8 sabonetes recomendados para crianças com dermatite atópica

Escolher o sabonete certo é um dos aspectos mais importantes do cuidado com a pele atópica. Ensinamos a seguir tudo o que você precisa levar em consideração.
8 sabonetes recomendados para crianças com dermatite atópica

Última atualização: 31 março, 2022

As crianças costumam ter uma pele delicada e sensível, principalmente a pele dos pequenos que sofrem de dermatite atópica. Por isso, é essencial oferecer a eles os melhores cuidados na hora do banho. A seguir, contamos quais são os sabonetes mais recomendados do mercado para crianças com dermatite atópica. Você tem interesse? Então não deixe de ler.

Como escolher sabonetes para crianças com dermatite atópica?

A dermatite atópica é uma patologia da pele que a torna mais eritematosa, sensível e pruriginosa do que o habitual. Ao contrário da aparência típica da infância, essa pele parece áspera, seca e escamosa. Alguns dos fatores externos que a desencadeiam são mencionados abaixo:

  • Mudanças repentinas de temperatura.
  • O suor.
  • Calor excessivo.
  • A aridez do ambiente.

Por isso, além de escolher roupas feitas de algodão e sem componentes sintéticos, recomenda-se o uso de sabonetes desenvolvidos para peles sensíveis e delicadas. Ou seja, produtos neutros que respeitam o pH normal da pele (entre 5,5 e 7) ou sabonetes syndet.

Além disso, recomenda-se que esses cosméticos sejam livres de corantes, perfumes ou produtos químicos em sua composição.

Menino na banheira e prestes a ler livros na água.
Cuidar da pele atópica na hora do banho é essencial, pois a água e os produtos químicos podem prejudicá-la ainda mais.

Os sabonetes mais recomendados para crianças com dermatite atópica

Ao dar banho em uma criança com dermatite atópica, o mais importante é ter em mente que não é uma boa ideia lavar e enxaguar a pele com muita frequência. Além disso, evite banhos demorados com água muito quente, para não agravar ainda mais o quadro.

Dito tudo isso, vamos compartilhar nossa lista de produtos em destaque com você.

1. Sabonete em Barra Emoliente Aveno®

A aveia fornece propriedades antisseborreicas, antissépticas, emolientes e antipruriginosas à pele reativa, sensível, inflamada, desidratada ou pruriginosa.

Por sua vez, contribui para hidratar e limpar a superfície da pele, sem a irritar e com um efeito calmante.

2. La Roche-Posay Lipikar Stick Ap+ ® Eczema Stick

Essa é uma excelente opção como stick de tratamento contra a irritação e a coceira para crianças e bebês. Além de aliviar a coceira instantaneamente, reduz as lesões de eczema. E como benefício adicional, é um produto indicado para uso em recém-nascidos, crianças e adultos.

Sua formulação contém manteiga de karité, madecassoside e gluconato de zinco. Também é livre de parabenos e perfumes.

3. Barra de Limpeza Profunda Cetaphil ®

Esse sabonete é um dos limpadores mais suaves, que substitui os cosméticos convencionais e é livre de substâncias e detergentes que podem irritar ou ressecar a pele. Também mantém a pele úmida, fresca e limpa de impurezas, resíduos e sujeira.

Sua fórmula é não comedogênica, hipoalergênica e sem perfume.

4. Barra de limpeza Surgras La Roche-Posay Lipikar®

Esse modelo de barra de limpeza é enriquecido com lípidos que mantêm a barreira cutânea funcional e saudável. Por sua vez, é útil para proteger e limpar a pele seca e sensível de bebês, crianças ou adultos.

Restaura a flexibilidade da superfície da pele e alivia a irritação.

5. Gel de banho sem sabão original Germisdin da Isdin ®

A sua apresentação como gel de banho é ideal para proporcionar uma higiene adequada e respeitosa da superfície da pele. Além disso, limita a proliferação bacteriana devido aos seus agentes antimicrobianos.

É dermatologicamente testado e tem uma textura fácil e suave de enxaguar.

6. Atoderm Pan Nettoyant Bioderma®

Essa linha da Bioderma® possui dois grandes ativos nutritivos e hidratantes: manteiga de karité e glicerina. Ambos ajudam a combater a pele seca. Além disso, através de produtos de limpeza suaves, o sabonete respeita o equilíbrio natural da pele.

Sua fórmula é caracterizada por ser hipoalergênica e livre de perfumes, conservantes e parabenos.

Bebê com dermatite atópica
Sabonetes que contêm perfumes ou outros produtos químicos podem exacerbar os surtos de dermatite em crianças.

7. Barra Syndet pH5 Eucerin ®

Essa barra de limpeza protege as defesas naturais da pele com surfactantes extra suaves que garantem uma limpeza suave e eficaz.

Seu nível de pH é bastante neutro para a superfície da pele, enquanto a adição de citrato (pH 5) e surfactantes ajudam a proteger a atividade enzimática e manter a função de barreira da pele.

8. Gel de banho Alsora ®

Esse gel de limpeza mantém a superfície da pele limpa e protegida contra vermelhidão, descamação e coceira característica da descamação.

Hidrata, protege e suaviza a pele graças à manteiga de karité e aos seus óleos. Além disso, consegue acalmar e aliviar a coceira devido à ação do laureth -9.

Dermatite atópica e consulta médica

Embora o uso de sabonetes específicos seja importante para o cuidado da pele atópica, não devemos esquecer a importância de realizar avaliações dermatológicos regulares. O especialista é treinado para indicar outro tipo de rotina que a pele precisa na hora certa.

Por fim, deve-se esclarecer que todos esses produtos passam por rigorosos testes para garantir sua qualidade. Por esse motivo, não é recomendado usar remédios caseiros ou usar sabonetes naturais.

Pode interessar a você...
Itens para a hora do banho do bebê
Sou Mamãe
Leia em Sou Mamãe
Itens para a hora do banho do bebê

Os bebês precisam de cuidados especiais de higiene. Por isso, foram projetados vários itens para a hora do banho do bebê que promovem a segurança.



  • Langan SM, Irvine AD, Weidinger S. Atopic dermatitis. Lancet. 2020 Aug 1;396(10247):345-360. doi: 10.1016/S0140-6736(20)31286-1. Erratum in: Lancet. 2020 Sep 12;396(10253):758. PMID: 32738956.
  • Dattola A, Bennardo L, Silvestri M, Nisticò SP. What’s new in the treatment of atopic dermatitis? Dermatol Ther. 2019 Mar;32(2):e12787. doi: 10.1111/dth.12787. Epub 2018 Dec 12. PMID: 30548724.
  • Micali G, Paternò V, Cannarella R, Dinotta F, Lacarrubba F. Evidence-based treatment of atopic dermatitis with topical moisturizers. G Ital Dermatol Venereol. 2018 Jun;153(3):396-402. doi: 10.23736/S0392-0488.18.05898-4. Epub 2018 Jan 24. PMID: 29368843.
  • Uchida Y, Park K. Ceramides in Skin Health and Disease: An Update. Am J Clin Dermatol. 2021 Nov;22(6):853-866. doi: 10.1007/s40257-021-00619-2. Epub 2021 Jul 20. PMID: 34283373.