças mais velhas
Se as crianças forem mais velhas, elas não precisarão de imagens, mas a lista ainda será muito útil para elas. Essa lista pode ser colocada em vários locais da casa, desde o quarto até o banheiro e a geladeira. Assim, elas não precisarão voltar para o quarto para ver qual é a próxima tarefa.
A importância do café da manhã para ter um dia bom na escola
Todos os médicos e especialistas em nutrição estão de acordo quanto à importância e os benefícios de um bom café da manhã todos os dias. O café da manhã fornece energia após um longo período noturno no qual nenhum nutriente foi recebido. Tomar um bom café da manhã vai ajudar as crianças a se concentrarem na escola.
Se algum dia a criança não quiser tomar um café da manhã completo, teremos que procurar alternativas saudáveis que forneçam os nutrientes necessários para começar a manhã. Para criar esse café da manhã, podemos ser tão imaginativos quanto quisermos.
Criar e manter uma boa rotina matinal é essencial para ter um dia bom na escola. Além disso, uma vez que tivermos começado, será muito divertido segui-la e isso se tornará um tipo de necessidade para todos. Ou seja, vai facilitar as nossas vidas.
As rotinas sempre ajudam. Nesse caso, elas vão permitir que possamos saber, sem parar para pensar, como podemos nos manter organizados e como podemos nos preparar para cada dia na escola. As crianças vão assimilá-las sem problemas e, assim, elas vão se tornar parte do seu dia a dia em pouco tempo.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Fink Janet y Daryl Siedentop. (1989). The Development of Routines, Rules, and Expectations at the Start of the School Year. Journal of Teaching in physical Education.