A pele do bebê durante o primeiro banho

O banho do bebê não é apenas um hábito de higiene, mas também uma forma de desenvolver o vínculo com os pais. Portanto, é importante cuidar da pele do bebê desde o primeiro dia.
A pele do bebê durante o primeiro banho

Última atualização: 04 Setembro, 2021

A pele do recém-nascido é delicada e muito sensível, pois ainda precisa amadurecer. Além de ser o maior órgão do seu corpo, desempenha funções vitais para o bebê, como a proteção. Por isso, é imprescindível garantir os devidos cuidados durante o primeiro banho.

A seguir, contamos tudo o que você precisa saber para tornar a experiência segura e agradável. Não deixe de ler!

A pele do bebê durante o primeiro banho

A maturação da pele é um processo que começa no nascimento e termina no primeiro ano de vida. Portanto, é importante saber que tanto suas estruturas quanto suas funções não estão totalmente desenvolvidas no momento do primeiro banho.

Quando é conveniente dar banho no bebê pela primeira vez?

De acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o bebê não deve tomar banho nas primeiras 24 horas de vida.

Isso porque, nesse período, ele precisa se adaptar ao ambiente externo e estabilizar seus sinais vitais. O resfriamento causado pela água não se traduzirá apenas em uma queda na temperatura corporal, mas pode alterar sua frequência cardíaca e respiratória.

Por outro lado, manter o vérnix caseoso intacto oferece proteção adicional para a fina pele dos recém-nascidos. Dessa forma, é aconselhável não retirá-lo e deixar que o corpo do bebê o elimine espontaneamente.

O objetivo do primeiro banho é limpar fluidos indesejados, como mecônio e sangue, e ao mesmo tempo proporcionar uma hidratação adequada para manter a pele do bebê intacta. Isso lhe permitirá cumprir a função de proteção contra a entrada de microrganismos e de regulação da temperatura corporal.

O que o vérnix caseoso?

 

Vernix caseosa: aprenda a cuidar da pele do bebê.

O vérnix caseoso é uma camada protetora da pele, que se desenvolve durante o último trimestre da gravidez. É composto principalmente por água e, em menor medida, por gorduras, proteínas e peptídeos antimicrobianos.

A retenção do vérnix na superfície da pele ajuda a mantê-la hidratada, com pH mais baixo e a perder menos calor após o nascimento.

Lanugo, o primeiro pelo

Lanugo é um fio de pelo macio, fino e sem pigmento que aparece em recém-nascidos e em algumas patologias específicas. Sua principal função é garantir a união entre o vérnix caseoso e a pele do bebê. Portanto, após a remoção do vérnix, o lanugo eventualmente se desprenderá após alguns dias.

Produtos de higiene para a pele do bebê durante o banho

É importante ter os elementos necessários para o banho do bebê, como sabonete, loção, creme ou óleo próprio para recém-nascidos. O uso de colônias diretamente na pele não é recomendado, pois pode causar irritação.

Você também deve evitar todas as substâncias artificiais que contenham álcool, conservantes, corantes ou fragrâncias. É preferível, então, optar por produtos cosméticos feitos com ingredientes 100% naturais.

Também é importante que os produtos para bebês tenham passado pelos testes dermatológicos necessários, para certificar que nenhum de seus componentes causa irritação na pele ou nos olhos do bebê.

Crosta láctea  e enxágue do couro cabeludo

A lavagem do couro cabeludo dos bebês não é necessária. Por isso, ela é recomendada apenas duas vezes por semana no máximo. É importante usar um xampu hipoalergênico e fazer massagens suaves ao enxaguar.

Para bebês que tiverem crosta láctea, o cabelo e o couro cabeludo podem ser escovados suavemente. O uso de esponjas não é recomendado, pois causam lesões na delicada pele do bebê.

 

Mãe lavando o cabelo do bebê no banho.

Cuidados com o cordão umbilical durante o banho

De acordo com American Academy of Pediatrics, no banho devem ser usados panos úmidos, sem mergulhar o bebê na água, até que o cordão caia completamente. Dessa forma, é possível manter o cordão seco o suficiente para evitar infecções.

Embora seja uma opção para os primeiros dias de vida, o banho completo não é proibido se o bebê ficar muito sujo.

É importante evitar produtos de higiene que contenham surfactantes, pois, além de removerem a sujeira, eles podem danificar a pele e causar irritações.

Temperatura ideal da água

A pele dos bebês é delicada e sensível a vários fatores externos. Portanto, a temperatura adequada da água deve estar entre 34 e 37 graus Celsius. Valores menores do que esses podem causar resfriamento e os maiores, queimaduras indesejáveis.

Recomenda-se medir a temperatura da água antes de colocar o bebê, pois as lesões térmicas podem acontecer com apenas alguns segundos de contato.

Duração do banho

A pele do bebê durante o banho fica mais vulnerável às agressões ambientais, como calor, frio ou contato com produtos químicos.

Como a barreira da pele do bebê é imatura, são recomendados banhos curtos. O ideal é que demorem no máximo 5 minutos, retomando em seguida o contato direto com os pais.

A pele do bebê durante o primeiro banho e sua função sensorial

A hora do banho facilita o vínculo entre o bebê e seus cuidadores. Por sua vez, contribui para o desenvolvimento de diferentes experiências sensitivas e emocionais que são muito importantes para o recém-nascido.

É comum que no começo os pais fiquem um pouco nervosos, devido à falta de experiência ao manusear o bebê na água. No entanto, tomando todas as precauções adequadas, o banho se tornará uma rotina agradável para todos.

Pode interessar a você...
Acessórios de banho para bebês que vão facilitar a sua vida
Sou MamãeLeia em Sou Mamãe
Acessórios de banho para bebês que vão facilitar a sua vida

Vamos apresentar alguns acessórios de banho para bebês que vão facilitar a sua vida. Você já tem todos da lista? Confira as nossas dicas.



  • da Cunha ML, Procianoy RS. Effect of bathing on skin flora of preterm newborns. J Perinatol. 2005 Jun;25(6):375-9. doi: 10.1038/sj.jp.7211332. PMID: 15858603.
  • Lund C, Kuller J, Durand DJ. Baby’s first bath: Changes in skin barrier function after bathing full-term newborns with water vs liquid baby cleanser. Pediatr Dermatol. 2020 Jan;37(1):115-119. doi: 10.1111/pde.14037. Epub 2019 Nov 5. PMID: 31691352.
  • Sarkar R, Basu S, Agrawal RK, Gupta P. Skin care for the newborn. Indian Pediatr. 2010 Jul;47(7):593-8. doi: 10.1007/s13312-010-0132-0. PMID: 20683112.