Benefícios dos escape rooms para as crianças

3 de novembro de 2019
Você está procurando por uma experiência inesquecível para os seus filhos e amigos? A experiência que eles terão em um escape room será emocionante e muito benéfica para eles.

Nunca foi tão emocionante passar um tempo trancado em uma sala. Você certamente já ouviu falar sobre os escape rooms que estão na moda atualmente e que, além disso, também são adequados para as crianças. Seus benefícios são numerosos, assim como a quantidade de pistas que compõem a história. Que tal conhecê-los?

O que são os escape rooms para crianças?

Uma sala, uma missão e 60 minutos para resolver o mistério. Essas são as premissas das quais todos os escape rooms para adultos e crianças partem.

Existe uma grande variedade de cenários, uma vez que a história na qual as crianças entram pode ser baseada em livros ou filmes, ou então em temas como mistério ou aventura. Você só precisa escolher uma sala cujo tema chame a atenção dos pequenos.

Parece brincadeira de criança, mas a adrenalina e a responsabilidade de cumprir a missão antes de o tempo acabar são muito reais. Quem nunca quis fazer parte de uma aventura desse tipo? Agora os seus filhos têm essa oportunidade.

Benefícios dos escape rooms

Benefícios dos escape rooms para as crianças

As crianças testam as suas habilidades e conhecimentos continuamente. Que tal trazer algo novo e propor um objetivo diferente e que seja, ao mesmo tempo, estimulante? Essa é a proposta dos escape rooms, pois exigem a utilização de várias habilidades em situações que representam um desafio.

Trabalho em equipe

O trabalho em equipe fará a diferença entre ganhar ou perder, porque a comunicação entre todos os membros é fundamental. Ouvir as pistas e as ideias que surgem a partir delas não parece ser uma tarefa especial, mas aqui haverá a pressão do tempo.

Além disso, canalizar a adrenalina e controlar o estresse diante dos erros e da pressão será útil tanto individualmente quanto em grupo.

Cada erro e cada acerto são o resultado das decisões tomadas em grupo. Portanto, as diferenças deverão ser deixadas de lado e deve haver apoio mútuo para alcançar o objetivo.

Às vezes, as crianças descobrirão o próximo passo rapidamente. No entanto, haverá momentos em que elas vão precisar da ajuda dos colegas. Conhecer suas habilidades e pedir ajuda quando necessário é algo importante não apenas durante o jogo, mas também para o seu desenvolvimento.

Desenvolvimento cognitivo e criativo

Nos escape rooms, nem tudo é o que parece e nem tudo acontece como esperado. Assim, tudo é uma surpresa constante. Todos os enigmas, códigos e chaves fazem sentido de acordo com o tema da sala. Portanto, as crianças precisam entrar totalmente na história.

Os princípios que regem as pistas são as habilidades cognitivas da lógica e da associação, por isso o raciocínio lógico e analítico é aprimorado.

No entanto, a lógica usada faz sentido apenas dentro do escape room, já que as pistas dizem o que precisam fazer, mas não quando e como. Se os seus filhos gostam de aventuras de detetive, eles vão se divertir muito.

escape rooms para crianças

Desenvolvimento da leitura

Nessa seção, não estamos nos referindo ao desenvolvimento normal da leitura. No jogo, não se trata apenas de ler bem, mas sim de saber interpretar o que está escrito.

Assim como os protagonistas de livros e filmes, os pequenos encontrarão textos e pistas. No entanto, estarão cheios de indiretas e jogos de palavras que vão testar o domínio da linguagem e da associação.

Esses pequenos desafios ajudarão as crianças a ‘ler nas entrelinhas’, isto é, a fazer conjeturas sobre coisas que as palavras deixam transparecer. Além disso, elas também vão desenvolver suas habilidades criativas em termos de linguagem e de resolução de problemas.

Por que os escape rooms são tão populares?

Quanto menores as crianças são, mais acostumadas elas estão a investigar, explorar e se surpreender. Estimular as crianças através dos escape rooms fará com que elas tenham um melhor desempenho em situações novas e também vai fortalecer o vínculo com os colegas de brincadeira.

Às vezes, as crianças estão muito acostumadas a ficar na sua zona de conforto. Essas salas são uma oportunidade para as crianças se divertirem com os amigos e reforçarem a inteligência interpessoal e as habilidades cognitivas.